segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ROTINHA DA PONCHA/RUI LUCAS/NORTON

REPONDO PARA RECORDAR O AMIGO!

 
Mais ou menos assim começou a “estória da “ROTINHA DA PONCHA/RUI LUCAS/NORTON!
Rui Lucas e família foram para a Madeira…



Carlos Viana: uma poncha?
Estou a ver uma tri-poncha…
Aminhapele: tens toda a razão meu querido amigo.
Fruto da minha nabice nestas coisas e de editar num formato e ver noutro…
Esta poncha vale por três!
Olinda: já ía uma poncha
Carlos Viana: Estou tramado contigo!
A tripla-poncha, pôs-me a ver a dobrar duas das fotos!
Aminhapele: não te ponhas a jeito para uma porrada!
Carlos Viana: Estou mesmo lixado!
Já bebi água das pedras e vejo tudo a dobrar.
O Rui Lucas ameaça-me com porrada!
Vamos a isso!
Aminhapele: 6ª feira dia 29, até podemos jogar ás três tabelas…
Por mim tudo bem, na 6ª feira prometo levar PONCHA!
Carlos Viana: Desafio aceite. Falta marcar hora e local do encontro!
Aminhapele: O Samambaia é neutro. Lá estarei com a minha “mólha” e maila a PONCHA!
Olinda: amanhã lá estaremos para reclamar e beber uma PONCHA!
Aminhapele: Lá estaremos mais a PONCHA DO POISO…
Cota 13: o tipo de vida artística de momento que frequento não me permite
estar presente! Bebam com moderação!
aminhapele: a Olinda marcará a hora do encontro…
Castelão: então o ADM nem serve para árbitro?
Carlos Viana: aceito a hora marcada pela Olinda e aceito também o árbitro!
Concentração no Samambaia…rumo ao local da peleja: restaurante Norton!
Quito: está-se aqui a armar uma caldeirada-bacalhoada a murro!!!!
Rui Felício: eu só vou para jogar bilhar ás 3 tabelas.
Já estou a pôr giz no taco…
Aminhapele: Óbviamente o Castelão e a Celeste não podem faltar e serão a
a autoridade máxima!
E venham mais: levo PONCHA para todos!
E assim se passou em alegre convívio no restaurante Norton “esta anunciada peleja”
Depois de paga a “astronómica conta” tocou a dispersar
Para além da PONCHA estiveram como intérpretes:
Rui Lucas, Rosa Lucas, Carlos Viana, Olga, Rafael e Celeste Maria, Abílio e Zeca, São e Quito, Olinda, Jorge Carvalho.
Ao encerramento presidiu o BIG JOHN!




marcadores: PONCHA, Rui Lucas

15 comentários:

  1. Rosa e Rui a vossa iniciativa proporcionou-nos um almoço mui familiar e agradável com a prometida Poncha...
    Reencontrar a Rosa Maria foi uma enorme alegria...desenvencilhámos a língua como
    outrora faziamos!!!
    O teu humor fino perdura...por favor,aparece
    mais vezes!
    Beijo para todos os convivas.

    ResponderEliminar
  2. Esta rota foi curta. Do Samambaia ao Norton, foi um pulinho. O Rui Lucas disse e cumpriu. Apareceu com a garrafita de poncha debaixo do braço. E em Verdade Vos digo, que era bem mais macia do que aquela pedrada que bebi na Madeira.
    Foi um almoço muito agradável, onde reinou a amizade entre este grupo de amigos. A todos envio uma saudação amiga.Em especial, ao Jorge Carvalho. Que prazer foi tê-lo de novo à mesa, com a esta malta de bairradinos !!!.
    O bacalhau estava muito bom, mas há quem se "péle" por um bife com batatas fritas e ovo a cavalo. São as recordações de infância. Pessoalmente também gosto. Mas hoje foi o bacalhau o Rei e Senhor ...

    ResponderEliminar
  3. Acreditem, há uma semana que não almoço em casa!!!

    Perdoem a comparação:
    o Encontro foi o " tremor de terra" e, posteriormente, têm sido as réplicas.

    Mas...as marcas são tão positivas!

