segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ÓH MAR SALGADO ...

"... óh mar salgado ..."
Sábado, 5 de Fevereiro, pelas 15 horas, o mar revolto e em fúria da Praia do Guincho, proporcionava, ao veraneante, momentos de rara beleza. Como este, aqui captado pela objectiva da São Vaz. Por acaso, nem eu, nem o Rui Felício, estávamos presentes. Tinhamos ido "surfar".O Rui - é público - é um exímio e conhecido praticante da modalidade, e quando o mar está " flat" e o vento de feição, consegue ir da Ericeira à Torre de Belém, em cima da prancha, com os braços abertos, num perfeito equilibrio deslizante. Eu, que sou de mais baixa estatura, tenho mais apetência para furar as ondas, de olhos arregalados de terror e a berrar em plenos pulmões ... socooorrooo ... help me ...acudam-me ...
Q.P

33 comentários:

  1. Dizes bem, amigo Quito! Às vezes quando passo debaixo da ponte em cima da prancha até me confundem com o Cristo Rei, de braços abertos e em equilibrio deslizante.

    O que não vos perdoo é terem estado no Guincho este sábado e não terem dito nada. Tê-los-ia convidado para uma surfada no Tromba Rija à volta de uma mariscada e de umas garrafas de verde...

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui
    Há mais marés que marinheiros. Como sabes o Gonçalo está por aí, e os repastos no Guincho terão seguimento. Espero. Agora, quero pedir-te, encarecidamente, que não comentes aquele triste episódio de termos ido, ambos, em correria e aflição, empenhar as barbatanas a um prestamista da Rua da Prata, por uma dramática e pessoal falta de liqudez de tesouraria. São assuntos muito delicados, entendes ...

    ResponderEliminar
  3. eu help you...always! I surf too...
    No Tromba Rija é que "morfava" como il faut!

    ResponderEliminar
  4. Eu confirmo, já vi o Rui em cima da prancha de braços abertos no meio das ondas... o nadador salvador estava a ver e resgatou-o com facilidade!
    As miúdas que estavam na praia queriam todas fazer respiração boca-a-boca, mas o nadador salvador não deixou!...Já se preparava para ser ele a fazer-lha... aí o Rui ficou logo bom!

    ResponderEliminar
  5. É assim que se sabe das traições. Vocês nunca me enganaram. O meu Manel é que, como é muito inocente nestas coisas de amor, acraditou no amor "louco" do quito.
    O que vale é que eu e a São somos muito espertinha e enquanto a S~so fotografa estas traições eu faço flashshshshsh!
    Um beijo para os três e obrigada pela linda foto.
    Beijocas para a Olindinha que espero já possa correr atrás do Rui para ir ao Tromba Rija

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Eu sei que é verdade verdadinha que o Rui vai da Ericeira até à Torre de Belém, em perfeito equilibrio deslizante, na sua nova prancha a motor...é assim, que eu sei...quanto ao Quito continua a praticar nos lugares que ele sabe como ninguém que não há falhas, com os pés debaixo da mesa.
    No domingo passado foi mais um dia de boas práticas, em que surfámos em conjunto um cozido que até estava muito bom, digo-o eu que até nem sou apreciador, no Restaurante do novo Hotel Vila Galé em Coimbra.
    Abílio

    Nota: Se continuamaos a surfar assim, ainda vamos todos pôr as barbatanas no prego.

    ResponderEliminar
  8. Linda a fotografia, de um mar bem revolto!
    Só não vi os surfistas?!
    A São ignorou-os e deixou-os a surfar na imaginação...Garganta!!!

    ResponderEliminar
  9. Pois Abilio, com a melodia de um "cozido à portuguesa" por 10 euros, arrotámos 20 por cabeça ...
    Quanto aos sórdidos ataques que são dirigidos a mim a ao Felício, deixós falar.É só inveja da nossa "ganda categoria" a deslizar na crista das ondas ...

    ResponderEliminar
  10. No Vila Galé de Coimbra, só lá tomei o pequeno almoço, de uma vez que lá fiquei hospedado.

    Quanto ao prestamista da Rua da Prata, quer informar o Quito que já lá fui resgatar as barbatanas. As minhas, 44, as dele 39...

