domingo, 15 de abril de 2012

SABORES DE CABO VERDE ...

Contemplando o Mindelo ...

17 comentários:

  1. Esta fotografia, foi tirada aquando da visita do Coral Polifónico de Coimbra a Cabo Verde. Trata-se de uma panorâmica da cidade, onde apetece voltar, pela cordialidade das suas gentes.
    Ao fundo, uma cordilheira montanhosa e no lado superior direito da foto, esfumada, hão-de reparar que a montanha parece o perfil da cara de um homem deitado. Por isso se chama o "monte cara" ...
    Apenas uma referência ao Polifónico que ontem completou 40 anos de existência, comemorados com um jantar num hotel de Coimbra onde comparecerem atuais e antigos coralistas e muitas dezenas de amigos ...
    Parabéns ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela panorâmica! Cabo Verde também é fascinante! África!!!! Parabéns Quito! Parabéns ilustre pianista André Pereira! Parabéns Choral Poliphonico de Coimbra pelos seus 40 anos de existência! A Isabel Carvalho já me mandou fotografias da Missa e jantar de ontem.

      Eliminar
    2. Caro Leitão
      Ainda tive esperança que lá aparecesses ontem. Foi um jantar muito concorrido e animado. O Choral teve a festa que merecia. Quarenta anos anos a cultivar a música e a representar a cidade aquém e além fronteiras ...
      Abraço

      Eliminar
  2. Excelente foto. Aqui está uma demonstração que mesmo
    com o tempo encoberto, se podem fazer boas fotos.
    Parabéns André e Papás babosos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Chico
      A foto, vale pela panorâmica do Mindelo, sobretudo para os que não conhecem e assim ficam com uma ideia desta cidade que me (nos) marcou pela forma como fomos recebidos...
      A simplicidade deste povo, sem formalismos,prende o forasteiro ...
      Abraço

      Eliminar
    2. Quito

      Tive na tropa comigo muitos colegas caboverdeanos. Muito estudiosos. Quando fechavam a luz a seguir ao recolher, iam para debaixo dos candeeiros públicos mas não paravam de estudar. Muito expressivos. Amigos dos seus amigos.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Os meus parabéns, em especial ao André!
    A foto está muito boa. Também já estive no Mindelo e visitámos também outras ilhas. Em todos os lugares fomos bem recebidos e tal como dizes é um povo muito acolhedor!... Apetece voltar, de facto!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alfredo
      Nunca esteve nos meus propósitos, a qualidade da foto que é de um total amadorismo.
      Há no grupo amigos - como é o vosso caso - que têm grandes conhecimentos de fotografia. Estava em causa apenas a panorâmica da cidade e o "Monte Cara", de facto um curioso capricho da natureza ...
      Um abraço

      Eliminar
    2. Modéstia tua! A foto está boa e eu gosto!... E estou a falar a sério! Era uma foto que eu gostaria de ter tirado.

      Eliminar
  4. Cabo Verde deixa-nos um sabor doce, pela gentileza dos caboverdianos, pela magia de imagens como esta que o André sabiamente captou!

    ResponderEliminar
  5. Faço minhas as palavras da comentarista antecedente!
    E esta hem!

    ResponderEliminar
  6. Mindelo e Porto Grande

    O mar do Porto é belo com seu reflexo azul
    sobre a água o fulgor de uma incrível cor anil
    onde o ilhéu dos Pássaros, rochedo cinzento,
    salta misteriosamente ampliando o momento
    onde as almas, sem palavras, com harmonia
    se encontram para um deleite dessa sinfonia
    do Mar Eterno sem fundo sem fim d'Eugénio
    ilustre e perene, já que foi egrégio e génio.

    Net

    ResponderEliminar
  7. Por mais que o Quito diga o contrário, a fotografia é muito boa e revela-nos a magia da bela cidade do Mindelo.

    ResponderEliminar
  8. Caro Rui
    Esta cidade do Mindelo, tem uma magia qualquer que nos prende ...
    Há uma filosofia de vida, uma tranquilidade natural, que a nós, europeus, nos deixa perplexos ...
    Não existe a ditadura do relógio. É o Homem que se impõe ao Tempo e não o Tempo que se impõe ao Homem ...
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Mais do que a beleza da cidade, é a beleza do povo que nos prende.
    Também senti o mesmo, meu caro Quito, numa rápida passagem da minha vida que durou apenas quatro dias, exactamente no Mindelo. Jamais esquecerei a afabilidade daquele povo.
    Quanto ao Tempo...
    Também percebo perfeitamente o que queres dizer.
    Recordo-me que, no restaurante do hotel, quando se pedia algo ao empregado a resposta era imediata: "um momento". Só que aquele momento era tão demorado que uma vez me convenci que se havia esquecido do meu pedido. Um companheiro de mesa, natural da terra, esclareceu-me: "aqui um momento tem pelo menos dez minutos; tenha paciência!"
    Bem gostava de lá voltar mas penso que o Tempo já não me vai dar essa oportunidade.

    Grande abraço e os meus parabéns ao teu filho Gonçalo.

    ResponderEliminar
  10. Peço desculpa ao André. Fica tudo em família e em boa verdade ambos merecem os parabéns.
    Assim como os Pais babosos...

    ResponderEliminar
  11. Meu caro Viana
    Conforme tive já oportunidade de dizer, não está aqui em causa quem tirou a foto. Foi o André, mas poderia ser outra pessoa qualquer. Isso para mim não é relevante.
    Relevante será as sensações que aquelas terras nos transmitem. Tens razão no que toca à ausencia de stress.
    Com o poliphónico, se a saída era às 9 da matina, a camioneta chegava ás 10.
    Não havia recriminações por isso ...
    E não era por aquele dito "atraso", que os programas não eram cumpridos ...
    Outras mentalidades. Outra forma de encarar o dia a dia. No fundo, uma lição de vida ...
    Abraço

    ResponderEliminar