sábado, 31 de agosto de 2013

NOTÍCIAS DE COLMAR

LICOR BEIRÃO na Suiça!!


Pela primeira vez, fomos à Suiça de comboio.
 Nada mais fácil. Trinta e cinco minutos separam as cidades de COLMAR e BASILEIA.


 Durante o trajecto, dois pensamentos me invadiram o espírito.
 Primeiro, ao tentar imaginar o numero incalculável de pessoas que tentaram escapar ao braseiro nazzi da ultima guerra mundial, utilizando esta linha férrea. Quantas prisões, quantas recusas, quantos fuzilamentos, esse desejo de liberdade provocou?
 Depois, como é óbvio, a minha surpresa quanto à facilidade como se poderia passar uns milhões de euros,  pois ao contrário do que se passa na autoestrada, nesta fronteira não encontrei a mínima alma presente!!
Como é que fazem todos aqueles que são muitas vezes apanhados nos controles e que, dum momento para o outro, tudo perdem? Não se iludam com noticias falsas!  Suiça continua a ser um paraíso fiscal para muita gentinha!!
Mas como os Milhões de Euros se vão fazendo cada vez mais raros, aproveitei para levar outro tesouro: duas garrafinhas de LICOR BEIRÃO!!!!





Fôra convidado para assistir à apresentação do programa da edição 2013 do Festival BALOISESESSION, que teve lugar no Restaurante ATLANTIS, no centro histórico de BASILEIA.
  

Antigamente denominado AVOSESSION, porque patrocinado por esse grande amigo meu, AVO UVEZIAN (um dos maiores produtores de charutos do Mundo),que optou agora e após longos anos de ajuda financeira,  por patrocinar o ART BASEL. Um dos maiores eventos mundiais em matéria de arte contemporânea!!!
  

Este BALOISESESSION é agora patrocinado por uma das maiores companhias de seguros da Suiça. Portanto, dinheiro não faltará! E a prova está bem à vista com o orçamento anunciado do Festival, que rondará os 8 milhões de Francos Suiços!!!!

Doze concertos constituem esta edição 2013 e terão lugar entre 25 de Outubro e 14 de Novembro.

Como podem ver na foto, os momentos mais fortes serão sem duvida nenhuma, as actuações da banda Escocesa TEXAS, da famosíssima GLORIA ESTEFAN, de BIRDY, AIMEE MANN, RANDY CRAWFORD e espectacularmente as duas ultimas noites com esse Deus sagrado, que é ERIC CLAPTON!!!!!

Fico louco, por saber que vou perder isto tudo, pois estarei nessa altura bem longe, em TAIWAN!!!

Trata-se do segundo acontecimento musical Suiço mais importante, logo a seguir ao célebre Festival de Montreux. Por isso, a imprensa Alemã e Suiça estiveram presentes assim como a Televisão Suiça.

Entre duas entrevistas que deram à Televisão, tive a imensa honra de oferecer aos dois simpáticos organizadores (e amigos de longa data) do Festival, duas garrafinhas do elixir da Lousã!

Entrega e explicações sobre o CAIPIRÃO, filmadas pelo primeiro canal da Televisão Suiça.

Agora uma missão mais delicada se me apresenta!


Como introduzir garrafas de LICOR BEIRÃO num Paquete de Cruzeiro em MIAMI sem ir parar às células prisionais do Presidente OBAMA?

  BOBBYZÉ

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

«uma flor na madrugada» - um poema de Jorge Castro

- Em homenagem aos bombeiros mortos nos incêndios de 2013 e na hora em que nos morreu mais uma jovem de 21 anos, Cátia Pereira Dias, combatendo por nós um estéril e criminoso incêndio.


uma flor
apenas despontada
na negrura desolada da colina

uma flor só
e assim bem mais que nada
no silêncio agora frio de neblina

uma flor que nos grita
e à madrugada
a coragem de estar viva que a anima

uma flor tão ridente
e esperançada
que jamais deixará de ser menina.


