terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CURIOSIDADES - CONSELHOS ÚTEIS!

î Se tem comichão na garganta, coce o ouvido. Quando os nervos no ouvido são estimulados, causam um reflexo na garganta, criando um espasmo muscular, que por sua vez, alivia a comichão.



î Tem dificuldade em ouvir alguém numa festa ou ao telefone? Utilize o ouvido direito; é mais eficaz a detetar o discurso rápido. Por outro lado, o esquerdo é melhor a detetar tons musicais.

î A próxima vez que lhe derem uma injeção, TUSSA enquanto a agulha estiver a entrar. A tosse aumenta a pressão no canal medular, que restringe a sensação de dor à medida que tenta percorrer a distância até ao cérebro.

î Desobstrua o nariz entupido ou alivie a pressão causada pela sinusite empurrando a língua contra o céu-da-boca e de seguida comprimindo um dedo entre as sobrancelhas. Repita durante 20 segundos – provoca a oscilação do osso vómer, que alivia a congestão.

î Se comeu muito numa refeição e se sente enfartado ao adormecer deite-se do lado esquerdo. Evitará o refluxo ácido já que mantem o estomago a um nível mais baixo do esófago.

 Poderá parar uma dor de dentes esfregando gelo na parte posterior da mão, na zona entre o polegar e o indicativo. Os nervos aí situados estimulam uma parte do cérebro que bloqueia os sinais de dor da boca.

î Se bebeu demais e fica tonto, coloque a mão nalguma coisa estável. Porquê: o álcool dilui o sangue na parte do ouvido chamada cúpula, que regula o equilíbrio. Ao colocar a mão em algo estável, dá ao cérebro um outro ponto de referência, ajudando assim a "tontura".

î Pare a hemorragia do nariz colocando algodão nas gengivas superiores mesmo por detrás da pequena cavidade por baixo do nariz e pressione com firmeza. A maior parte da hemorragia provém da parede cartilaginosa que divide o nariz.
î Nervoso? Diminua a frequência cardíaca soprando no 
polegar.                                                                                               O nervo vago (ou pneumogástrico) controla a frequência cardíaca, sendo possível diminui-la através da respiração.

î Se a sua mão ficar dormente, abane a cabeça de um lado para o outro. Deixará de estar dormente em menos de um minuto. A mão fica dormente porque os nervos do pescoço comprimem-se. Se o pé ficar dormente, trata-se dos nervos na parte inferior do corpo, sendo necessário levantar-se e andar um pouco.



î Tem soluços? Pressione o polegar e indicador sobre as sobrancelhas até estes passarem - normalmente, em pouco tempo.




Texto ?
Fotos :net e adaptadas por EG

25 comentários:

  1. Nem todos os conselhos são verdadeiros! Alguns são tangas, ou só terão efeitos com algumas pessoas!!!…

    ResponderEliminar
  2. Também existe o coçar "para dentro".É quando um gajo tem a fama de ser um grande forreta ...

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia nenhum destes. É um facto que da forma que todos estes conselhos estão expostos, deve haver tangas. Já que o Quito fala em coçar para dentro que me fez rir, aqui vai uma de coçar para dentro.

    Numa das minhas idas aqui à Cabane à Sucre em pleno meio da floresta , depois de ter estado muito tempo a falar ao frio a garganta ficou seca, dura e tudo o que fizesse passar só dava para arranhar mais. Como os médicos dizem para se fazer manutenção pois o movimento faz com que desapareçam infecções que se podem desenvolver e uma ou outra vir a ser um problema, eu sem nada perto para me socorrer, comecei com o polegar (mata pulgas) e o indicador (fura bolos)
    a coçar a traqueia para cima e para baixo, apertando sempre que podia mais um pouco, quanto basta como dizem os cozinheiros. Ao princípio até doeu e custou mas depois começou a amolecer e o problema passou. Agora, sempre que me seca a garganta lá vai a "fisioterapia" com os dedos. Valeu a pena a necessidade.

