quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

AINDA A NEVE ...

Uma ponte de comboio, entre duas alvas margens da Eternidade ...
Ainda estou a saborear os muitos comentários de ontem. Não porque o Administrador do blogue me ponha uma coroa de glória na cabeça. Mas pelo facto de tantos de nós termos comunicado uns com os outros. Não pude, porém, deixar de reter um comentário do meu amigo Carlos Viana. Na sua apreciação, para lá das simpáticas palavras que amavelmente sempre dirige a este desterrado, não deixou de “insinuar” -, de uma forma velada - o facto dos comentários a partir de certa altura, terem tomado um rumo diferente, “desvirtuando”, talvez, a “melancolia” do texto. Mas, também eu, autor do dito, brinquei, e, diga-se de passagem, grande gozo me deu. Como satisfação tive, ao ler o primeiro comentário do Paulo Moura ( hoje tem que ser assim). Este amigo, que só conheci no dia que me entrou em Coimbra, casa adentro, com mais um extenso grupo de folgazões, sentiu-se “traído” nas suas emoções, quando uma simples fotografia, lhe deu o cheiro das suas raízes e da sua vertente de docente universitário neste Interior profundo. Julgo, que foi dos poucos comentários que fez neste blogue sem ser de carácter jocoso, e aquele “bem-hajas” que me dirigiu, reforçou a simpatia e a consideração que me merece. Eu que, curiosamente, nasci na freguesia de São Martinho do Bispo e na igreja da lá fui baptizado. Não querendo abusar de Vossa paciência, gostaria ainda de vos transmitir um pedido: tenho verificado – tal como o meu e nosso amigo Rui Felício, também assíduo colaborador do blogue – da qualidade de muito dos comentários feitos. Do Paulo Moura, sabe-se agora que até colaborou numa revista desta região, e, como tal, até poderia dar uma colaboração com os seus escritos, para além do ” Guidage” de que já fez eco. Também o Carlos Viana, que tem o dom da escrita. E o quotidiano de Nova York que o Leitão tão bem conhece! O Alfredo que, tendo corrido mundo, muitos e interessantes episódios terá para contar. Também me dei conta que a Teresa Lousada, no meio dos seus comentários jocosos ou não, tem grande desembaraço na sua forma de comunicar. Celeste Maria, também estou a olhar para Ti! A Olinda Rafael, tem vindo a brindar-nos com “vídeos” sempre criteriosamente escolhidos. Do Rui Pato não falo, pois é hábito, ciclicamente, aparecer, sempre com assuntos de interesse. E tu Abílio, que até tens obra publicada ! De reaçar a bela colaboração que o Chico Torreira, lá do Canadá, vai dando com assiduidade. O os nossos amigos "franceses" Falcão e BobbyZé ! O Rui Lucas ...e os outros !O Fernando Rafael, homem de projectos e paixões, amigo do seu amigo, que um dia nos juntou a todos, bem merece que ajudemos o blogue a crescer. Numa opinião muito pessoal, entendo que o blogue está vivo e interessante. Saibamos cuida-lo. Saibamos merecê-lo.
Um abraço a todos
Q.P.

19 comentários:

  1. Pois... e eu que vá a uma consulta ao ginecologista (uma espécie de volta ao bilhar grande)!
    Como dizia o Calimero, com a casca de ovo na cabeça: "É uma injustiça, ah, pois é!"

    ResponderEliminar
  2. "Uma ponte de comboio, entre duas alvas margens da Eternidade ..." é o título da fotografia que acompanha o calor(e sem lareira, presuntos e/ou quejandos) do comentário do Quito. Mas o que eu li(sinto) é a forte construção de "uma ponte de Amizade entre os intervenientes e visitantes deste grande BAIRRO que é o vosso/nosso Blog, que em boa hora o nosso RAFA criou!
    Linda "Charamela" não é?

    ResponderEliminar
  3. Quando referi o "todos", foi na eventualidade de esquecer alguém. O "nosso" Tonito, muito tem colaborado !!! Mas anda triste porque a "foge" pifou. Mas não falta artilharia lá em casa, para continuar a dar o seu valioso contributo ...
    Ao amigo Carlos Carvalho, envio um abraço, destacado elemento dos Forcados Amadores de Colmar ...

    ResponderEliminar
  4. O Quito traduziu na perfeição aquilo que também penso. Os textos, as composições fotográficas, os comentários, ajudam a cimentar o conhecimento e o relacionamento mútuos, sem abdicarmos das nossas diversidades de pensamento sobre todas e cada uma das coisas.
    Para não me alongar, assino, coloco o lacre e o sinete, como chancela do que por ele foi dito.

    ResponderEliminar
  5. Nem vou perguntar o que é o sinete, pois deixo isso para a São Rosas.
    Quanto a mim, só posso dizer que tenho orgulho de ter-vos como amigos. Como digo repetidamente ao Casalitolindo, sinto-me um filho adoptivo do Bairro. Convosco, sinto-me em casa.
    Bem hajam!

    ResponderEliminar
  6. Tá bem tá ... sou "apreciada" pelos vídeos!!!
    Espera,espera que eu te digo,meu desterrado!...
    Amigos nevados pelo Quito ... e assim a neve dá azo a lindos encontros neste terreno bloguista,pertença de nós todos e do Conselho de Opinião..."orgão" consultivo...Não é Sãozita?

    ResponderEliminar
  7. Olinda,
    Nem tudo pode ser dito num texto curto.

    O Quito aludiu aos vídeos mas ele sabe e nós todos sabemos que os teus méritos, a tua simpatia, a tua colaboração, a tua coerência de princípios, ultrapassam em muito os "videos"...