- Jorge Castro
29 de Agosto de 2013


Nota - Sugiro uma visita a http://bombeirosparasempre.blogspot.pt/, onde poderemos colher informação importante sobre esta realidade.

Presumo, também, que face aos contornos de toda esta tragédia, alguém de bom senso deveria ter já decretado luto nacional. Seria um mínimo de humanidade...

O CHICO ZÉ ...




Have a nice day ...
Já não sei há quantos anos conheço o Chico Zé. Quer dizer, não conheço. Frequento o seu restaurante, logo ali à entrada da cidade Lagos. Cá fora, num enorme terreiro banhado de sol, há lugar para os carros. Mas lá dentro, num enorme pátio com telheiro, também podemos estacionar. O local é aprazível, com mesas e bancos corridos ao ar livre, mas com sombra acolhedora. Dentro do restaurante, o ambiente é mais formal, com menos algazarra, apesar dos empregados andarem numa correria, pela afluência de clientela que, de chinelas de plástico, calções, barriga proeminente e tatuagens nos braços e nas pernas – alguns – vêm à procura do peixe fresco que sabem ali encontrar.

Um dia, um político da nossa praça, disse não resistir a uma bola de Berlim. Pois eu também tenho que confessar que não resisto aos carapaus do Chico Zé. E às saladas com orégãos. E a umas batatinhas cortadas aos pedaços, com azeite e alho que me deixam em estado de coma. Coma, de comer, entenda-se.

Há tempos estive – estivemos - lá, em mais uma peregrinação gastronómica. Entretive-me a olhar para os turistas a banquetearem-se com as várias qualidades de peixe e aquela geração de miúdos, cujo menu de Janeiro a Dezembro é bifes com batatas fritas. Com um ovo a cavalo, de preferência.

Numa mesa de bancos corridos nos sentámos, junto a um casal de turistas ingleses. Como eles não falavam português e o nosso inglês macarrónico é da universidade da Espadaneira, ficámos pelos sorrisos e salamaleques. Foi assim durante dez minutos até que eles, felizmente, acabaram a refeição e, com uma vénia, despediram-se. Foi então que eu puxei dos meus galões e disse com um ar doutoral, como quem estava muito à vontade na língua de Sua Majestade:
- Have a nice day...

Eles pareceram surpreendidos e antes que me fizessem qualquer pergunta que me pusesse um nó na língua, mergulhei a cabeça no prato e atirei-me aos carapaus grelhados.

Foi então que apareceu um tal Fragoso algarvio, que se apresentou, pediu licença e se sentou a nosso lado. O homem era falador, e vinha acompanhado de uma rapariga simpática que, pela diferença de idade de ambos, me pôs a magicar pensamentos pecaminosos. Falei. Falámos. Falámos muito, porque é com os portugueses que nos entendemos. Disse-nos que estava cá de férias – o que levantou ainda mais as minhas suspeitas – mas que vivia em África. Não tenciono voltar, afirmou, enquanto trincava mais uma talisca de pimentos num prato apetitoso de sardinhas assadas. Os elogios ao continente africano, às suas potencialidades e a um futuro risonho para quem demanda aquelas terras, preencheram o resto de um almoço agradável.

Portugal, não tem futuro – disse - nos. E eu, que já andava desconfiado da nossa pátria parda, fiz um sorriso amarelo, servi-me do jarro de vinho branco a estalar de fresco e, pela segunda vez na tarde, atirei-me furiosamente aos carapaus.
Quito Pereira

