segunda-feira, 7 de novembro de 2011

EÇA É QUE É ESSA ...

Eça de Queiroz

Não resisto. Mais uma vez, vem o “Jornal do Fundão à liça. Na sua última edição, pela pena do seu diretor, Fernando Paulouro Neves, encontramos este interessante artigo. Dá para meditar. Meditemos, pois:
Não poucos têm descoberto, na circunstância da crise, a atualidade de Eça de Queiroz. Eça tem sido companheiro recorrente nesta página de “A Campanha Alegre” às “Farpas”, para fustigar a persistência de traumas e comportamentos na sociedade portuguesa, e, sobretudo, para mostrar como o reino tem sido incapaz de emendar-se. Que o autor de “O Conde de Abranhos” permanece incómodo no brando país, não restam dúvidas. Já um causídico me interpelou, um dia, roído por trazer o exemplo de Eça (e a vivacidade da sua escrita) à atualidade. A verdade é que ninguém retratou com tanta acutilância a sociedade portuguesa na idiotia dos políticos, na impunidade das negociatas, no provincianismo do verbo, no arcaísmo dos costumes. Ei-lo, atual, como se o texto, por exemplo, que escreveu em “As Farpas”, em 1872, tivesse sido escrito para os dias de hoje. Veja o leitor”:
“ Nós estamos num estado comparável apenas à Grécia: a mesma pobreza, a mesma indignidade política, a mesma trapalhada económica, a mesma baixeza de caráter, a mesma decadência de espírito. Nos livros estrangeiros, nas revistas, quando se fala num país caótico e que pela sua decadência progressiva, poderá a vir ser riscado do mapa da Europa, citam-se em paralelo, a Grécia e Portugal”. Eça é que é essa!
F. Paulouro Neves, in ”Jornal do Fundão”

7 comentários:

  1. Grande Eça...
    sublinho..."a mesma indignidade política" e..."pobreza de espírito"!!!

    E os teus textos, Quito! Será que oi Jornal do Fundão não lê os mails do Paulo Moura... ou mesmo o Encontro de Gerações?

    Toma lá um abraço!

    ResponderEliminar
  2. É inquietante, como a prosa escrita há 139 anos por Eça, é tão pertinente e atual ... o país caótico, as trapalhadas, a indignidade política, a baixeza de caráter ...
    Se Eça vivesse nos dias de hoje, com a sua pena mordaz, teria muito que escrever, pendurado no seu monóculo.
    E, se calhar, até franzir o sobrolho, distribuindo mais umas quantas caneladas, ao ritmo das suas baforadas de cachimbo...

    ResponderEliminar
  3. Eça de Queirós, observador inteligente e perspicaz do seu tempo,disse coisas, como esta aqui publicada,que poderiam ser ditas agora. Isso é inegável e está á vista!
    Mas os exemplos e a actualidade podem repetir-se mesmo quando ele escreve pela voz e pela pena das suas personagens que, mudada a roupagem ainda contiuam a existir.
    O Conselheiro Acácio, Fradique Mendes, Dâmaso Salcede, cada um no seu estilo. Quantos não há por aí?
    Para não falar no inefável Conde de Abranhos, já citado pelo Quito...

    ResponderEliminar
  4. Junto à vossa, a minha voz!

    ResponderEliminar
  5. As "farpas" queirozianas que não pouparam nem os políticos, nem a nobreza, nem o clero, são uma herança que faz parte do nosso património cultural.
    É de facto impressionante a coincidente actualidade de muitas das críticas e dos "figurantes" de ontem e de hoje.
    É triste mas é verdade que, de duas uma, ou Eça era adivinho ou este país parou no tempo.

    ResponderEliminar
  6. Realmente...!
    Sempre atual. A vida é como a moda. Vai rodando e volta ao mesmo.

    ResponderEliminar
  7. Portugal, Grécia, Itália e quejandos têm o pior e mais perigoso tipo de aldrabões que existem no mundo: o aldrabão que se diz de uma seriedade impoluta ...

    Aprecio, por exemplo, muito mais, a "seriedade" africana em que todos são corruptos mas se orgulham disso e fazem tudo às claras. Que não paga "refréscu" é que se lixa. :)

    ResponderEliminar