sexta-feira, 24 de junho de 2011

NOITE DE SÃO JOÃO

Tenho ideia que o São João é um santo semi-nu,com um cordeirinho que o segue.Um rapaz do povo que,mesmo não ganhando para se vestir,tinha um coração feliz e até conseguiu domesticar o cordeiro.
Com feitio tão cordato,além de ser do povo conseguiu manter-se popular.
Isto são ideias que,olhando para a lua,me ocorrem...
Como sabem acabei há pouco a minha refeição.
Uma ementa de santo popular:maminha rija e moussinha doce.
Fui para o terraço,depois de dar de comer aos gatos(agora são cinco) e olhei para a lua!
Ainda não percebi se a lua é mentirosa ou se sou eu!
Quando a vejo assim,tipo meio queijo,para mim está sempre em crescente.
Gosto muito é do queijo inteiro,a que chamam lua cheia.
Agora,segundo as sebentas,está em minguante!
Mas eu estou em crescente!
O pior é a nova.
Um tipo nem vê a lua...
Bom São João!

5 comentários:

  1. Não há dúvida que salvaste a tua pele!
    São João iluminou-te dando-te o queijo para a sobremesa depois de tão lauta refeição, à medida da LUA e da...pinguita!
    Até os gatos devem estar gratos ao São João!

    ResponderEliminar
  2. Boa ideia de falares no S. João. É um dia de festa diferente em Portugal. Cheguei a ver com a família as marchas em Lisboa, na Av. da Liberdade.
    Aqui as festas dos Santos Populares não há mas a noite de S. João, de 23/24, é uma loucura pois é o dia nacional do Quebec. No verão há sempre festas nesta cidade.
    Os gatinhos fazem muito geito. São uma grande companhia.

    ResponderEliminar
  3. Bom S.João para ti, Rui Lucas. De barribuinha cheia !!!
    Lembro-me de ter passado um S. João no Porto. Andei por lá noita toda, a comer sardinhas assadas. E a levar com o alho porro na cabeça.
    Agora o alho, são uns miseráveis martelos de plástico coloridos, de vários tamanhos. Adulteraram a festa, porque agora tudo serve para ganhar uns cobres. Na próxima década, vão inventar as sardinhas de plástico.Tenho pena do S. João. Ainda vai aparecer de capacete e vestido de astronauta ....
    Abraço Rui Lucas

    ResponderEliminar
  4. "Grande noite de folia
    Neste dia tudo fica torto
    É sempre com muita alegria
    Que festejo o São João no Porto"

    Foi esta a quadra, que este ano me calhou, espetada no manjerico que a minha irmã me ofereceu.
    Todos os anos recebo o manjerico, e todos os anos a quadra é diferente, e todos os anos me parece a quadra mais bela...

    Sentimentalismos parvos. Ainda bem que a minha irmã não vem ao blog...

    ResponderEliminar
  5. Uma ligeira emenda,cá pelas minhas bandas:
    "....
    Neste dia tudo fica direito
    É sempre com muita alegria
    Que festejo o São João a preceito".

    E pronto.
    No São Pedro,vamos ter mais do mesmo.
    Oxalá que sim.

    ResponderEliminar