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O ELÉTRICO

O ELÉCTRICO

         Não é possível falar ou escrever sobre o Calhabé do meu tempo sem falar do Carro eléctrico, o qual, num momento anterior, já se havia afirmado também como grande incrementador do crescimento citadino, em geral, e do Calhabé, em particular.
      O eléctrico surgiu em 1911, imposto pela pressão demográfica dos novos 
núcleos habitacionais. Antes dele, as pessoas serviam-se de viaturas de tracção animal para se movimentarem de um sítio para outro. Em relação a estas, o eléctrico veio oferecer maior conforto, maior velocidade, maior capacidade, maior economia, mais regularidade, mais limpeza e outras condições de asseio das ruas. Enfim, mais tudo…Além disso, e não menos importantes, foram os benefícios colaterais que veio proporcionar:
      - A instalação dos cabos elétricos ao longo da rede fez com que a electricidade fosse levada a novas zonas da cidade, o que acabou por permitir uma mais rápida eletrificação pública e domiciliária dessas zonas;
      - Fez com que as ruas por onde os eléctricos passavam fossem pavimentadas e, em muitos casos, alargadas. Foi o caso da Rua dos Combatentes da Grande Guerra e de grande parte da Estrada da Beira;
      - Foi responsável, através de posturas municipais, por uma mais eficaz ordenação do trânsito, que, até então, vivia em completa anarquia;
      - Finalmente, favoreceu a transformação física, geográfica e social e, até, o próprio dècor da Cidade.
      O eléctrico do Calhabé – o 5 – foi em 1968 destronado pelo troleicarro e, em 9 de Janeiro de 1980, todos os simpáticos eléctricos desaparecessem das ruas de Coimbra por onde andaram durante 69 anos, recolhendo de vez à Rua da Alegria. Agora, quem os quiser ver pela primeira vez, encontra-os no Museu dos Serviços Municipalizados. Mas nem todos ali se encontram. Parte deles foram cedidos a jardins de infância, onde durante muito tempo ajudaram as crianças a brincar, a aprender e a sonhar. Boa e suficiente razão! Infelizmente, nem todos tiveram a mesma sorte!... Mas Coimbra sem eléctricos ficou mais pobre, porque ficou mais triste. Aquelas linhas de aço que percorriam a cidade eram veias por onde circulava a vida. O eléctrico, nas pessoas que levava dentro de si, transportava a alma, a alegria, a cor e o romantismo desta Terra.
      O eléctrico está tão indelevelmente ligado à minha adolescência, que, ainda hoje,- acreditem ou não- - , eu viajo nele por essas ruas do meu passado. Mas já não vão comigo os camaradas do Liceu, nem o Curto, nem o Nazaré…apenas me acompanha o desfilar do pensamento, das recordações…

O MEU ELÉCTRICO
VIAGEM PELA MEMÓRIA
I
Era alegre o meu eléctrico,                      
Era alegre e amarelo,
Em letras pretas, cansadas,
Há tanto tempo pintadas
Alçava alto o brasão:
Era o 5, Calhabé-circulação
II
Já lá vem! E tráz chora!”
Na Estrada da Beira
Um da malta, vigilante;
“Já está o cabo a mexer”!
E nós, ao vermos aparecer
O elétrico amarelo,
Éramos sempre os primeiros
A saltar como guerreiros
À conquista dum castelo
III
Corpos ágeis pendurados,
Capas ao vento flanando
Vozes gritadas, risos cantados,
Límpidos a irem p´ro céu,
As bocas iam soltando.
Era a malta do Liceu!
IV
Lá dentro, arfava o Curto
Espremido no meio de nós,
O bigode retorcido,
Pescoço todo grossura,
Calças a irem pelo cós.
Um trato fino e bondoso
Desmentia a catadura.
Estaline lhe chamavam,
Em voz baixa, já se vê,
Por ser um nome perigoso,
Todos sabíamos porquê…
V
De alicate no ar
Repetia sem cessar
O estribilho da cantiga:
“Por favor, deixem passar”
E a malta ia encolhendo
P´ra lhe caber a barriga.
“pouco barulho, senhores!”
E nós, “bichos” do Liceu,
Qual senhores?!
Sentiamo-nos já doutores!
A subir os Combatentes,
O pobre eléctrico gemia
“Dá-lhe guita”! – Um dizia;
“Mete a nove, ó Nazaré”!
Outro lá atrás, na coxia.
Meio dentro, meio na rua
Gritava como um danado
“Capicua!...Capicua!...
VI
Corria toda a cidade
A transbordar de ilusões,
Bilhetes de cinco tostões
Era o preço da Saudade!

