domingo, 12 de junho de 2011

Urgência

Não, não houve fogo. Aqui está um caso de boa vontade mas...
Chegaram os serviços de urgência à conclusão que na situação actual, as ambulâncias já não eram capazes de chegar dentro do tempo de segurança previsto. Para que a vida de pessoas não ficasse em risco, a cãmara de Montreal tomou a decisão de fazer saír os bombeiros como primeiros socorristas, sempre que haja uma chamada de urgência respeitante ao campo da saúde.
Uma boa medida, uma vez que também estão equipados com material para as situações mais variadas incluindo o desfibrilador mas a longo tempo, como têm que esperar pela a ambulância para o transporte do doente pois não têm maca, talvez económicamente fôsse melhor comprarem automóveis pequenos só para estas deslocações.
Bem, com o estado da rua esperemos que o doente chegue em bom estado ao hospital. Vendo o exemplo dado neste blogue, esperemos que a cãmara de Coimbra venha asfaltar esta Avenida.

14 comentários:

  1. Chico Torreira
    Gosto sempre de ler as tuas considerações, sobre os mais variaos assuntos. Nós os portugueses, temos por hábito dizer mal de nós próprios.Deixa-me fazer aqui um elogio ao INEM. São as nossas ambulâncias de socorro a sinistrados ou doentes súbitos. Há dias, um pessoa que vinha a guiar um carro em trânsito para Castelo Branco, sentiu-se mal ao volante pelo que foi necessário através da farmácia do Salgueiro pedir o INEM, prestando-lhe os primeiros socorros. Apesar dos 12 Km de distância, o INEM chegou com grande rapidez, com a sua ambulância apertechada com médico e enfermeiro para além de todo o equipamento necessário para qualquer urgência. Foram muito eficientes, pelo que aqui deixo este registo.

    ResponderEliminar
  2. Não contes com o tratamento da estrada cá pelo burgo.
    Mas podes contar com o nosso INEM sempre.
    Eu que o diga com a AVARIA TÉCNICA que tive.
    Se não fossem eles, eu já estava do outro lado calmo e sereno, como se não se tivesse passado nada.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  3. Quito

    Gostei de saber que o INEM oferece um bom serviço mas isso de estar a doze kilómetros de distancia é muito perigoso.
    Aqui têm de estar a uma distância tal que lhes permita chegar ao doente dentro de dois minutos a contar da chamada telefónica para as urgências. Dizem que é o tempo máximo aconselhável para salvar uma pessoa que tenha tido um ataque cardíaco. É por isso que muitas vezes andamos na cidade e vemos uma ambulância parada com o pessoal lá dentro em espera. Se demoram mais, já estás a ver os advogados e tribunais.
    Por isso a cãmara pôs os bombeiros ao serviço até resolver o caso, pois são pessoas com cursos idênticos mas o problema é que já se arrasta há mais de um ano!!!
    O pessoal das ambulâncias está altamente bem preparado para a maior parte do tipo de intervenções mas se notar que estão ultrapassados, pedem o avanço dos paramédicos que se encontram distribuídos pela cidade com carros e até já tem feito intervenções cirúrgicas no local ou no caminho. Acima têm um ou mais médicos a coordenar os serviços no campo da medicina.
    Podiam era evitar de gastar o nosso dinheiro pois cada carro dos bombeiro que sai e estão sempre a sair, não é brincadeira nenhuma.

    ResponderEliminar
  4. Tonito

    Ainda bem. Viva o INEM pois além do material que esse pessoal tenha à disposição, não haja dúvidas que os portugueses em situações de aflição são altamente desenrascados. Além dos conhecimentos que têm, nessas alturas têm um poder creativo enorme.
    Quanto ao alcatrão, paciência. Talvez o Rafael ou o Carlos Viana metam aí uma cunha.

