sexta-feira, 12 de setembro de 2014

HOJE VOU DIVAGAR EM FUTEBOLÊZ ...




A Seleção Nacional ...

Confesso que tenho andado um pouco arredado do pontapé na bola. Confesso até que ainda não vi jogar a Briosa, esta temporada. Nem no Estádio, nem na televisão. Dizem que temos uma equipa engraçada. Os dois pontos até agora amealhados, é que não têm graça nenhuma.

O único jogo que vi esta época, foi pela televisão. Acompanhei a Seleção a perder com um grupo de excursionistas de um país qualquer, de que já nem me lembro o nome. De vez em quando, faz-nos bem uns momentos de penitência.

No fim, o Bento que continua a ser Bento mas já não é selecionador, com uma popa de cabelo à Tim-Tim e a falar aos arranques, lá debitou uma série de teorias para a desgraça, dizendo que não merecíamos perder blá blá blá blá …

Os jogadores, esses, disseram algo que eu nunca tinha ouvido: é  preciso levantar a cabeça  …

A seguir, falaram os jornalistas catedráticos da bola. Somos então esmagados pela eloquência dos comentadores da SIC, que sabem de futebol a potes. Todos são unânimes num ponto: é preciso renovar a seleção. Também concordo. É urgente renovar os apanha – bolas.

Porque para renovar a equipa de todos nós, é preciso ter com quem renovar. Há exceção de Ronaldo, a dinastia dos grandes jogadores nacionais, acabou. Já não há Vitor Baía. Não há Figo. Não há João Pinto, Paulo Sousa, Futre, Pauleta ou o Jorge Costa na defesa, a distribuir fruta que mais parecia o Mercado Abastecedor de Coimbra, às seis horas da manhã.

Por isso, não entendo esta teoria da renovação. Só se forem ao estrangeiro nacionalizar à pressa o Messi, o Di Maria, o Neymar ou o James Rodrigues.

Verdade verdadinha, o único comentário em futebolêz que me encheu as medidas, foi de um advogado que é escritor e também jornalista. Disse ele:

- Tirando RonaldoCoentrão, Pepe e Moutinho, a seleção portuguesa é de uma banalidade completa. Sem estes jogadores, esta seleção bem pode ser o Rio Ave ou o Guimarães.

Na mouche !!! Este Senhor Dr. Miguel Sousa Tavares, que quando fala até parece ser o dono da moral, às vezes até diz umas coisas acertadas …

Quito Pereira      

18 comentários:

  1. Para além de outras consideraçõe, para mais tarde, não concordo com este jornalista promovendo o Rio Ave e ainda menos o Guimarães.
    Por muito mal que haja para dizer, confundir o equipamento da selecção nacional com o equipamento do Rio Ave...
    Volto mais tarde.

    ResponderEliminar
  2. Rafa, ele ainda disse mais: esta Seleção, no campeonato português, não jogaria para os primeiros lugares da classificação. É uma equipa do meio da tabela. E eu assino por baixo ...

    ResponderEliminar
  3. Eu até nem sou de CÁ.
    Borrifo-me de alto para não dizer outra coisa.
    P.q. os P.

    ResponderEliminar
  4. António, não comeces com bocas foleiras que Aquele que tu sabes, mastiga-te ...

    ResponderEliminar
  5. Estou a ser muito bem mastigado já à muito tempo.

    ResponderEliminar
  6. Oara cá estou novamente conforme prometi!!!
    Este teu texto "FUTEBOLÊZ" vem muito a propósito para eu também desancar não nos jogadores, porque os que lá são colocados jogam o que sabem e alguns sabem mesmo pouco...,não no selecionador, porque o PB não foi assim tão mau como o querem pintar, embora me irrite a sua voz em linha recta sem fazer as rotundas( espalha-se nas convocatórias...)e..não foi o principal responsável pela vergonha do Mundial.Por isso desanco no Presidente da Federação que no estágio para o Mundial andou a passear os jogadores pelos Estados Unidos em vez de ter ido logo para o Brasil.
    Depois fe
    z uma reextuteração das equipas técnicas (cometeu a loucura de ter feito novo contracto com o PB...sem que o anterior já tivesse expirado!!!!O resultado está à vista!
    A equipa directiva é que devia ter caído para ver se iam para lá quem não estivesse comprometido com os lobys do futebol Sei que é dificil...os tentáculos são demasido grandes!!!!
    Depois COMENTADORES! Comentadores desportivos?Não! Apenas representantes dos três clubes que dominam todo o Fetubolêz Portugês!!!!
    Só veem qualidades nos jogadores ou selecionadores se forem afectos aos seus clubes!!!
    Mas é o que temos!A audiência destes programas será de 90% dos adeptos destes 3 clubes
    Com uma Liga de Futebol ao que dizem falida e o Presidente desta a dizer que Fernando Gomes só se candidatou à Federação depois de esvaziar a Liga dos seus poderes e transferi-los para a Federação que sabia ir presidir!!!
    Muito mais se poderia dizer...

    ResponderEliminar
  7. Para mim, futebol, só com equipas mistas.

    ResponderEliminar
  8. Praí já é rugby e aí sim mistas já dá.Tudo ao molhe e fé em Deus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Rafaelito, também és ginecologista das equipas de futebol?!...

      Eliminar
  9. Nem faço perguntas, porque já nos anos setenta Nicolau Breyner e Herman José na interpretação do senhor Infeliz e senhor Descontente, perguntavam como ia o país. Assim vai o futebol.
    Têm bons pés, fazem passes bonitos e um rendilhado maravilhoso mas que não lhes permite de andar no terreno e o adversário tem tempo para se colocar. O mesmo acontece com o Brasil.
    Hoje o futebol tem de ser rápido, em profundidade e com mais do que um a rematar bem mais de uma vez por jogo. O rendilhado, nem lhes permite o remate pois perdem tempo e posição. Só não vou para treinador porque não me aguentavam uma época...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Chico, eu não percebo nada de futebolês mas... isso não é o que faz o José Mourinho?

      Eliminar
    2. O Zé Mourinho tinha que aprender com alguém!

      Eliminar
  10. Vejam o que se faz em Franca! Estamos em plena renovaçao da Seleçao e ganhàmos ultimamente à Espanha! O RIO AVE està em 1° lugar na Liga. Quanto à BRIOSA, dizem que têm uma boa equipa este ano. O que constato é que jà estamos no "nosso campeonato" là mesmo em baixo!!!Esse desaire contra a ALBANIA deveria ser aproveitado para "uma limpeza geral"!!A começar pelos velhotes que estao na Federaçao!!!!As vezes, dou com o programa "Trio de Ataque" na TV. Coisa fraca, desprovida de qualquer interesse!

    ResponderEliminar