Um dia alguns doutores
Puxando da sua ciência
Disseram: paciência…
Está velho, está cansado,
Não dá conta do recado…

Arrancaram-lhe as artérias
Por onde lhe corria o sangue.
E às espurcas deletérias~
O entrgaram exangue.
Ficou mais triste a Cidade
E dele ficou memória,
Mas daqueles que o mataram
Já não se lembra a História.

Subi no Largo Zé Maia,
Desci aos Arcos do Jardim,
Meu elétrico amarelo,
A viagem chegou ao fim!

De Fernando Rovira-O Calhabé do meu tempo-1930 - 1960
Um abraço Fernando



     

ANIVERSÁRIO

JOSÉ EDUARDO SOARES

29-08-1948 / 29-08-2013

65 ANOS

"Enconrto de Gerações" deseja

MUITAS FELICIDADES!

PARABÉNS

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

NOTICIAS DE COLMAR

I HAVE A DREAM!
Faz exactamente hoje 50 anos que o discurso histórico do Pastor MARTIN LUTHER KING, emocionou o Planeta, com o seu combate pela defesa dos direitos civicos da população negra americana!
O seu grito "I HAVE A DREAM" perante 250 000 pessoas, naquela tarde em ALABAMA, focalisava precisamente o seu sonho de um dia poder ver  crianças negras, de mão dada com outras crianças brancas!Também nessa altura, abordava a esperança de um dia, ver um cidadão negro subir à Presidência dos Estados Unidos da América!!!!Infelizmente, o destino não lhe permitiria viver esses momentos tão gloriosos, com a intronização de BARACK OBAMA!
E o Mundo avançou!Porque um Homem sonhou!E cada vez que um Homem pula...
EU TAMBÉM TENHO UM SONHO!
Um sonho que talvez seja fácil de realizar. Mas que é um sonho, lá isso é!
De 7 a 11 de Abril de 2014, partirá de MIAMI (FLORIDA) um Cruzeiro do Rock Progressivo!
Imaginem 3 000 pessoas, fãs de Rock Progressivo, a bordo dum paquete de luxo (MCS DIVINA), navegando com escala prevista na ISLA DE ROATAN (HONDURAS)  e uma outra nas Praias de COZUMEL, no MEXICO. Curtindo de manha até à noite, ao som de 18 bandas representativas dessa corrente musical (também embarcadas) como são os YES, STEVE HACKETT (GENESIS), QUEENSRYCHE, UK, SAGA, RENAISSANCE, THREE FRIENDS, IO EARTH, MARILLION e tantos outros.Confraternizando com eles, durante todo o trajecto!
Meu Deus! Que loucura!
O preço deste sonho custa a módica soma de 2 500$ USA/pessoa  (já com as passagens aéreas ZURICH-MIAMI incluidas),com estatuto VIP, refeições e alojamento incluídos.
As inscrições para este famoso CRUISE TO THE EDGE, abrem no próximo sábado!
Sempre acreditei em Fadas! YES YOU CAN!! Veremos!
BobbyZé

GUARDIÕES DA BICA MATINAL

Muro que limita uma esplanada num café em Santa Luzia, onde íamos logo de manhã tomar a bica!
......É verdade, pareciam amestrados!
O “mestre”, como era tratado pelos demais, comia pão acompanhado de peixe seco,
soube que se chamava pinote, que lascava, tranquilamente, com o canivete
que trazia no bolso e abria logo que se sentava.
Cumprimentava os passeantes e falava-lhes com grande sentido de humor.
Então, assobiava aos passaritos, mas antes avisava-os que era chegada a hora do repasto, pegava no guardanapo onde juntara as migalhas, talvez temperadas com o perfume do peixe, e atirava como se as mandasse pelo vento! O banquete dava para os saciar e batiam as asas pousando no beiral, agradecendo ao seu protetor, lá do alto dos céus.
No dia seguinte, a rotina mantinha-se.