    ResponderEliminar
  4. Ainda que mal pareça!
    Então o nosso romancista, pastor e poeta, de sua alcunha Quito, já abandonou os campos salgueirais da Beira Baixa e agora não que outra vida senão andar na cidade dos Doutores a encharcar-se em poncha, vinho tinto e branco, comezainas e etc, etc?
    Depois dizem que o País está de rastos!
    E reparei que o mesmo dito cujo, agora deve ter frequentado algum cursilho de cristandade, que até já vai parafraseando Jesus Cristo, como se comprova pela frase acima por ele escrita:
    - E em Verdade Vos Digo...

    Claro, Apóstolos para lhe seguirem as pisadas não lhe faltam, como se vê pelas gravuras juntas. E nem vinho ( Poncha ) que o Rui LUcas trouxe para a celebração da eucaristia.

    ResponderEliminar
  5. Discordo Celeste!
    O GEG foi o tremor de terra, mas o que se passou a seguir não são apenas réplicas. Associado a elas hoje, pelos vistos houve um tsunami rarissimo: de poncha!

    ResponderEliminar
  6. Gratos,queridos amigos,por esta tarde bem passada.
    Vamos tentar repeti-la
    Um abraço a todos.
    Rosa Maria e Rui Lucas

    ResponderEliminar
  7. Caro Rui Felício:não houve tsunami...
    Só bebi um copo a mais,pelo Tonito!
    Na próxima,espero ter o prazer de te conhecer.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. EM VERDADE TE DIGO, meu caro Felício, que em linguagem militar, há mais de uma semana que ando "desenfiado".Precisava de 3 fiadas de dentes como os crocodilos, para dar conta de tanto repasto.É o drama deste país. O Teixeira dos Santos exige ao pagode que seja comedido e estes gajos cada vez comem mais. Amanhã, lá vou de riquitó para Benfica do Ribatejo para mais uma acção pastoral de gastronomia. Com as inundações naquela zona, já providenciei um motor fora - de - borda no carro...

    ResponderEliminar
  9. Como se pode perceber pela introdução de Dom Rafael, este Encontro bem real começou por uma conversa virtual.
    Eu não estava com o Rui Lucas há uns bons pares de anos. Não estava com a Rosa Maria há umas boas dezenas de anos.
    Foi bom, muito bom, que a pretexto de se provar uma "poncha", tivéssemos travado esta dura "disputa" em volta do chamado "fiel amigo".
    E também foi bom, muito bom, ter connosco outros amigos.
    Resumindo, foi uma bela jornada de luta.
    Venham mais.
    Para todos, o meu abraço.

    ResponderEliminar
  10. A única nota negativa deste Encontro foi a reclamação insistente do Quito ao perceber o montante da dívida...
    Tive de lhe "puxar a orelha" para que o dono do restaurante não se apercebesse que nós tínhamos achado que o almocinho tinha sido barato.
    Este Quito tem cada uma !...

    Para ele e para a São, um abraço especial.

    ResponderEliminar
  11. Com simplicidade...mas muita autenticidade na amizade!

    ResponderEliminar
  12. O quê, mais um almoço? Mas como é possível "albergarem" tanta comida, nessas figuras esbeltas, que todos aparentamos!!!! Parece-me que "ouvi" falar em Poncha!!!!!Ora falando de Poncha, lembra-me a Madeira e na minha mente forma-se uma sucessão de imagens, que me leva a pensar nas bananas e que automaticamente me transporta a um bananal, onde por mero acaso se encontra um "bananeiro"!!!! Tive um arrepio, não sei se de prazer, se de enjoo.....Fiquei empanturrada....não, não quero mais "fruta".......Um abraço, para todos aqueles que me acompanham, nesta minha divagação.

    ResponderEliminar
  13. Meu Caro Rui Lucas
    Também eu espero conhecer-te pessoalmente em breve.
    Quando disse que houve um tsunami de poncha obviamente não me referia a ti, que sei que és uma pessoa regrada.
    Já não ponho as mãos no lume quanto aos restantes convivas. Não lhes cito os nomes por uma questão de decoro, mas conheço-os bem e sei do que são capazes...

    ResponderEliminar
  14. Levei para casa o restinho da Poncha...
    Que bom rever um encontro tão desejado pelos amigos,Rui e Rosa Maria!

    ResponderEliminar