    ResponderEliminar
  5. Ao que conheço,Chico,o nosso INEM funciona bem apesar dos maus tratos que tem tido.
    Já as ambulâncias,de transporte de doentes(também por conhecimento directo) deixam muito a desejar.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. O Tonito sentiu na pele a eficiência do Serviço INEM. Devemos valorizar as coisas boas que "ainda" vamos tendo...

    ResponderEliminar
  7. Felizmente, só tenho a elogiar a eficiência do INEM em duas situações que necessitei dos seus seviços.
    A assistência telefónica para o serviço de ajuda médica, também é uma mais valia para orientar os doentes ou familiares dos procedimentos mais corretos a aplicar nas situações de aflição...

    ResponderEliminar
  8. Uma das grandes conquistas de Abril foi o SNS, que tem vindo a ser destruído mas ainda resistem serviços importantes pela sua eficiência e utilidade para a população.
    O INEM é, sem qualquer dúvida, um bom exemplo. Já salvou muitas vidas. Esperemos que a sua destruição não faça parte do "pacote" de malfeitorias que aí vem...
    Sejamos optimistas, vamos continuar a ter INEM!

    Quanto ao alcatrão, meu caro Chico Torreira, a conversa é outra.
    Há cerca de 30 anos, foi todo gastos na maior rede de auto-estradas de toda a Europa.
    Agora, o pouco que sobrou só dá para pôr meias-solas aqui e acoli.
    Não te safas...

    ResponderEliminar
  9. Saúdo o Chico pela abordagem deste tema, pois permite que possamos realçar o bom serviço que o INEM presta!
    Tenho assistido a algumas chamadas para casos urgentes e podemos constatar a sua eficiência tanto na prontidão como no bom desempenho dos seus profissionais!
    Quanto ao alcatrão, sabe Deus o que me custou arranjar aquele pouquito para o pontão do nosso bairro!
    Levou "meias solas" e vai durar mais 30 anos!!!!

    ResponderEliminar
  10. Rui Lucas

    Problemas aparecem sempre pois é impossível evitar tudo. Os nossos problemas têm sido sempre mais de decisões e de meios pois o pessoal faz muitas vezes maravilhas com o material que tem.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Rui Felício

    Vamos tendo e mais do que pensamos. Somos é como esta Gente do Quebec, pois somos latinos. O que é bom nem falamos pois até é normal e fazemos uma grande propaganda ao que está mal. Enfim, vamos lá compreendermo-nos uns aos outros.

    ResponderEliminar
  12. Celeste Maria

    Absolutamente de acordo. Só quando precisamos é que lhes damos valor. Também já utilizei três vezes os serviços daqui e o pessoal foi impecável. Tive sorte: nessa altura as ruas estavam excelentes.

    ResponderEliminar
  13. Carlos Viana

    Estou neste lado com os olhos e ouvidos aí; sempre ouvi dizerem bem do INEM e estou crente que não vão destruí-lo. Acredito sim é numa reestruturação como vão sempre dizendo...
    No que respeita ao alcatrão eu vi no blogue umas máquinas a pô-lo no pontão. Aqui vêm com alcatrão de inverno na caixa aberta de uma carrinha, sai o condutor(a) e o(a) ajudante, puxa cada um pela sua pá, deitam o alcatrão só no buraco escolhido, batem-o com a pá, com as botas ou ainda passam com a roda da carrinha por cima que até ajuda a mantê-la!! e vão continuar o serviço para outro lado, pois os outros dezoito ficam abertos. Se não houver chuva, uma a duas semanas para ficar na mesma e se chover, vinte e quatro a quarenta e oito horas consoante o tráfego. Com este choramingado todo até fico com esperança do tal milagre.

    ResponderEliminar
  14. Rafael

    Como já disse, tenho ouvido falar bem do INEM em todos os sentidos.
    Quanto ao alcatrão durar trinta anos, a esperança nunca se perde. Aqui o antigo durou, até se esqueceram da manutenção... Mas este alcatrão de hoje já não é a mesma coisa... os contratos são outros...

    ResponderEliminar