Foto  e texto de Celeste Maria

ANIVERSÁRIO

MARIA HELENA OLIVEIRA

28-08-1951 / 28-08-2013

"Encontro de Gerações" deseja

FELIZ ANIVERSÁRIO!

PARABÉNS!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

NOTÍCIAS DO BAIRRO NORTON DE MATOS - GINÁSTICA RÍTMICA CNM


CAROLINA COELHO, de 17 anos, atleta do Centro Norton de Matos, foi há dois anos campeã nacional.
Esta semana está na UCRÂNIA para mostrar o que vale entre mais de uma centena de atletas de 57 países

TREINADORA NINA CHEVTS, nascida na União Soviética, foi atleta de selecção do seu pais e conquistou inúmeros títulos até de tornar treinadora de ginástica.
Chegou a Portugal há 14 anos e criou a secção de Ginástica Rítmica do Centro Norton de Matos.
Acredita que a Carolina pode ir longe. Quero que chegue aos JOGOS OLÍMPICOS, mas para isso não é só preciso treinos, admite.
São "apoios, é política, divulgação, muita coisa"
Fotos(Pedro Ramos) e texto Diário de Coimbra

domingo, 25 de agosto de 2013

PARABÉNS ...

Em tempo de aniversário de casamento, a lembrança de um belo dia de confraternização. Uma foto dos nossos arquivos. Fácil perceber onde foi tirada,  amigos Beth e BobbyZé ?
Quito Pereira

NOTÍCIAS DE COLMAR

Feira dos Vinhos de Colmar! Um grande "vintage"





Com uma afluência de 262 000 visitantes, a Feira dos Vinhos de Colmar não conseguiu este ano ultrapassar as 300 000 entradas do ano passado.  O contexto de crise económica, que também atinge  terras gaulesas, não impediu a organização de conquistar a fidelidade do seu publico.
 Esta 66a edição foi considerada como sendo um bon "vintage"!Contribuiu para reconfortar a sua 3a posição no ranking nacional, em matéria de grandes Feiras Industriais. 

De 9 a 18 de Agosto, paralelamente à parte industrial do certame (onde a orientação comercial vai da industria agro-viticola até ao mobiliário e, obviamente às provas e vendas de vinhos  nos diversos stands dos melhores viticultores da região) existe o tradicional Festival de Musica, num Teatro ao ar livre (mas coberto) onde a lotação máxima de 10 000 pessoas foi esgotada três vezes.

Musicalmente, a programação tenta respeitar uma caracteristica que muito contribuiu ao longo de todos estes anos, para o seu renome.. Aliar o Rock dos anos 60 e 70 a vertentes mais actuais, favoritas duma camada mais jovem.

O viola Baixo dos Deep Purple ROGER GLOVER

De ano para ano, o exercicio vai-se revelando cada vez mais dificil pois quase todos os grandes nomes do showbusiness mundial, aproveitam o mês de Agosto para regressarem a suas casas, depois de digressões intermináveis. Os heróis também merecem descanso!!

Por outro lado, o mercado da oferta de artistas passa actualmente por enormes transformaçoes financeiras.Com a queda vertiginosa da venda de discos e DVD's, as bandas estão cada vez mais viradas para o palco e alguns cachets chegam a ser astronomicos!!!