    E empenhei a prancha a motor de que fala o Abílio. Nos tempos que correm, ao preço que está a gasolina, de pouco me servia...

    ResponderEliminar
  11. Rui, quero agradecer-te , PENHORADAMENTE, o teres resgatado as minhas barbatanas.
    Como nunca mais disseste nada, pensei que te tinhas afogado ...

    ResponderEliminar
  12. Este é um dos casos em que a palavra "penhoradamente" se aplica, literalmente, com toda a propriedade...

    ResponderEliminar
  13. Quanto à nossa perfomance nas águas oceânicas, que o Quito refere e bem, devo dizer que ainda ontem "fiz dois tubos". O tempo estava bom, as ondas adequadas ao surf e a esplanada óptima...

    ResponderEliminar
  14. Com essas qualidades todas até nem precisam de irem a um prestamista. Vão pescando no caminho e quando "derem" à praia leiloam o peixe. É só juntar o útil ao agradável.
    A fotografia é que está muito boa. A água revoltada antes da onda com o sol batido, até faz barulho. Vai uns tempos para fundo do ecran. Uma maravilha.

    ResponderEliminar
  15. Estes meninos, Rui e Quito, são muito bons a sonhar, seja lá com o que for ! mas até para ter a vossa imaginação é preciso mérito, davam uns belíssimos romancistas, mas é melhor não, para terem todo o tempo livre para nos continuarem a deliciar.
    Cá por mim,o máximo que consigo é fechar os olhos e imaginar dois bons amigos a pensarem que têm 20 anos e a deslizar.... catrapuz dentro das ondas!

    ResponderEliminar
  16. Quem ainda não apareceu por aqui foi o Senhor Administrador. É mais para os desportos de rio.Há dias, convenceu-se que o Mondego passava em Penela, e pôs-se a remar furiosamente contra a corrente, e quando deu por ela estava encalhado no alto da Serra Estrela ...

    ResponderEliminar
  17. Pois é, são una sonhadores mas a mim não me enganam!
    Não acredito que o Felício seja capaz de surfar de braços abertos, tipo Cristo Rei.
    Ele, tal como Camões salvou "Os Lusíadas", teria de segurar numa das mãos o seu último "linguado", acabadinho de ser escrito.
    Quanto ao Quito, nunca pediria socorro. Punha-se a boiar, de barriguinha virada para o céu, e a imaginar o novo conto que aqui nos haveria de trazer.

    Pois é... a mim não me enganam.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. ... e o Bianinha também leva pra tabaco. Queria ir ao Porto de "barco - a - remos" pela auto-estrada, a Olga é que lhe tirou essa ideia bizarra da cabeça ...

    ResponderEliminar
  19. Uma foto e 8 linhas...e ó que prá qui vai!!!!
    E tudo isto porque o Casal Quito/São, a caminho de Coimbra se engaram num cruzamento e em vez de virar para Coimbra...meteram-se na auto estrada para Lisboa....
    Claro que isto só aconteceu porque a São exactamente naquele momento passou pelas brasas não dando a indicação do costume: cuidado Quito agora é para a direita!
    Mas há enganos que vêm por bem!
    E também porque a "objectiva" razão da São não era apenas para objectivar o mar revolto...mas sim uma visitinha ao filho!
    O Quito lá sarfou mais estas linhas e fez deslizar o Rui numa prancha por sobre as ondas...só que o Rui em questão de pranchas é mais apreciador de outras pranchas, mesmo que não deslizem… ou ainda de outras como-Prancha de Marisco. (Sapateira, Lagosta, Navalheiras, Camarão Cozido, Amêijoa à Bulhão Pato, Berbigão à Espanhola, Percebes, Búzios, Burriés) ...
    Mas deu para chegarem Felizes e contentes a Coimbra e no domingo, também com águas revoltas, desta vez do Mondego, objectivaram um cozido à portuguesa…(pelo preço da chuva miudinha…mas que á saída virou chuva da grossa!)
    Com digestão no Cidade de Coimbra, não foi Quito?

    ResponderEliminar
  20. Rafael
    Ainda bem que não puseste lá os pés !!! Até me senti mal. Aquilo só à vassourada !!!!

