quinta-feira, 29 de abril de 2021

 


CRÓNICA DE FIM DE TARDE ...

 

Regresso hoje ao convívio dos amigos. Dos amigos que tenho virtuais, mas também reais das cidades que se cruzam comigo no meu horizonte de vida – Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Lagos. Conheço o pulsar das quatro cidades, a de Leiria ainda em embrião. E hoje, martelando nas teclas do computador, recordo a capital albicastrense e do almoço  no “Arena de Verona”. Durante os dias de estadia, foi uma procissão de pratos italianos que me deliciaram. De ver as gémeas hoje adolescentes e de lembrar velhos tempos e da sua paixão pelo violino. De ouvir os conselhos de gastronomia de Zeza Aldriguetti e do sempre atarefado Evis Aldriguetti, que me saúda e me fala dos problemas da vida. E Hugo, empregado de mesa da casa, que me fala da Académica e me diz que tenha fé no êxito dos “estudantes” - uma amabilidade. Depois a cidade, na sua vida morna. Da farmacêutica que me conhece há longos anos e não tendo o produto que eu necessitava se meteu no carro e o foi procurar, mesmo sendo a compra de valor insignificante. Da calma e da ordem das gentes que junto ao pavilhão de vacinação aguardavam a sua vez. E da simpatia dos profissionais que ajudam a mitigar este pesadelo coletivo. Como está bela a capital da Beira Baixa ! Das filhós às resmas no escaparate das lojas de alimentação. E dos bolos regionais e do pão do Salgueiro do Campo com a côdea a estalar. Mas o melhor de tudo são as gentes. De sentirmos que partirmos sem partir. De nos percebermos estimados e albicastrenses de adoção. Fechar a porta e abandonar a cidade e regressar às margens do Mondego. Um travo amargo – doce e olhar o Castelo altaneiro, sentinela da planície. O contentamento de regressar em breve, caminhando pela estrada e pela vida como quem vai tecendo em horas de lazer e de prazer um bordado de Castelo Branco.

Kito Pereira        

7 comentários:

  1. errata: onde se lê " à longos anos", deve ler -se "há longos anos " ...

    ResponderEliminar
  2. Olá que bela crónica de fim de tarde.
    Gostei muito...que belos Dordados de Castelo Branco.
    Está a chover com 12 graus amanhã já vai estar melhor o tempo.
    Saúde ....São os meus desejos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tudo continue a correr bem e que em breve volte à normalidade.
      Por aqui já estamos os dois com a segunda dose...
      Beijinho

      Eliminar
  3. Não sei se sabas Quito que o homem que foi durante décadas responsável pela Organização da Intersindical, quando se reformou retirou-se para Salgueiro do Campo, passou a dedicar-se à escrita e já leva uma vasta obra literária. Pelos vistos os ares para esses lados, e olhando para o que tu e ele escrevem deixavam o Camões se ainda fosse vivo roído de inveja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem será ? Há uma forte possibilidade de eu conhecer quem referes, pelos anos que ali vivi ...

      Eliminar
  4. Mais um recordar de que um tempo vivido em Castelo Branco.
    Em outros textos dos vividos em Lagos.
    Mais tarde serão os vividos,com tanto para contar na mais recente cidade que preencherá de modo afectivo a tua vivência terrestre, pois é Leiria onde os netos te esperam com o carinho que os avós merecem..
    COIMBRA COMPREENDE!

    ResponderEliminar
  5. Em resposta clarifico que falei do Américo Nunes, que nasceu em Almaceda e julgo que vive não sei se em Juncal do Campo ou no Salgueiro do Campo.

    ResponderEliminar