Um exemplo do que afirmo: o Director Artistico da Feira ofereceu 500 000€ ao artista inglês ROBBIE WILLIAMS, para 2h de show! Este recusou e pediu 2 000 000€!!!!!Actualmente em digressão pela Europa, poucos paises se arriscam a  pagar tal soma!  Não houve nenhuma data em França, nesta sua actual digressão. E no dia 20, o seu show na capital da Estónia, foi retransmitido em directo em quase todas as salas de cinema, em milhares de cidades europeias!!!!Mais um novo "negócio da China" inventado pelo management americano!!!! Vi o show, confortavelmente instalado, num cinema de Colmar e, confesso que aquela novidade me agradou!!!!

73 000 almas aficionadas de Rock como também de HipHop, R&B, Rap, Indie ou Techno, vibraram e curtiram nestas noites bem quentes de Agosto aqui em Colmar.
Os anos 60 estiveram representados por aqueles que inventaram o HARD ROCK e cujos riffs continuam ainda bem presentes na nossa memória. Quem não conhece a famosa introdução do tema "SMOKE ON THE WATER" ou mesmo "CHILD IN TIME"? Refiro-me obviamente aos velhinhos DEEP PURPLE!

A multidão delirou, não deixando porem, de os vaiar por várias vezes, tanta era a demora dos velhos temas, caracteristicos dos anos 60!
Aos 68 anos de idade mas com a lição ainda bem estudada, IAN GILLAN conserva ainda aquela voz, que tanto nos fez sonhar na nossa adolescência.



Como grupo de suporte, tivemos os também velhinhos THE BLUE OYSTER CULT, que vieram directamente de Nova Yorque para este concerto de Colmar!!!Uma enorme parte do publico (ao qual me associo,pois adoro Ostras) considerou o Culto da Ostra Azul bem melhor que os DEEP PURPLE!

Outros momentos fortes deste Festival, foram as passagens do MIKA e dos THE AUSTRALIAN PINK FLOYD.
 





Sabemos que há fortes probabilidades de termos ca para o ano, ERIC CLAPTON (The God), pois o virtuoso guitarrista (e não só) vem para a estrada em 2014!


Evidentemente, a minha função de Embaixador do LICOR BEIRÃO, levou-me até ao aeroporto para oferecer o precioso elixir aos 5 elementos dos DEEP PURPLE. Nao houve tempo para fotos pois, o avião privado esperava por eles, imediatamente depois do show!!!Hora e meia depois, alguns deles já  beijavam as esposas em Inglaterra e nem sequer pensavam nos 250 000€ que aqui vieram ganhar!Coisa banal para esta gente!!!!





















BOBYZÉ

sábado, 24 de agosto de 2013

4-0'?! "A Académica nunca perde...! Os outros às vezes é que ganham...!"

Deixo-vos um diálogo fresquinho do meu colega de curso, o extraordinário Maia, com um amigo dele, no Facebook:

António Maia - "O Sporting até pode ganhar por 4-0 ao Benfica, ao Porto e aos outros todos, agora à Académica é que não!"
Manuel José Oliveira Martins - "A Académica nunca perde...! Os outros às vezes é que ganham...!"
Maia - "Lembras-te daquele célebre 4-4 em Alvalade*, Oliveira?"
Oliveira - "Se lembro. Chovia torrencialmente. Isso é que foi uma tarde...! Acabámos nos balneários da Briosa a festejar e na Sala de Imprensa a dar entrevistas. Bons tempos, Maia. E pela nossa Briosa FRA."
Maia - "Torrencialmente? Eu iria dizer que era uma chuva miudinha que nem chegou ao pêlo. Eu, para molhar o pêlo, tive que tomar banho com a equipa."
Oliveira - "Pois foi. E o Eng. Jorge Anjinho (saudoso Presidente da Nossa Briosa) até te confundiu com um jogador...!"
Maia - "...e deu-me um abraço e os parabéns «pelo grande jogo que você fez»."
______________________________
Pelo que pesquisei (neste artigo com os gémeos Pedro e Carlos Xavier, a propósito da final da Taça de Portugal de 2012), tratou-se de um jogo realizado a 20 de Janeiro de 1985.


