quinta-feira, 23 de setembro de 2021

AINDA MAL ABRIA O LUSCO-FUSCO...TEXTO


 Ainda mal abria o lusco-fusco já lá iam as parceiras, de sacho ao ombro preso por uma das mãos, a caminho do "tchão". 

     A tia deixou-me o vestido lavado nas costas da cadeira, a água na bacia do lavatório para me lavar e a malga do café com leite e sopas migadas sobre a mesa. Quando já estivesse pronta podia ir fazer carava à mãe da senhora Isabel Augusta para a Zefinha ir fazendo a lide da casa. À hora da merenda, a tia viria buscar o açafate e podíamos ir juntas para eu ajudar, também, a apanhar as batatas.

     Ainda a tia fechava o portão do curral já eu assomava de combinação, desgrenhada e pé descalço ao varandim do balcão.

     _ Tia, deite-me a sua bênção. Já são horas de eu ir?!

     _ "Ai rábia te pele", podias ficar mais um poquenino na cama, cachopa! Porta-te bem, não sejas impachosa! Deus te abençoe. Só vais depois do sol dar na Lage da Lancha, está bem? E cala-te um poquenino, não enfades a Menina Zefinha!

     _ Não enfado, não senhora! Ela gosta muito de mim e eu faço tudo o que ela me manda.

     _ Ai meu "taneno", fica com Deus.

     Entrei, fui lavar a cara,  ou melhor, molhar os olhos e a cara, esfreguei duas vezes as mãos com o sabonete de madeiras do Oriente (que cheirava tão bem!) e passei-as por água, antes de as secar na toalha de linho pequenina que a tia me tinha feito com as abas de um lençol já poído no meio. Tinha o meu nome bordado a ponto de pé de flor e uma linda rendinha na ponta. Depois, voltei a dobrá-la e a colocá-la no lugar. Fui enfiar o vestido e coloquei as alpargatas, embora sem vontade, mas a tia não gostava que eu fosse descalça para casa de outras pessoas! Só depois fui para a cozinha. Comi as sopas a custo e tive a tentação das ir despejar para a pia das galinhas, mas sabia que a tia ia ficar zangada e isso é que eu não queria de forma alguma!...

     Nunca mais chegava o sol à Lage da Lancha! Naturalmente tinha-se esquecido de nascer! Até porque já se ouvia o chiar do cambão das noras para regar as hortas!  As vacas do senhor Doutor Esteves já lá iam a caminho do lameiro... 

     "Naturalmente o sol hoje não quer vir! A tia diz que no Inverno  às vezes não vem!... Afinal já lá vem! ", - gritei de mim para mim.

     E lá fui eu, de boneca dependurada da mão, aos saltinhos pelo largo do Enxido! 

     _ Menina Zefinha, já está levantada?

     _ Já sim, minha cachopita! Entra. O que queres comer?

     _ Eu já comi! Muito obrigada. A avó ainda está no quarto?    

    _ Ainda. Olha eu vou encher o cântaro antes dela acordar, está bem?

     _ E eu vou varrer o corredor, quer? A tia diz que eu já varro muito bem! 

     Lembrei-me do aviso da tia e calei-me um poquenino, que não seria por muito tempo não fosse a Zefinha sair apressada buscar água ao chafariz. Pois, por mais recomendação que me dessem eu dificilmente me lembrava de manter a boca fechada!...Ainda hoje, se não tomo tento, lá vou eu soltando a grafonola, mas prezo-me de não falar da vida alheia...

     Bem, vou ficar por aqui, senão ... 

Georgina Ferro

Sem comentários:

Enviar um comentário