quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

NOTÍCIAS DE COIMBRA



CASA DE CHÁ aquece corações no Jardim da Sereia!
APPACDM promete conquistar Coimbra com este espaço especial de “inclusão de pessoas diferentes”, que é um regalo para os olhos e para o estômago.
……………………………………………..
Os encantos não faltam neste novo espaço que, numa parceria entre a Câmara Municipal(CMC) e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental(APPACDM), recupera os velhos edifícios dos sanitários e da Casa do Guarda do Jardim da Sereia e os transforma num espaço aconchegante para os sentidos e também para o coração…
Uma casa onde se valoriza a inclusão e se desvalorizam os “Padrões de normalidade”, que cada um de nós aceita levianamente!







Texto: enxerto da notícia no DC.

8 comentários:

  1. A Sereia era no meu tempo do Liceu D. João III o meu local de peregrinação diária e de correrias com as partidas que pregávamos ao "espada de lata" que, em permanente vigilância, fazia daquele jardim um local seguro.
    Acabaram com a Guarda da Sereia e aquele espaço tornou-se inseguro e objecto de vandalismo gratuito.
    A casa da guarda que se encontrava em ruínas foi agora recuperada e nela construído este Salão de Chá.
    Aguarda-se e deseja-se que a inauguração deste Salão de Chá, contribua para revitalizar a Sereia e devolvê-la de novo à cidade como espaço seguro e tranquilo de lazer.
    Abílio

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia este espaço.Oportuna postagem do Fernando Rafael. Para mais, pelos motivos invocados. Sexta à noite, antes do "Gil Vicente", temos que lá ir "molhar o bico "...

    ResponderEliminar
  3. Vamos vêr o que vai dár.
    A zona é de guerra, espero que corra tudo bem.
    Vigilância 24 Horas dia ?
    Tonito.

    ResponderEliminar
  4. É com tristeza e com espanto que deduzo dos comentários aqui feitos que o Jardim da Sereia se terá tornado num espaço perigoso. É o mal destes tempos!
    Tal como disse o Abílio, são muitos os momentos que guardo nas minhas boas recordações juvenis, quando por ali passeava ou, em bando de jovens, percorria aquele belo espaço verde, em loucas e despreocupadas correrias, depois da saida das aulas do D. João III ou do D. João de Castro.

    Felizmente, se deu uso agora aos edificios da entrada, para um convivio calmo das pessoas de bem.
    Espero que esse uso potencie o desaparecimento dos vândalos que dizem ter tomado conta do Jardim.

    ResponderEliminar
  5. Boa iniciativa da APPACDM!
    Que consiga os seus objectivos e todos devemos
    contribuir para isso...

    ResponderEliminar
  6. Ainda há pouco tempo numa reunião da Cãmara foi discutida por proposta da Vereadora da Cultura-ou talvez outro vereador- a possibilidade de se vedar a Sereia, que levaria portões para ter um horário de abertura e encerramento.
    Fundamentava-se a proposta com o facto de se verificarem vários actos de vandalismo e da frequência por marginais serem também frequentes...e não só....(sabem do que falo)
    Pelos vistos e porque a proposta não colheu grandes apoios nada avançou!
    Agora e a propósito da inauguração da Casa de Chá li que também é propósito da Cãmara utilizar os dois torreões da entrada da Sereia para mini bibliotecas ou coisa parecida e ainda outras acções de modo a dar mais vida aos Jardins da Sereia!
    No entanto, penso eu, que os problemas da Sereia não são tanto nesta zona mas sim na parte de cima, mais escondida e mais perigosa!
    Mas a casa de chá é um bom começo para a tornar mais bem frequentada!
    É preciso é que seja frequentada...ganha a Sereia e ganha a APPCDM, que bem merece
    Façam lá uma visitinha!
    Numa das fotos vejam se conhecem a "senhora do casaco branco"!

    ResponderEliminar
  7. Excelente iniciativa. Recuperaram dois edifícios e deram-lhe um fim louvável. Lebro-me muito bem da Sereia assim como das correrias e outras brincadeiras. Também não me esqueceu a leveza da água da sua fonte que dei a conhecer à minha mulher e à minha filha. Já nessa altura havia fortes problemas pois tinham cortado as árvores ao lado da fonte e os arbustos à volta do lago que envolviam os bancos. Passei lá bons tempos quando andei no D. João de Castro.

    ResponderEliminar
  8. para quem estiver( e deve estar) interessado aqui vai o horário:
    abre ás 11H00 e encerra ás 19H00.
    Ao Domingo não está aberto.

    ResponderEliminar