Aqui (e há 40 anos) há gato...




"BobbyZé & Elisabeth festejam hoje (24 de Agosto) 40 anos de casados!
Mas só souberam na véspera que iam casar no dia seguinte!
Grande enigma!
Alguém sabe porquê? 
Aqui há gato!"
BobbyZé

A NOSSA CIDADE ...

Muitas têm sido as fotografias que alguns amigos vão publicando sobre Coimbra. Esta apenas será mais uma entre muitas. Porém, faça-se a justiça de reconhecer, que não é fácil, quer por narrativa, quer por fotografia, conseguir "alimentar" um blog todos os dias. Como não é fácil manter este entretenimento estritamente com temas sobre o bairro ou a nossa cidade.
Espero que a fotografia seja do vosso agrado. É com esse intuito que a partilho com todos vós.
Um abraço
Quito Pereira 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

RECORDANDO LOCAL DE ROMARIA ...PELA ÁGUA FRESQUINHA!


 Este espaço verde à beira da linha da Lousã existe há muitas décadas, que eu me lembre pelo menos desde os finais do anos de 40. Principalmente a partir dos anos 50 foi muito frequentado por alguns de nós e também por habitantes do Bairro, que ali iam encher garrafões de água fresquinha. O acesso era público.

A bica lá continua embora o espaço em frente não seja bem o mesmo.
Hoje tem um tanque, mas não sei se o tanque nesse tempo existia.
Havia pelo menos um espaço não muito largo que dava para nos colocarmos em posição de beber água e encher os garrafões!
Enchiam-se garrafões e conversava-se...
A bica tem este aspecto porque está ligada a uma mangueira que por sua vez está estendida pela horta para regar os diversos talhões agricultados.
Também se liga a um mecanismo de rega, como se vê na foto seguinte.
Tive oportunidade de falar com duas"HORTELEIRAS" que me facilitaram o acesso à BICA.
Neste momento foi pedida  análise à água, têm receio que seja imprópria para consumo.
Fiquei a saber que este espaço, já não público, pertence à Câmara Municipal que  o arrendou às referidas "HORTELEIRAS".
A entrada é pela rua de Angola, que tem uma cancela com chave!
 Cultivam  couves, feijão verde, tomates, batatas,etc. Tem videiras e árvores de fruta
 Nesta foto andavam na rega das couves
fotos EG

Férias......O Regresso e a Ida. Boa viagem!


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Pobre e abandonado

Encontrei esta máquina em plena avenida Sherbrooke, bem no centro de Montreal.





Tenho-os visto em provas mas deixar um carro destes a "dormir" na rua como se vai vendo de vez em quando, hum... deve-se ter esquecido de ir passar férias ao Algarve.

ANIVERSÁRIO

ABÍLIO DURÃO SOARES

22-08-1942 / 22-08-2013

71 ANOS

"Encontro de Gerações" deseja

MUITAS FELICIDADES!

PARABÉNS!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

RAÍZES ...



Caretos transmontanos ...
Penamacor, no interior da Beira Baixa, foi um penedo sombrio na vida do Rui Felício. Várias foram as vezes que falou no assunto e do degredo que foi essa sua experiência na juventude. Momentos difíceis, mas que a frescura da idade ultrapassou, para hoje, no desfolhar das páginas do livro de memórias, relembrar, se calhar com uma inquietante saudade, mais um momento pardo da sua vida militar. Mas talvez o jorrar da fonte de água límpida da Aldeia do Bispo, lhe traga à boca um sabor a mel. Quando um coração no zénite da pujança, partiu à desfilada, alvoraçado com a saia rodada de alguém, que  tinha como missão ensinar as crianças a juntar as letras e as palavras. E a brincar com a fantasia dos números, em complexas combinações para a mente daqueles pequenos seres de palmo e meio.

