sexta-feira, 21 de março de 2014

DIA MUNDIAL DA POESIA...mesmo que seja ao findar o DIA!!!

No dia Mundial da Poesia 


Um poema
um só que fosse
que trouxesse em si
o gesto agridoce
esse gesto como um gosto
que acontece
quando o sol
nos lava a cara
e amanhece

OUTRO POEMA SOLIDÁRIO

um riso
um sorriso
um abraço
o que damos de nós
a cada passo
o enlace de nós
que se faz laço
da vida minha e tua
com sentido

e quando me pergunto solitário
daquele recebo um sonho florido
de ti algum suspiro solidário
de tantos o saber porque estou vivo

e assim se engalana a minha rua
que reflecte a ilusão de todo um povo
a rua que de minha se faz tua
na esperança de nascer o homem novo

- são rimas que se arrumam
dir-me-ão
mas rimas que me animam
pois então
por elas se recriam novos laços
e não ficarão dores
nem males
sem cura
nem haverá lugares
de desventura
nessa minha rua feita só de abraços.

dois poemas de Jorge Castro

9 comentários:

  1. Bonitos!Conquista

    Livre não sou, que nem a própria vida
    Mo consente.
    Mas a minha aguerrida
    Teimosia
    É quebrar dia a dia
    Um grilhão da corrente.

    Livre não sou, mas quero a liberdade.
    Trago-a dentro de mim como um destino.
    E vão lá desdizer o sonho do menino
    Que se afogou e flutua
    Entre nenúfares de serenidade
    Depois de ter a lua!

    [Miguel Torga (1907-1995). Diário II]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bonitos referem-se aos poemas do Jorge!
      Beijinho Jorge.
      O que postei é em forma de agradecimento a ele através da Conquista de Miguel Torga de quem gosto muito.

      Eliminar
  2. Dia Mundial da poesia e um abraço aos poetas, neste caso ao amigo Jorge Castro!

    ResponderEliminar
  3. Eu ia fazer um poema a rimar Castro com mastro... mas é melhor não :O)

    ResponderEliminar
  4. São Rosas, Rafael e a Olinda...
    Mas que bem sentir que a rima vos anima
    e ainda que vós estejais por cima
    cá de baixo sinto uma ternura infinda

    Um poema por amor vale sempre a pena
    mesmo quando essa pena causa dor
    pois saber-vos tão amigos é uma cena
    que traz à cena da vida outro valor...

    Abraços, beijos, saudades... e um dia destes nos veremos de novo, é mais que certo!

    ResponderEliminar