terça-feira, 4 de janeiro de 2011

COIMBRA ANTIQUÍSSIMA!


RUA FERREIRA BORGES
Foto enviada por Fernando Nuno Gaspar

7 comentários:

  1. Calculo que tenha mais de cem anos esta fotografia.
    E fico admirado por me parecer que a traça urbanistica era praticamente igual à do tempo actual, com a excepção da rua que cedeu ( e ainda bem ) o seu espaço total aos peões.

    ResponderEliminar
  2. Esta é uma excelente foto. O pormenor da carroça de cavalos, o cavalheiro de chapéu e bengala ...
    Romantismo de outras épocas...

    ResponderEliminar
  3. Esta é a primeira de uma série de 5 que me enviou o Fernando Gaspar.Provávelmente já haverá alguns de vós que as conhece.
    Todavia achei que são fotos duma Coimbra Antiquíssima(como o Fernando lhe chama),que se gosta sempre de rever.

    ResponderEliminar
  4. Se não fosse a charrette, o carrinho de mão e os passantes com os seus trajes da época, poderíamos imaginar a Ferreira Borges, aqui a alguns anos atàs, sobretudo no que se refere ao movimento! Hoje em dia as pessoas escasseiam e o desânimo dos logistas é total, as lojas porta sim, porta não, estão fechadas e a Baixa que outrora foi um ponto de referência...está moribunda, direi mesmo...morta.
    Chamam-lhe evolução dos tempos!!! Talvez, mas que é triste é! Quem te viu e quem te vê.....

    ResponderEliminar
  5. Vislumbrei agora a bonita casa de estilo Manuelino, no principio da Rua Corpo de Deus, que muitas recordações me traz. Foi aí que o meus Avós paternos, o meu Pai e o meu Tio viveram, foi aí, que o meu Avô exerceu o seu cargo de Embaixador do Brasil, enquanto existiu embaixada em Coimbra e também foi aí que tinha o seu consultório médico, onde por várias vezes fui levada pela minha Mãe, teria eu uns quatro anos, quase em estado de sofôco, pois tinha o "vicío" de meter nas narinas, tudo o que me viesse à mão. Tinha uma especial predileccção pelos "bás", borbotos que ao longo da noite ía tirando do cobertor e pelas sardinheiras(flor),que eu adorava esborrachar e enfiar no nariz. Penso que alguns feijões também por lá andaram e o mais engraçado é que me lembro perfeitamente de tudo...
    Recordações de uma distante, mas feliz infância!
    Falta-me dizer que o meu Avô era otorrinolaringologista.(ufa, que cansaço)!

    ResponderEliminar
  6. Na fotografia estão os motivos da actual degradação.
    Todas aquelas casas eram habitadas.As lojas eram o comércio de proximidade.Este mudou-se para a proximidade dos actuais polos de habitação.
    O problema do comércio da Baixa,a meu ver,não é o dos horários dos hiper-mercados.É o da falta de residentes,de moradores,com todos os problemas de segurança inerentes a uma zona urbana deserta.
    A Baixa só funciona,e mal,no horário da Câmara.
    A Baixa e quase todas as zonas da cidade velha.
    Esta a minha opinião.

    ResponderEliminar