Todos, sim, todos, vivemos esses momentos. Fosse numa aldeia distante ou no bulício de uma cidade, houve sempre uns olhos que se cruzaram com os nossos e, no ímpeto da juventude, nos fez sonhar em dias e noites de exaltação, quando descobríamos em nós, com entusiasmo, uma escondida veia poética, por vezes ridícula porque, parafraseando Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa ... “todas as cartas de amor são ridículas. Não seriam ridículas, se não fossem cartas de amor” .

Mas há as raízes. As raízes daqueles que nasceram naquele rincão da Beira Baixa. É o caso de um advogado meu conhecido. É sempre na praia que o encontro. De mãos atrás das costas, meditabundo, vai olhando o mar. Farto de leis, decretos-lei, portarias e despachos, o João vê no mar algarvio, o remédio para a rotina e o cansaço. Mas é  lá, muito mais a norte, que vai ao encontro das suas raízes. Gosta da sua terra – Penamacor. Gosta das suas gentes e dos bocados de terra que os antepassados lhe legaram. Gosta da casa que herdou e que reconstruiu com amor e um dia me mostrou com orgulho.

O Lemos era transmontano. Numa noite de aflição, salvou o alferes de um momento que poderia trazer ainda mais graves consequências, do que aquela espécie de deportação.  Mas não me admirou. As gentes daquela zona de Portugal, são amigas e solidárias. Porém, o inverso também é verdadeiro. No momento de uma ofensa grave, ninguém os queira como inimigos.

Mas é de raízes que estamos a falar. Recordo aqui e agora, aquele casal com dois filhos que vive em Miranda do Douro. Terra pequena e singela, encostada a Espanha, paraíso de feirantes, que atravessam a velha ponte de pedra sobre o Douro ao fim de semana, para vender as suas roupas, tecidos e atoalhados. É ali, naquela cidade, que um dia os conheci. Falam o mirandês com orgulho, carregando nas palavras que lhes brotam dos lábios, com a força interior de quem, pela deslocalização geográfica, se habituou a viver sozinho. Confidenciaram-me que é no sul do país, que gostam de gozar as férias. Por isso correm Portugal de lés a lés, na procura do mar brando e reconfortante que a sua terra não tem. Mas, na hora do regresso, quando ao longe já se divisam as duas torres - sineiras da Sé de Miranda do Douro, perpassa neles um frémito de emoção. É ali que vive, numa redoma de vidro bem vigiada, o Menino Jesus da Cartolinha, imagem muito venerada pelos povos da região. Então, com alegria, regressam à sua minúscula cidade, para mais um ano de expectativas e canseiras. Mas jamais, jamais mesmo – como me disseram com determinação - se sentiriam felizes noutra terra. Raízes …
Quito Pereira            


terça-feira, 20 de agosto de 2013

CAMINHADAS PELA ZONA DA PORTELA DO MONDEGO...

 Atravessa-se neste passeio (um pouco mais acima) do novo apeadeiro das Carvalhosas....(esperando pelos carris do METRO)


 ...e enquanto se atravessa

deparamo-nos com "monsieur lapin"

que esperou que o fotografássemos

para logo de seguida  se esconder..
...e entramos na Urbazinação da Portela...
...deparamos com este edifício...
...que mais ao perto é exactamente o que se lê.

Criada a Paróquia de São João Baptista de Coimbra

No dia 24 de Junho de 2010, foi criada a Paróquia de São João Baptista da cidade de Coimbra, com todos os deveres e obrigações consoantes descritos no Código de Direito Canónico. Neste mesmo dia, o Pastor diocesano nomeou nomeou o Padre Jorge Santos como pároco de São João Baptista. Declarou também São João Baptista como padroeiro da nova paróquia.
...passamos junto do que ainda resta  do Pinhal de Marrocos...
...regressamos por esta via rápida em direcção ao Bairro Norton de Matos!