quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

E DE FUGIR....CHAMEM A POLÍCIA...OS JAVALIS EM CASA DO BOBBYZÉ!!

DOIS JAVALIS NO QUINTAL DO BOBBYZE!!!

14h30 dessa húmida tarde de sábado passado. Descansadinho no meu sofá eléctrico, preparava-me para uma sesta repousante, ouvindo o ultimo trabalho do cantor dos LED ZEPPELIN. (agora em versão de Homem mais reflectido e calmo)
Vi então através da porta-janela que dá para o jardim, dois enormes animais, sem contudo poder distinguir se se tratava do cão da vizinha e algum amigo convidado.
De repente, o meu telemóvel toca e um dos vizinhos da parte da rua, informa-me " Acabam de entrar no teu Jardim, dois enormes Javalis. Não saias para o Jardim. Podes lerpar"!!!
Fui à janela do 1° andar, espreitei e eles, ali estavam, impacientes, de focinho no chão, como se procurassem algum rasto licoroso.
Seguiu-se uma série de 5 chamadas telefónicas sem sucesso. A Câmara estava fechada. A Policia Municipal também, pois tem os gabinetes dentro das instalações da Câmara. Liguei então para a Policia Municipal de Colmar e não obtive nenhuma resposta! Vim à janela dizer ao vizinho que a Policia devia estar num banquete de Natal em qualquer sitio, pois ninguém atendia. Rimos. Finalmente, numa outra secção da Policia de Colmar, fui atendido por uma Agente que me dizia não poder fazer nada e me pedia para eu contactar as Brigadas Verdes!!!Disse-lhe que tentei mas ninguém me atendia. Então, sugeri-lhe que aquele anuncio gravado no inicio da nossa conversa e que me informava da possibilidade de gravação da conversa , poderia ser utilizada no caso de haver feridos ou mortos, para provar a irresponsabilidade e inércia das autoridades!!! Ai, o caso mudou de figura! Deu-me outro numero e pediu para eu ligar. Atenderam-me dois Policias Motards que me disseram que isso não era nada com eles! Um deles perguntou " O que é"? O outro respondeu ironicamente "O Senhor Oliveira diz que tem 2 Javalis no quintal"!! Ouvi rir!!!
Entretanto, a Policia de Colmar contacta-me e diz-me que vai enviar uma patrulha! Dez minutos depois, aparecem 2 agentes bastante jovens. Uma louraça e um jovem policia.
           

                                                                                                                           Depois das perguntas e informações necessárias, a Loirinha , para meu espanto,avançou sozinha para o meu Jardim. Cheguei até  a pensar que ela iria  fazer uma pega ao Javali, coisa que os Forcados de Vila Franca de Xira nunca ousariam. Eu e o vizinho começámos então a afirmar bem alto, que se tratava dum acto arriscado e inconsciente. Se os Javalis saltassem dali e fossem contra ela, morreria logo. Contra a força dum Javali, não há Loura que escapasse!!! Então, voltando à razão, recuou e saiu para a rua! Fui então com ela, à porta do quintal do vizinho e, de repente eles ali estavam deitadinhos!Os animais também têm direito à sesta! E a Loura, num acto patético, puxou então duma lanterna de raios laser e apontou para os animais!! Assustaram-se imediatamente e fugiram novamente para o meu quintal. Dali foram para o quintal da vizinha em frente, tentando entrar na casa, batendo na porta-janela. Deixaram rastos de sangue nos vidros!Andaram assim de quintal parta quintal durante 2 horas!!!
De repente, chegou o Presidente da Câmara e os Bombeiros. Quando lhes mostrei uma foto com os Javalis, o Presidente corou! A responsabilidade era enorme!! Um dos Bombeiros colocou-se à porta da minha casa com um daqueles laços utilizados para se caçarem cães vadios!!! Nunca tinha visto tanto Amadorismo numa situação destas! Ninguém, nas autoridades municipais, tinha um numero de telefone duma Associação de Caçadores!!!!Os únicos que poderiam resolver a situaçao!
Três horas depois, um dos Javalis atravessou a estrada a 100 mts da minha casa em direcção à Floresta! Donde tinha escapado!! Quanto ao segundo Javali, ninguém o viu passar e penso que o Presidente da Câmara não dormiu lá muito bem descansado nessa noite!!!
Mas, em forma de epilogo, ele ainda me disse "Senhor Oliveira, isto é a primeira vez que acontece aqui!! E como é que os Javalis depois de terem atravessado uma dezena de casas foram logo optar pela sua? Muito estranho" Respondi-lhe " Senhor Presidente! Estou há meses à espera duma remessa de LICOR BEIRÃO e não há meio de chegarem!!!Pensaram talvez que o famoso elixir tivesse chegado"!!! Seguiu-se uma conversa para explicar ao Presidente da Câmara, as caracteristicas do famoso LICOR. Mas o pior, é que nem um cálice lhe pude oferecer!!!!


