segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A vida não pára em Montreal

11.01.17 às 06:50

Temperatura: –22oC

Temperatura eólica: –29oC

Já agora o BOTA, um SPA sobre a água para aquecer o corpo.


Não se admirem pois isto ainda é quente. Na Província de Saskatchwan, a cidade de "La Ronge" está com –38oC neste momento, sendo a eólica de –43oC. É um frio muito sêco, o que é muito bom.

17 comentários:

  1. A seguir a um caldinho verde fumegante, tanto frio!
    Ai que fico constipada...

    ResponderEliminar
  2. Celeste Maria

    Mesmo por dentro das janelas, não tenha dúvidas que até vai um caldinho verde.
    Como não estava vento na altura, andava-se bem na rua.

    ResponderEliminar
  3. O frio fresco é por esses ládos.
    Por cá, é o frio morno.
    Um Abraço.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  4. Tonito,
    Estou a preparar-me para sair às 18H daqui. Estamos a -17C e eólica -23C. Durante a noite vai para -20C e provávelmente à volta de -25C eólica. Isto não são records. Mas amanhã vamos estar cheios de calor pois vão ser -3C. O giro é que vamos sentir esse quentinho. O nosso corpo é assim.
    Um abraço,
    Chico

    ResponderEliminar
  5. Chico, Eu e a Daisy estivemos aí mais ou menos em Junho de 2009 e o clima estava uma maravilha!
    Andavamos de manga curta mesmo à noite!... Pelos vistos é um clima de extremos!...

    ResponderEliminar
  6. ...portanto durante quase todo o ano não utilizam o frigorífico!

    ResponderEliminar
  7. É demasiado para o meu entendimento.
    Chico,para passar meio ano congelado.é preciso fazer testes?
    E,depois,quando vamos ao micro-ondas,saímos em condições de comer e beber?!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Tanto quanto percebo, o frigorífico só é necessário quando o Alfredo e a Daisy vão até ao Canadá!
    Assim se derretem as neves, assim se aquecem os corpos...
    Grandalfredo!

    Rui Lucas, cuidado com a tua pele. Depois de ires ao micro-ondas não ficarás em condições de comer e beber nem de qualquer outra coisa terminada em er. Ficarás mais a jeito de qualquer coisa terminada em ido!...
    A propósito, como vão as tuas osgas? Há muito que não tenho notícias desses teus simpáticos animais de estimação.

    ResponderEliminar
  9. Alfredo Moreirinhas,
    De verão basta ir a um parque para ver pessoas de todas as idades em fato de banho a apanharem banhos de sol. Nessa época a tempertura pode ir acima de 40C e no inverno o mínimo pode ir abaixo de trintas, o que raramente calha se não fôr a eólica. Eu costumo dizer que se aqui não houvesse inverno, isto era África. Na prática costumamos dizer que temos dois meses de verão, oito de inverno e dois para passar. Por vezes até temos um verão mais comprido. É um país de contrastes não só nas casas, como na técnica, em tudo. Só pessoas com um temperamento muito forte, foram capazes de o desenvolver. Dou-lhes o seu valôr.

    ResponderEliminar
  10. Rafael,

    O frigorífico é utilizado todo ano aqui e nos polos pois não gostamos de leite nem ovos congelados. É assim que se vendem frigoríficos em certas zonas.

    ResponderEliminar
  11. Rui Lucas

    Frio, frio, Janeiro e Fevereiro.
    Fazer testes não mas no ano passado era ideia geral que a vacina contra a gripe não tinha nenhum efeito e este ano não a receberam. Estão os hospitais cheios a tal ponto que tiveram de abrir clínicas da gripe com centenas de camas em edifícios do governo e só quando é mesmo necessário, são levados para o hospital.
    Bem, no meio do frio, não é quando um homem se sinta mais orgulhoso mas ir ao micro-ondas...
    Apetite nunca falta e um copo há em todo o mundo.

