sábado, 5 de março de 2022

ENCONTRO COM A ARTE- POESIA - Contra a Guerra de Agressão Jorge Castro

Todos temos o direito a defendermo-nos. Ninguém tem o direito de agredir.


CONTRA A GUERRA DE AGRESSÃO

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

não se me dá desta guerra     

ou de outra guerra qualquer

nas mãos ficam-me pungentes

os cravos das incertezas

cravados a feros golpes

pelos donos da razão 


falas-me de heróis semimortos

alinhados nas paredes

que se vão crivar de balas

dos corpos já trespassados?

falas-me de outras crianças

que brincam com estilhaços

manchados da cor estranha

do sangue das suas mães?

falas-me das mãos decepadas

dos artistas militantes

entre arroubos de Guernica

ou de rosas de Hiroshima?


de que nos valem razões

na sem-razão de uma guerra?

numa baioneta de ódio 

que sangra um coração moço?

num míssil cobardemente

lançado à vida que passa?

nos tanques tão couraçados

contra a flor que desponta?

em comboios de degredo

numa terra de ninguém?

nesse sangue derramado

por todos e de ninguém?

que serve aos senhores da guerra

mas não serve a mais ninguém?


não se me dá desta guerra

ou de outra guerra qualquer

que serve aos senhores da guerra

mas não serve a mais ninguém!


- Jorge Castro

01 de Março de 2022

 

Sem comentários:

Enviar um comentário