Oh! Num restaurante sou um petisco!

BobbyZé


11 comentários:

  1. Na beira Baixa há muitos javalis. São o inimigo público dos agricultores, não pelo que comem mas pelo que estragam, arrancando tudo com o focinho. É um animal arguto de cheiro apurado e perigoso quando acossado. Normalmente foge do homem pelo que aparecerem no teu quintal à luz do dia é caso raro. Acredito que a fome possa ter sido a causa de uma "atitude" invulgar por parte dos animais ...

    ResponderEliminar
  2. A razão, pondo de parte a hipótese de irem à procura de Licor Beirão coisa que eu não acredito, mais plausível é a que o Quito refere, falta de comida na floresta.
    Em Trás-os-Montes há agricultores que têm porcas e de vez em quando, elas fogem para cruzar com javalis e regressam ao chiqueiro depois de satisfeitas.

    ResponderEliminar
  3. Porque não aproveitaste? Aí não abre a época da caça ao javali?
    Olha para esta receita!!
    Javali à Transmontana

    INGREDIENTES
    Pá de Javali 1
    Cebola 2
    Alho 4
    Vinho verde tinto 1 lt
    Vinho maduro tinto ½ lt
    Sal q.b.
    Louro q.b.
    Pimenta preta em grão q.b.
    Tomilho q.b.

    ResponderEliminar
  4. Continuem a tentar desvendar o mistério. Hà uma explicaçao veridica mas nao é essa do Quito nem do Alfredo!! Moro a 800 mts duma Floresta! Jà é uma ajuda!

    ResponderEliminar
  5. A razão porque lá foram parar não sei, mas foi algo de anormal. Quanto ao petisco não gosto. É uma carne escura e que deita um cheiro pestilento. Prefiro o cheiro das fábricas de papel de Vila Velha de Rodâo. Por falar em porcos, não há nada como um belo leitão no "Típico" da Mealhada ... e um espumante bem fresquinho !
    BOAS FESTAS !!!

    ResponderEliminar
  6. Cheiro pestilento? E porque a nao sabem cozinhar! Aqui é de chorar e pedir por mais!!!Jà agora fiquem a saber que os pequenos javalis em Francês se chamam MARCASSINS!!Claro que um Leitao à Bairrada é outra louça, Quito!!!

    ResponderEliminar
  7. ULTIMA NOTICIA!!!Um caçador da Regiao foi ontem morto por um Javali, depois de ter pensado que o matara com 2 tiros. Ao aproximar-se do animal ferido, este investiu de repente, surpreendendo o caçador!!! Eu nao vos dizia!!!

    ResponderEliminar
  8. O javali tem a pele muito dura e aqui são abatidos a tiro de zagalote. Porém, a prática de abate é expressamente proíbida. Apenas com a permissão do estado. Um caçador pede autorização para a "batida" e faz constar mais 10 ou 15 caçadores. Todos têm que estar legalizados com a carta de caçador que consta de uma lista entregue pelo interessado. Essa matança de "espera", é prosaicamente chamada de "correção de densidade de javalis". Na realidade, por vezes, é necessária pois devastam tudo para desespero dos agricultores. Há quem ponha bolas de naftalina nos campos, pois diz-se que o javali odeia o cheiro a naftalina. E também há quem faça charcas com óleo queimado de automóvel onde eles se rebolam para desparasitarem o pêlo. Mas nada resulta ...

    ResponderEliminar
  9. Quito! Aqui passa-se a mesma coisa. As batidas fazem-se com autorizaçoes legais. E todos os participantes têm carta de caçador! Porém, alguns caçam melhor no prato!Quanto à "densidade de de javalis", na vizinha Alemanha houve uma batida em Novembro para se abaterem mais de duzentos Javalis!!! Nao precisam de "VIAGRA' para se reproduzirem. E quando se começa a dar-lhes de comer, entao eles habituam-se a vir até às populaçoes!!Nao foi o caso daqueles que vieram até ao meu quintal O que é certo é que ainda nao houve nenhum "esperto" que descobrisse a explicaçao!!

    ResponderEliminar
  10. Aqui fica a explicaçao! Houve uma batida organizada na Floresta situada a 600 mts de minha casa e estes dois javalis conseguiram escapar, fugindo para perto das zonas habitadas. Escolheram o quintal dum "Embaixador" para pedirem asilo politico!!!

    ResponderEliminar