    ResponderEliminar
  12. Pelo Natal passei uns dias em Estocolmo com temperaturas da ordem dos 15 graus negativos e fiquei admirado por afinal ser perfeitamente suportável. Fiquei com a ideia que a partir dos 2 ou 3 graus negativos, as diferenças quase não se notam.
    De qualquer forma, não consigo imaginar o que será suportar temperaturas tão mais baixas com as de Montreal...

    ResponderEliminar
  13. 22 negativos? Nem imagino o que seja...
    Quanto estão zero lá no burgo Salgueiral, farto-me de bater o dente ...

    ResponderEliminar
  14. Rui Felício
    Acredito plenamente pois aqui também acontece o mesmo. No entanto tudo depende das várias condições atmosféricas. Conta imenso a intensidade do vento, se vem do sul, se é transversal (do Atlântico ou do resto do Canada no nosso caso), ou do norte mas este não é para brincadeiras. Depois há a considerar a humidade que tem muita influência e Montreal até é uma ilha. As pressões que quase ninguém pensa, também contam e de que maneira. Todavia, no meio desta técnica toda, há reacções pessoais que não têm explicação aparente.
    Na sexta-feira passada o tempo estava muito melhor e fiz um percurso Oeste-Este e vice-versa em bicicleta. O vento que vinha do norte*, sentia-se na ida para Este. De frente, não era nenhum dôce. À vinda, foi uma alegria. Nem o sentia. Por isso, à mesma temperatura há muitos frios.
    Ontem fui pôr a família ao serviço e vim para casa mas francamente, na rua não senti o mesmo frio. A sensação era de muito sêco, o que não condizia com a realidade para a temperatua e andar-se na rua nessas condições, em nada ajuda os pulmões.
    *Falo do vento vindo de norte e que se sente como vindo de Este, o que parece um paradoxo. Trata-se de um vento que começa a descer na Baía de Hudson e que é muito necessário para o equilíbrio do meio ambiente deste planeta. Na sua descida e já sobre o Quebec, deriva para a sua esquerda passando por cima do Atlântico. A corrente de ventos quentes vindos de sul sobre o Atlântico ao cruzarem-se com ele, arrefecem e chegam ao polo norte gelados. Quando tal não acontece, essa corrente aquece os gêlos do norte dando origem à erosão activa. Enfim, sacrifico-"me" para bem da humanidade.

    Por eles virarem à esquerda é que sentimos o vento como se viesse de Este, como digo mais acima.

    ResponderEliminar
  15. Quito,
    Hoje já está quente, vamos para menos três centígrados com neve ligeira que deixa as árvores muito liiiiiiindas. É uma alegria. Neste momento estão menos dez centígrados, humidade de 81%, vento de 15 kms e uma temperatura eólica de menos dezassete pois para os humanos, esta última é que conta. Vááá, vai p’rá lareira que eu vou sair. Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Moreirinhas,
    Desculpa de voltar ao assunto. Andaste aqui em mangas de camisa no bom tempo mas andam muitas miúdas neste tempo em mini-saia. Uma ou outra anda com meias curtas por mais que avisem nos meios de comunicação como se andar em tempo destes. Desculpem-me mas não sei aonde estiveram no pasado os pais pois neste momento já não há nada a fazer. E assim evolui a sociedade.

    ResponderEliminar
  17. Caro Viana:
    Acabei de saír do micro-ondas,com dificuldade confesso...Estava a paragem cheia de tipos barulhentos,com bandeirinhas e mau aspecto.
    Quanto às minhas osgas,andam um bocado desaparecidas por causa do frio.
    Mantem-se uma,mais gordita,que me tem feito um bocado de companhia.Nem sei de que ela se alimenta,pois não tenho moscos e borboletas congelados...
    Mas,aguenta-se pouco à vista.Rapidamente foge para trás do armário e só aparece no dia seguinte.
    Um dia destes,quando estiver mais quente,darei notícias.
    Um abraço.

    ResponderEliminar