    ResponderEliminar
  8. Olindita
    Pelos videos e não só, minha bem disposta amiga...
    Um furacão de alegria de viver ...
    Ás 9 da matina estava aqui tanto frio que me ia derretendo. Lá ficava o Senhor Administrador sem o seu correspondente na Beira Baixa ...

    ResponderEliminar
  9. Palavras sábias, estas do Quito!
    Ele diz estar a olhar para mim.
    Mau,mau...

    É de justiça salientar que a Olinda assegura bem "o barco" quando o irmão se ausenta, mantendo a chama acesa.
    O trabalho de bastidor tem de ser reconhecido.

    Uma delícia, a comparação entre um desterrado de São Martinho a residir na Serra e um Serrano, desterrado em São Martinho!Bem observado!
    As duas margens!!!

    Os colaboradores são muito bons.
    Os visitantes, são muitos!
    Prossigamos alegremente, pois aqui não há crise que chegue.

    ResponderEliminar
  10. Oh meu amigo Quito!!!?
    A "derreter" com frio!? Na acredito! Com esse calor humano que transmites...!!!?
    Grande abraço...e coloca lá mais uma "cavaca" na lareira.

    ResponderEliminar
  11. Este Quito tem cá uma ténica*. Eu que estou nas imediações do Polo Norte até fiquei admirado como uma pessoa ao frio, derretia! Até já estava para escrever que era melhor ir consultar a farmaceutica da terra. Pelo sim e pelo não, fui ver a temperatura em Castelo Branco e ... ai que isso com a São Rosas deve estar adiantado... O Rui Felício que ponha as barbas de molho.
    * Nem fui ver se "ténica" faz parte do novo acordo ou não. Nos tempos que correm, uma pessoa aproveita tudo.

    ResponderEliminar
  12. Uma foto de ALTO GABARITO.
    Sobre o resto fora de serie.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  13. Dom Rafael,
    Isto cheira-me a bajulação. Voto contra!
    Sim, sim, eu sei. Não tenho direito a voto... só a opinião...
    O que não é nada mau, temos de convir!

    Abraço forte a todos os Amigos que por aqui me têm proporcionado muitas horas de prazer e de convívio salutar.

    ResponderEliminar
  14. Ó Quito ainda não tive tempo para me debruçar com o cuidado devido sobre este nevão que caíu aqui!
    Peguei demasiado tarde no blog, os compromissos são esmasiados...hoje fui assistir a um concerto fabuloso no Auditório do Conservatório de Música pelo Orfeon ALMA DE COIMBRA sob a direcção de Augusto Mesquita.
    Muito, muito bom!
    Acabou tarde!
    Vou acamar!

    ResponderEliminar
  15. Meu caro Quito.
    Este teu texto fiquei encantado com ele e sobretudo dos comentários giros que os nossos amigos fizeram."Nossos" pois é sou um deles com muito gosto e triste ao mesmo tempo de não poder colaborar assiduamente para valorizar este magnifico Blog,mas se repararem as horas que faço os meus comentários 80% são sempre a esta hora,tambem há-de chegar o tempo que vou ter disponibilidade para tudo e para estar mais junto de vós não só na escrita mas fisicamente.
    Para muitos até amanhã
    Abraços

    ResponderEliminar
  16. Pois malta estou, a derreter-me de frio. Isso mesmo !!! Acreditem que um tipo não se derrete só de calor !!! Vocês nem imaginam o "taréu" que está aqui ! O Chico Torreira é que se está a rir. Porque 3 graus negativos lá na zona dele, é verão escaldante ... heheheh ...

    ResponderEliminar
  17. Enquanto ía atravessando a ponte fui lendo com atenção este texto do Quito!Tive que parar 1º apeadeiro da leitura, pois tropeçando no desalento do Quito perante uma insinuação do Carlos Viana que teria feito uma "insinuação" de uma forma velada, para analisar esse comentário!
    Puxei para baixo "O Carlos Viana disse"!Realmente! então isso é expressão que se use neste blog?Bajulação!?!?!?
    Que eu tenha conhecimento o representanta do blog na Beira Baixa não está á espera de ver as ajudas de custo aumentadas!
    Retomemos a marcha!
    Em contraponto a enorme alegria pelo comentário do Paulo Moura(que eu sinceramente não encontro), a não ser que esteja a confundir com a São Rosas!
    O Paulo Moura que eu clinicamente nada tenho a ver com ele(só trato de ginecologia), não fazia este tipo de comentário!
    Trata de assuntos mais "elevados" de acordo com o estatuto da docência que exerceu na Universidade da Beira interior!
    Só tu meu bucólico desterrado para utilizares a expressão BEM-Haja, exactamente a mesma que a São Rosas aprendeu na escola primária de Caria!
    Parecem duas almas gémeas!
    Mas as parcenças bucólicas não ficam por aqui!
    Atão não é que nos dias de hoje estão ligados á mesma freguesia de São Martinho do Bispo?

    A seguir o que escreve é por conta própria!
    Limito-me a dizer que agradeço a colaboração de todos estes amigos e de outros que apareçam!
    O blog é de todos nós!
    Eu contribuo com a minha disponibildade para ir publicando o que me fôr possivel e que entenda que tem algum interesse!
    Como também sou de um a freguesia Rural -São Miguel Penela--BEM-HAJAM!

    ResponderEliminar
  18. Às 21horas.
    17/12/2010
    Temp: -8C
    Vento: 9Kms
    Temp. Éolica: -13C
    Ui, a minha filha está a chegar. Deve vir fresquinha.

    ResponderEliminar
  19. Quito
    Só ontem à noite me lembrei que uma pessoa levando os ombros para trás sem esforço e depois deixá-los cair mas mesmo cair também sem esforço, é uma boa técnica contra o frio. Desculpa de o não ter dito hà mais tempo.

    ResponderEliminar