sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Fachada de pequena casa junto à igreja de Santo António dos Olivais




14 comentários:

  1. Uma bela fachada, onde se nota algum desgaste dos anos. Porém, já é bom não se verificar, pelo menos olhando as fotos, atos de vandalismo. Contudo, eu penso que a estrutura em alumínio das janelas, está deslocada no contexto. Há agora umas "imitações" cor de madeira, que minimizam o impacto. Não deixa na mesma de ser alumínio, mas será um mal menor ...
    Abraço, Paulo

    ResponderEliminar
  2. Um bom e bonito BANCO.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  3. Pois, Tonito, o banco até está bem conservado e bonito. Mas o Paulo, refere-se a TODA a fachada, o que incluí naturalmente o resto. Daí a minha observação da janela. Mas é uma opinião meramente pessoal, que confirmo. A janela, mereceria outro enquadramento naquela fachada . Isto é recorrente em todo o país. Há por aí muitos atentados a casas centenárias, sobretudo em aldeias. A durabilidade do alumínio a aniquilar a história de casas centenárias com um passado que mereceria mais respeito. Esta conversa levava-nos muito longe, mas fiquemos por aqui ...
    Boa postagem , Paulo

    ResponderEliminar
  4. Boas fotos e tema de qualidade! pservação de fachadas e de bonitos azulejos.!
    Desde que não seja na hora da sesta...fotos de qualidade não vão faltar e assim vamos conhecendo locais de Coimbra que muitos de nós desconecemos...ou não prestamos atenção!

    ResponderEliminar
  5. Casa que sempre me fez luzir o olho....
    A manutenção é que deixa a desejar! Sobre esta questão vou referir-me a Salazar pois no tempo em foi Presidente do Conselho existia uma postura camarária que exigia a conservação e pintura das casas aos proprietários dos mesmos. E não é que concordava com ele nesta questão pois então.

    ResponderEliminar
  6. Não só os bancos são muito bonitos como as quatro floreiras (duas em cada janela) também o são. Mas tens razão, Quito: as janelas em alumínio ficam completamente desenquadradas ali.

    ResponderEliminar
  7. Excelente postagem. Aqui está um conjunto de valor. Notei logo na floreira que não é igual mas preocuparam-se a pôr uma em pedra e com um certo trabalho artístico. Glostei do resto todo que nos diz que os nossos antepassados construíam com qualidade e gosto.
    As janela em alumínio, é um facto. Só que no tempo de Salazar ele mandava e em democracia uma obrigação dessas em países ou locais aonde essa lei existe, fazem-no com ajuda no momento da construção e da manutenção. Essa ajuda sai do bolso de todos e provávelmente que a grande maioria seria contra se tal acontecesse no momento que Portugal passa. O poder camarário costuma ter muita influência nessas ajudas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A influência, no caso da Câmara de Coimbra, é nula ou mesmo negativa.

      Eliminar
    2. Estes bancos, toda a casa, salta aos olhos do passante mais distraído. Nem todos se dão ao trabalho de fotografar para partilhar com os amigos. Obrigado.
      Olinda, nem todos os proprietários têm condições económicas para fazer recuperações destas, que não ficam nada baratas.
      A autarquia tem aqui uma pesada responsabilidade.
      Os alumínios estão mesmo deslocados. Ao menos castanhos, que os há.
      Mas, no caso presente, parece que não há dinheiro mas também não há o mínimo cuidado do proprietário. É só questão de olhar para o cimento da primeira janela na, primeira foto. Grande artista! Até eu fazia melhor.

      Eliminar
    3. Em tempo: Olinda, não foi por a ideia ser Salazarenta que eu não gostei. Foi pelos motivos que apontei. Estás a esquecer que uma das conquistas de Abril foi o Poder Local.
      Se ele é bem ou mal exercido, é outra conversa...
      Beijinhos.

      Eliminar
    4. E vá lá que o Moreirinhas anda distraído pelo Butão. Assim ninguém me espetou a farpa de estar uma sombra (de um carro estacionado à frente da casa).

      Eliminar