sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ANTERO DE QUENTAL...PORQUE NÃO?

Desde os tempos do Liceu Infanta D. Maria, que Antero de Quental faz parte "de mim", não sei bem porquê, mas alguma, das (boas) professoras de literatura portuguesa que tive, deve ter culpas no cartório!

A.Q., símbolo da "Geração de 70", foi poeta, filósofo e político. Estudou Direito nesta nossa cidade e em 1861 iniciou a Questão Coimbrã. "Sonetos Completos" é considerada a sua melhor obra. Mas o que eu aqui venho recordar é uma faceta menos conhecida de A.Q. "Tesouro Poético da Infância", vale a pena ler aos netos... aqui vai um pequeno excerto:

"AS FADAS... EU CREIO NELAS! UMAS SÃO MOÇAS E BELAS, OUTRAS VELHAS DE PASMAR... UMAS VIVEM EM ROCHEDOS, OUTRAS,PELOS ARVOREDOS, OUTRAS, À BEIRA DO MAR..."
"...QUANDO A NOITE É CLARA E AMENA E A LUA VAI MAIS SERENA, QUALQUER AS PODE ESPREITAR, FAZENDO RODA, OCUPADAS EM DOBRAR MEADAS DE OIRO E DE PRATA, AO LUAR"
"...OH, SE ESTA NOITE, SONHANDO, ALGUMA FADA, ENGRAÇANDO COMIGO (PODIA SER?) ME TOCASSE CO'A VARINHA E FOSSE MINHA MADRINHA, MESMO A DORMIR, SEM A VER... E QUE AMANHÃ ACORDASSE E ME ACHASSE... EU SEI! FEITO UM PRÍNCIPE, UM EMIR!... ATÉ JÁ, IMAGINANDO, SE ESTÃO MEUS OLHOS FECHANDO... DEIXA-ME JÁ, JÁ DORMIR!"

E é o que eu (Mariazinha) vou fazer, embalada nesta inocência, poética de um político... poeta!

Acreditar nas fadas... é preciso!

6 comentários:

  1. Um texto de estilo diferente, lido com muito gosto. Não haja dúvida que Antero de Quental foi um idealista com excelentes obras publicadas e esta é uma das suas facetas que até gostei de conhecer. Venham mais.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia mas após esta leitura até apetece mesmo também acreditar nas fadas.

    ResponderEliminar
  3. ...e conseguiste adormecer sonhando com a inocência dos poetas politicos... deste tempo?
    As Fadas pediram todas a "Reforma antecipada"!
    E agora já não temos em quem acreditar, por isso Carlos tira "Cavalinho da Chuiva"!

    ResponderEliminar
  4. Sonhar é preciso!"O sonho comanda a vida".
    Sonhar em comum com os netos...uma delícia!
    Simples e belo este poema, Mariazinha.

    ResponderEliminar
  5. E a libelina (vulgo nevoeiro).
    Por mim está tudo com névoa.
    Vou entrár em modo CLANDESTINO.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  6. Sim, porque não?
    Antero de Quental tem obra, como poeta, como político, como homem.
    Odes Modernas, que viria a dar origem à célebre "Questão Coimbrã", é marcante na história da nossa literatura.
    Juntamente com Eça e Ramalho, fez frente a todos aqueles que "recusavam o bem da cultura para o Povo".
    Acreditou que era possível "uma revolução intelectual", bateu-se por ela com nobreza.
    Foi um homem com H.

    Obrigado, Mariazinha Leão, por este bocadinho de A.Q.

    ResponderEliminar