terça-feira, 16 de setembro de 2014

No Bairro Norton de Matos - extensão de Fala...

... é tão fácil saber quando há um desfile de ranchos ou uma procissão (que também é um desfile) a passar pela minha rua. Basta sair de casa e...


6 de Setembro de 2014
Acrescenta, com a devina vénia O EG
Tocam os sinos na torre da igreja,
(Não)Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na (tua) (nossa) aldeia que Deus a proteja!
Já passou a procissão.

22 comentários:

  1. Mas com esta relva a rua está atapetada para passar o andor!!
    Sair de casa para comer uma bifan!a, logo em frente?

    ResponderEliminar
  2. Boa publicidade.
    Modernices.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  3. Vocês gozam mas são as únicas alturas do ano em que posso sair de casa e beber uma cerveja fresquinha sem andar muito a pé.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...claro no imverno estão sempre fresquinhas...
      Cuidado é com o trânsito!!!
      Será melhor arranjar um sinaleiro!

      Eliminar
    2. Olha, eu queria era um passeio... mas o presidente da Junta diz que há pouco dinheiro e outras prioridades...

      Eliminar
  4. Esse "empreendimento" Sagres, até está com muita pinta.
    A falta de passeio, não falem com eles. Vão para os jornais por causa da falta de segurança das criancças que vão para a escola e velhinhos que precisam de ir ao médico. Isso é inadmissível no sec. XXI. Até parece um país do terceiro mundo. ÁH!!!!!! já aprendi umas coisas. Valeu a pena vir ver como é isto, não falando nos lados maus.:)

    ResponderEliminar
  5. Olha, olha!!
    Desde que as filhotas cresceram, nunca vi por ali crianças!!!!
    E vélhinhos por ali também não me lembro de ver!!!
    Só "meia idade"...que têm cuidado e não caiem na valetas!!!

    ResponderEliminar
  6. Rafael
    Também não são precisos. Já víu um transeunte levar com um carro, ir caír numa vala dessas do séc. XVII que traz água não se sabe donde... Isso é bom para um aviário de mosquitos, que são só doenças e muito mais. Amanhã todo mundo à porta do ministério da saúde. Até custa a crer que na extensão de Fala seja assim.

    ResponderEliminar
  7. Não tens problemas, tu até podes ver a procissão ou os ranchos da varanda!
    Passeios para quê?!

    ResponderEliminar
  8. Para que é que queres a porcaria de um passeio para passear? Com uma rua tão larga...
    Só por curiosidade: a vala é de águas pluviais, não é verdade?

    ResponderEliminar
  9. Será que a extensão de Fala sabe de D. Quito e sua Dona São?

    nem um postalito!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. A vala é de tudo o que lá queiram pôr... mas esgotos temos, vá lá... mas já foi depois de eu ter comprado a casa, em 1990. Nessa altura, as casas tinham fossa.
    A malta brinca mas sair com o carro da garagem é um risco danado. Quantas vezes apanhámos sustos... e o meu receio é que um dia não seja só susto...
    Vou seguir o conselho do Chico e escrever para o Diário de Coimbra. Dois textos: um sobre isto (em que alertarei também para o risco maior do pedaço de rua apertado, na zona do muro do Lar de S. Martinho) e outro para a estupidez daquilo que chamamos rotunda do c[CENSURADO]o...

    ResponderEliminar
  11. Eu posso ir buscar o arame que costumo usar para desentupir a vala para ver se o Quito e a São estão lá entalados debaixo de um passadiço de alguma casa...

    ResponderEliminar
  12. É bom quando os amigos dão pela nossa falta. Os amigos são assim. Depois de quase 1 OOO Km de alcatrão e muita farra casamenteira, regressámos.

    Tudo o que vem de Fala, me chama a atenção. O meu berço é perto. O Paulo, com o seu sentido cívico, vai escrever duas cartas ao DC e pôr tudo em pratos limpos. E eu aprecio a iniciativa.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhó Quito! Valeu a pena ir buscar o arame, carais!

      Eliminar
  13. Se a tua casa está legal e foi feita com aprovação da Câmara, significa que a Câmara já recebeu o dinheiro para fazer os passeios em frente á tua casa. Exige o passeio e todos os vizinhos devem fazer o mesmo. A Câmara ficou com o dinheiro e vocês sem os passeios. Aqui na minha rua queriam fazer-me o mesmo. Quando para aqui vim viver, a estrada era de terra batida nem passeios nem saneamento. Tantas vezes fui à Câmara que eles só para não me verem lá, alcatroaram a rua, construíram os passeios e instalaram o saneamento. Não escrevas só, primeiro escreve, manda fotos e depois vai lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, quando fiz obras na casa, fiquei traumatizado com os serviços da Câmara. Um dia destes escrevo um artigo de fundo sobre a vergonha que aquilo é.
      O mesmo com a rotunda do c[CENSURADO]o. Escrevi várias vezes, deram-me razão... mas "agora que está feito assim, é complexo mudar". F[CENSURADO]-se!

      Eliminar
    2. Sei o que isso é! Tenho histórias com os técnicos das Câmaras (Engenheiros/as, Arquitecta, Topógrafo) que nem te passam pela cabeça!... Não dá para escrever aqui, mas espero ter oportunidade de um dia te contar. Até lá, não esqueças, escreve, acompanha com fotos e pede uma audiência ao Presidente! De preferência, um anito antes das eleições...

      Eliminar
    3. Se reparares na fachada da minha casa, é completamente diferente das casas ao lado. Se eu te disser que é assim porque a técnica da Câmara não aceitou um projecto que apresentámos "por se diferenciar das casas vizinhas", que o engenheiro que estava na reunião ligou-me para transmitir isto, que eu lhe disse para perguntar qual seria a solução que ela sugeria e que ela deu esta "solução", acreditarias?

      Eliminar