    ResponderEliminar
  21. os pés aonde...na prancha?
    No cozido não te lembras de me lá ver?
    Só se foi no Cidade de Coimbra!

    ResponderEliminar
  22. O Carlos, de seu nome Biana, é um céptico...
    E agora também meu rival na disputa amorosa que travamos pela São Rosas.
    Não acredita em nada do que lhe dizem, desde que isso sejam elogios às minhas capacidades, porque, como diz o povo, "ao rival não dês merecimento nem do amigo desmereças".

    Um dia destes, hei-de pedir ao Tonito para vir à Ericeira tirar-me uma fotografia a surfar para depois lhe tirar as dúvidas.

    Ainda há bem pouco tempo, na praia do Lizandro, ouvi uns rapazolas a dizerem:

    - Vai ali um navio a vapor daqueles antigos!

    Era eu empoleirado na prancha a galgar as ondas com o cigarro a fumegar entre os queixos...

    ResponderEliminar
  23. E por falar em fotografias.
    Parabéns à São Vaz pela qualidade da fotografia que proporcionou este post ao Quito.

    ResponderEliminar
  24. ´Com a pressa, esqueci-me de comentar o linguado a que o Biana, de seu nome Carlos, também se referiu.

    É que, linguado é iguaria de que não prescindo, mas não é na mão que o saboreio...

    ResponderEliminar
  25. Rafael
    Claro que foi no Cidade de Coimbra!!!Irra, pá, não conseguem segurar um resultado 5 minutos !!!
    Levámos um banho de futabol dos gajos. E o arbitro, ao que parece, foi nosso amigo !!!
    Rui
    Aquela do barco a vapor fêz-me rir com vontade ...

    ResponderEliminar
  26. Se duvidas houvesse sobre o cepticismo do Carlos Viana, comparem-se os comentários dos crédulos Alfredo Moreirinhas e Quito. Esses sim, sabem o que valho em termos surfisticos...

    ResponderEliminar
  27. Rui
    Esta postagem,só veio confirmar que estamos rodeados de cépticos.Assim, para acabar com as tenebrosas dúvidas, proponho-te, à semelhança de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que façamos a ligação de Portugal ao o Brasil. Não de avião, mas de jangada ou prancha à vela ...

    ResponderEliminar
  28. Parabéns,São pela bela fotografia!
    Deixa-os sonhar com pranchas,surfs,Gago Coutinho
    e Sacadura Cabral...mas traz-nos a tua arte porque esta é verdadeira!
    Ora a vossa conversa até está com muita piada,rapazes...já me ri com vontade.

    ResponderEliminar
  29. Foto de Nível.
    Os comentários são de ir às lágrimas.
    Um Abraço SÃO.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  30. TERESA LOUSADA DE MENESESfevereiro 08, 2011 5:12 da tarde

    Só estes pseudosurfistas me podiam fazer rir!
    É hilariante esta estória e respectivos comentários, ainda mais, quando com um pouco de imaginação tento visualizar os meus amigos Quito e Rui à beira mar, envergando os coleantes fatos de surf, com a tábua debaixo do braço avançando corajosamenteem direção às excelsas ondas, depois de várias tentativas falhadas para se manterem em pé,em cima das mesmas. Ah! Ah! Ah, farto-me de rir!!!
    A idade não perdoa meus queridos, e isto de "equilibrio" com o passar do tempo, vai-se tornando difícil e então o manter-se em pé..aí é que tem muito que se diga!!!!
    Achei engraçadíssimos todos os comentários e a artística foto da São com as ondas em todo o seu esplendor, foi o mote para este bate-papo tão saudável!!!!
    Beijo aos actores principais....

    ResponderEliminar
  31. Só para os actores principais?
    Oh Teresinha, então e eu? Fico a ver passar os surfistas, não é verdade?
    Nunca esperei isso de ti!
    Olha, apesar de tudo, um beijo para ti.

    ResponderEliminar
  32. Olha Teresita, sabes o que te digo? ...o melhor é beijocares também os outros actores, senão tás feita ao bife ...
    Grande caldeirada arranjei no blogue !!!
    Qualquer dia tenho uma acção de despejo ...

    ResponderEliminar