domingo, 5 de junho de 2011

3ª PROVA CABRITO DE SICÓ-PENELA 3ª PARTE

TERCEIRA PARTE

Entrada do Castelão disfarçado de "FADUNCHO"!
Bigodinho faz-me jeito....

Seja largo, seja estreito....
Vai sempre a direito.....
Eu sou o bigodinho, faz-me jeito
Com o tabalho não me ajeito...
E agora em estreia nestes encontros Gueguistas, LUISA MOURA
TIC-TAC
(Encandescente)
Eu que sinto o espanto das coisas
conhecidas
Por em nenhuma delas me reconhecer
Eu que tenho um furacão a rugir dentro do peito
E uma bomba no centro do coração
E que ouço o tic-tac do
mecanismo
E que espero o tica-tac da
explosão


Eu que pelejei em tantas
batalhas
E mesmo caída em nenhuma me
senti vencida,
E levantando-me segui em frente
Carpindo dores, lambendo
feridas,
E continuei caminhando contra a
corrente.
A corrente contínua e igual da
Vida

Eu que tenho lava ardente
correndo nas veias
E o corpo marcado, queimado da erupção
Eu que lutei e esperneei e
esbofetei
Para ser mais que este horizonte
pequeno e mesquinho
Que a vida, a nascida, me
predestinava.


Eu que percorri todos os lugares
do mundo
E em nenhum encontrei abrigo
E a nenhum chamo o meu lugar.
Continuo caminhando ouvindo o
Tic-tac do mecanismo,
Da bomba que bate bem no
centro do meu coração.

E caminho e espero...
A cada passo,
A cada tic-tac,
o TIC-TAC da explosão
letra seguida atentamente pela Lekas e Tó Ferão....
A Maria João ouvindo o tic-tac ...do relógio
A Ló em profunda meditação.....
Mudando de semblante...mais alegre e malandreco
para
"Um bordel á Portuguesa"


Vídeo produzido por Celeste Maria
Quito e São sobem ao palco....
O NOME DO QUITO, PÁ
O nome do Quito, pá é um grande enigma
E causa estigma a quem não o sabe já.
Não têm conta os neurónios que queimei
E o balúrdio que gastei com detectives
privados,
Enigma maior que este não há, nem mesmo,
sei lá...
O sexo do Castelo Branco
O nome do Quito, pá
Da mata do Choupal ao mato da Guiné
Mesmo no pé nunca deu um tiro
Quando a farda sujava, não havia problema
Tinha a sua Mariema, melhor que o Cinq -à -Sec
Relembra sempre África onde foi vítima de assédio:
Dormiu com o Eusébio...p´lo menos no
mesmo hotel
O nome do Quito, pá
O nome do Quito, pá, é uma grande
confusão
Excepto p´rá São, que lhe aviou a receita
Dos amigos do Bairro, mesmo os da rua D
Só hão-de saber os de alto gabarito
Como o batido de atum que me dá quando o
visito.
É um nome esquesito, talvez...periquito?!
O nome do Quito, pá
Foi desterrado c´a  São p´rá mais Baixa das Beiras
Ele é da cidade mas à serra dá voz
O nosso Eça de Queirós, já tarda um seu livro
É o bom samaritano das fraldas da serra
P´rás gentes daquela terra é o "SNS" do Salgueiro"
O nome do Quito, pá

Bem vou tentar explicar o Quito, pá....
Como o Abilio deu uma gargalhada...a explicação não se percebeu bem!
La neje sempre tombou...inevitável!
O Povo é que mais ordenha!
A atração  fatal pelo bigode!
Minha Santa Aparecida...nunca vi igual...diz o Daniel
com seu sotaque brasileiro...
Mas Mila, Milita, Eduardo, Celeste Maria e Gil deliram...

