quarta-feira, 23 de maio de 2012

BAIRRO NORTON DE MATOS - JARDINS FLORIDOS...E ENLATADOS!

Rua Carvalho Araújo
Rua Gonçalves Zarco
Rua Infante Santo

E ENLATADOS...


...mas há mais em várias ruas A moda parece ter pegado!

11 comentários:

  1. A última fotografia ( enlatada ), é aquela que há dias procurei descrever ao Chico Torreira.
    Agora, compare-se esta com os outros jardins aqui publicados e veja-se a diferença!

    ResponderEliminar
  2. Muito triste fiquei qd vi que a "enlatada" era a casa do meu avô...... Saudades do jardim com a laranjeira, da trepadeira de rosas vermelhas tão perfumadas e do limoeiro sempre carregado de limões

    Nota: este comentário por ser da neta do antigo proprietário desta vivenda, foi sacado do facebook.

    ResponderEliminar
  3. Quando regressei de Moçambique, chamou-me a atenção o nosso bairro ter perdido os arbustos e ter tudo em cimento pelo mais diversos motivos. Não há dúvidas que hoje um certo número de pessoas com os espaços limitados ainda conseguem fazer uns canteiros lindos.
    Da Rua Carvalho Araújo logo que vi, lembrei-me das passadeiras assim como conheci a garagem à frente com um anúncio de arrendamento da Remax.
    Adorei o estilo do conjunto da rua Gonçalves Zarco.
    As flôres da Infante Santo com essa rosa da côr da esperança, fazem um belo conjunto.
    Gosto muito de jardins.
    Quanto aos enlatados já escrevi no comentário que fiz sobre os direitos que as pessoas utilizam a quando da explicação do Rui Felício, que era bem clara e agradeço.
    Só que aqui a malta é muito dura e estou convencido que isso aqui não durava muito tempo, mesmo por outros motivos. Grafiti difícil de tirar e do pior com palavras indesejáveis, não faltariam. O enlatado não aguentaria muito tempo e durante as noites faria barulho. A palha que está em cima, bem... essa já tinha ardido.
    Não fiquem admirados pois a embaixada de Porgual nos Estados Unidos queria pôr o passeio da frente com as pedrinhas quadradas, brancas e pretas que se utiliza aí nos nossos passeios. Receberam como resposta que o podiam fazer mas que se houvesse algum problema e começassem a tirá-las com as unhas e a arremeçá-las, era a embaixada que teria de pagar todo o prejuízo.
    Quanto ao enlatado que só gosto em certas conservas mas não muitas, aproveito para agradecer a foto ao Rafael. Está uma "maravilha".

    ResponderEliminar
  4. Celeste Maria

    Há muitas mais, mas noutros casos. Aqui 30% dos estudantes resolveram fazer greve pelo aumento do custo dos estudos e fazem barulho pelos outros todos. Os sindicatos viram nisso uma oportunidade para arrumar com o governo abaixo e têm-lhes dado dinheiro para alugarem salas de reunião assim como enviado o seu pessoal para os ensinar.
    A juventude que está sempre pronta a tudo, tem feito manifestações todas as noites aonde vão cerca de três mil pessoas. Cada noite têm um motivo e assim têm desfilado normalmente, de marcha atrás, de amarelo, elas de monoquini-- e eles de fato de banho ou próximo. Nessa noite até os polícias se riam e para os prenderem, era um problema porque poderiam estragar o tecido. Noutra noite foram com bicicletas, etc . Só que ontem, como já estava em vigor uma nova lei das manifestações que para cinquenta pessoas ou mais teriam de dar a hora, o local de partida e o itenerário, resolveram partir de vários lados em grupos de quarenta e nove a bater tachos até perfazerem cerca de três mil. Quando chegaram à baixa até se encontraram por um "simples acaso", iam todos a bater tachos, o que ninguém pode descansar. Não deu muito: quinhentas e dezoito prisões a somar às duas mil que já fizeram, multas pesadíssimas de CAN$634.00=€492.823. Já lançaram três granadas fumegantes no metro num espaço de quarenta minutos que paralisou toda a cidade, pois nem os carros podiam andar. Há quatro estudantes a irem em tribunal por possível terrorismo entre outras acusações.
    É por estas e outras que eu digo que aqui a malta é dura.

    ResponderEliminar
  5. A sério?
    Chiça!
    Por aí não se brinca em serviço.
    Por aqui, é uma brincadeira pegada.

    Chico,
    Voltando aos jardins enlatados:
    Penso que Dom Rafael te quererá querido poupar a emoções fortes ao evitar a foto de uma vivenda enlatada na Rua Carvalho Araújo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não quero nada poupar o Chico.
      Pròximamente publicarei`mais um jardim florido e um enlatado...que será do novo inquilino da casa do Chico.
      É só aguardar.

      Eliminar
    2. Hoje, quando ía para o Estádio-loja do sócio da Académica para tirar uma foto ladeado pelas duas taças de Portugal ganhas pela Académica, descobri o último jardim enlatado.Na esquina da Rua Afonso Albuquerque (F) para a Praça dos Açores e que pertencia a família do Rui Barreiros.
      Vai aguardar por mais um jardim florido...se entretanto as flores não murcharem.

      Eliminar
  6. Carlos Viana

    Há muito pior. Numa tentativa de greve de uma central sindical, que hoje está a pagar tudo o tem feito durante dezenas de anos aos seus próprios sindicalizados e por isso estão a tentar levantar problemas ao governo que criou leis, para evitar outras situações no futuro. Nessa greve, chegaram os ficais a uma obra aonde tinham dois megulhadores lá no fundo da água que não tinham aderido à greve como muitos outros, cortaram-lhes os tubos, incluindo o do oxigénio. Agora estão para ir responder a tribunal. É assim. São duros.

    Quanto à casa, se o Rafael não me quer chocar, pode mostrar-me ou mandar-me a fotografia S.F.F.. Não digas que era a que os meus pais nos deixaram. Se o Rafael tiver "vergonha", manda-a lá s.f.f. que eu hoje já não me choco com nada. Cá há quem faça quase a mesma coisa mas com arbustos ou árvores, como havia aí antigamente. A pessoa tem a sua privacidade mas sempre dá outro ambiente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chico não vou ter vergonha.
      Dentro em breve vais ter a foto publicada.
      Quero publicar todos os Jardins "enlatados".
      Também há jardins"EMBUSTADOS" e desde há muitos anos. O mais antigo fica na esquina da rua Bartolomeu Dias para a Rua Vasco da Gama.A vivenda pertence agora à viuva do Sr Mota.Familiar do Joca. O Quito sabe o nome da senhora, que agora não me lembra.
      Aliás a filha desta senhora que comprou na rua Vasco da Gama a vivenda que era do senhor Carlos Júlio também têm um "Enlatado", candidato a um primeiro prémio!Quase em frente à vivenda que veio na último foto, que pertenceu à Olguita com orla de palha!!!
      Mas há mais, muito mais!

      Eliminar
  7. Adenda comentário anterior:
    A senhora penso que é a D. Lurdes e não será a filha mas neta.

    ResponderEliminar