O Bigodinho...lá longe ao cair das calças....pede para não haver excitação...
...ASAE  numa operação relâmpago,  confiscou as fotos!!!!
A Luisa Rocha garantiu à nossa reportagem que nunca tinha visto
linguiça assim... de pano cru feita!
A Olga Viana aproveitou uma saída à esplanada do Carlos para dar saltos
na cadeira e bater palmas
O Suspensório Man, teve de ir às urgência para lhe fecharem a mandibula!
O coro da Matulonas-naipe dos sopranos, cantando:
Meninas do nosso bairro
Olhai as moças do Bairro
Olhai as moças do Bairro
No coro das Matulonas,
Vamos lá apreciar,
Com respeito, a rimar
Fosca-se..tão boazonas!
A Maricota no encheminto da melodia, a maestrina segurando os naipes e a Leca rezando para não se enganar...
FIM DA TERCEIRA PARTE

13 comentários:

  1. O Coro das Matulonas bem orientado pela Autora e Maestra, Sua Alteza D. Celeste Maria Grande Castelã do Castelo de Penela.
    Parabéns! 20 Valores - :-))

    ResponderEliminar
  2. Vá lá que te safaste com esta 3ª prova!

    ResponderEliminar
  3. Mais uma reunião de gente endiabrada, agitada e insubordinada mas muito unida e amiga.
    Um bom almoço e muita alegria, não dispensando o elogio ao nosso fadista que com aquele belo bigode fez revirar muitas cabeças femininas e claro, as belas, boas e afinadas "coristas" que com os seus laços e sem vergonha dos seus óculos e suas rugas fazem a inveja dos meninos.
    Mais uma beijoca muito grande para o meu VoVozinho e para a sua maravilhosa raínha.
    Eu fui honrada com uns "parabéns a você" que só com bastante esforço não me fizeram verter lágrimas sujas da maquilhagem dos olhos mas estão TODOS os outros amigos de parabéns pelo bem estar e alegria que nos proporcionam.
    Uma beijoca minha e um abraço do mê Manel

    ResponderEliminar
  4. Luisa Moura proporcionou-nos um momento sério, para mim inesperado, de excelente interpretação, com a sua voz bem timbrada e dicção perfeitas. Escutámo-la atentos, em silêncio, pensativos e concentrados.

    Num registo diferente, um tal de "Faduncho", de bigode farfalhudo, reproduziu um fado com letra bem conseguida que nos fez rir até às lágrimas, acompanhando-o em coro.

    ResponderEliminar
  5. À sombra de um trocadilho oportuno e bem conseguido, área em que o Paulo Moura é mestre,foi construida uma letra oportunissima de que Jacques Brel não desdenharia.

    E agora digo eu:

    Quito, ne nous quites pas, jamais!

    ResponderEliminar
  6. O Paulo Moura manda dizer que agradece a todos terem cantado, atenuando os danos potenciais provocados aos vossos ouvidos (excepto do Rafaelito, que se safa sempre) pela sua voz miserável.

    ResponderEliminar
  7. Nesta reportagem fica bem patente o valor acrescentado vindo da extensão de S. Martinho.
    Se é certo que o "bigodinho" é prata da casa - e que bem que esteve o Castelão, que grande "lata"! - também é verdade que se adivinha o dedo maroto da extenSão...
    "O nome do Quito,pá" deixou o nosso querido Eurico dividido entre a diversão e a comoção(eu percebi isso, pá...!)
    Por último, mas não menos importante:
    "Tic-Tac", um momento raro, uma bela poesia com suporte musical de uma única viola, uma voz maravilhosa!
    Luísa&Paulo Moura, obrigado.

    ResponderEliminar
  8. Ainda entras esta madrugada neste Filme por quatro episódios!quatro!
    Sim eu sei!
    Devagar se vai ao longe e...confessa está uma "reportagenzona"!
    Lata nunca me faltou...mas preferia prata ou até mesmo ouro!

    ResponderEliminar
  9. Confesso, com muito agrado: uma reportagenzona !
    Toma nota da hora. Olha as ajudas de cuspo...

    ResponderEliminar
  10. Amanhã, daqui por umas horas, aparece a Sãozita a perguntar: mas estes gajos não dormem ?
    E logo a seguir, aparece o Rui Felício a dar-lhe razão e a colocar a mesma questão.
    Só para se "meter" com ela...
    Manholas!

    ResponderEliminar
  11. A São Rosas manda perguntar: "Mas estes gajos não dormem?"
    Eu... carais... nem sei que vos diga... dá para perceber que me sinto muito bem convosco, não dá? E nota-se que vos fico muito grato por me acolherem como puto M/F (M da minha parte e F da parte da São Rosas) do Bairro, não nota?
    Bem hajam!

    ResponderEliminar