    Também tenho outra minha. Uma vez estava nervoso e na minha manutenção comecei a fazer abdominais. No fim notei que os nervos tinham passado. De facto continuava apreensivo com um certo assunto mas o corpo estava distendido, o que me permitiu uma análise muito mais calma e ponderada do assunto em causa. Hoje, quando começo a ficar nervoso, sento-me ou deito-me e começo a encolher e expandir a barriga, ajudando com o diafrágma. Dá cá um resultadão. Esta "fisioterapia" também dá para a prisão de ventre.

    Bem, eu já devia andar de andarilho. Por causa destas doenças com a idade como pressão de ar nas veias, castróis, etc, o médico pôs-me a andar durante uma hora todos os dias. A um dado momento, derivado aos ossos da coluna tive que diminuir para cinquanta minutos, depois para quarenta, trinta, vinte e comecei a pensar em comprar um andarilho. Em casa, como me sentava e levantava descansando a coluna, andava muito bem. Só que os velhinhos que andam com os andarilhos (eu sou sempre jovem), andavam curvados para se apoiarem neles e assim tiram grande parte do peso que se exerce sobre a coluna. Estou consciente que nem todos o faziam pelo mesmo motivo. Fui notando que o andarilho lhes dava uma liberdade muito grande pois passavam a poder ir a todos os lados mas que por outro lado essa liberdade era relativa, uma vez que o "raio" do andarilho não permite uma pessoa andar libremente. Vai-se devagar e muitas vezes tocando-se aonde não se quer, como noutras coisas. Andei a ver bem a posição e resolvi-me a comprar uma bicicleta. Vou aonde quero, tenho a mesma inclinação das costas, a mesmas posição dos braços sobre o guiador quando pedalo e as dores das costas desapareceram desde que não faça longas marchas. Quando vou a pé, apoi-o-me no guiador. Na casa e em centros comerciais, já ando à-vontade. Neste momento faço bicicleta como manutenção e desloco-me a pé muito bem pois a coluna passou a descansar muito mais do que dantes. Também ajuda muito a perda de pêso.

    Enfim, a cada um que queira experimentar os exemplos acima sem forçarem e se funcionarem, mesmo que nunca venha a saber, fico contente pelo vosso bem estar mas não se esqueçam que o Dr. é o médico.

    Aqui, o ex-ministro da saúde, médico Philippe Couillard, dizia que as receitas das nossas avózinhas ainda são as melhores. Ainda não sou avô nem sei se serei mas... já tenho idade.

    ResponderEliminar
  4. Nem tudo se perde com este tipo de postagens.
    Os exemplos que dás e que recorres a eles sempre que necessário, também podiam figurar nas dicas que não sei bem quem me enviou.Era só texto. As fotos fui eu que acrescentei,pois a net fornece tudo e mais alguma coisa.
    Claro que tal como tu, outros terão outras "dicas" que resolvem algumas das situações que nos vão aparecendo com problemas de saúde. Nem sempre resulta, mas quando assim for recorre-se ao médico!
    Também de vez em quando uso algumas "habilidades" para resolver problemas pontuais!
    Vai resultando,
    Uma das mais antigas é como parar os soluços. Ou com um copo de água bebido sem respirar ou apertar a traqueia durante uns segundos.
    A do Quito só resulta com ricos...coçam sempre pra dentro!
    Pobre não dá!
    Para terminar sempre te digo, que tive dúvidas em publicar esta postagem.. Mas como tive todo o prazer em ler o teu comentário pelo o espírito positivo que ele encerra ,VALEU A PENA!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São curiosidades ou conselhos úteis? Decide-te!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Rafael

      Se todos dissesse-mos o que sabemos, ficáva-mos todos mais ricos.Quero bem aos outros e por isso vou dizendo o que sei e quem quizer experimentar, que o faça. Só desejo que faça bem. No fim há sempre o médico.
      Um abraço.

      Eliminar
    4. SÕ Viana: são ambas as duas!
      OK! um abraço.Tou contente....E mais não digo!

      Eliminar
  5. Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena. Gostei dos comentários do Chico e da sua veia para pedalar. Convido-te Chico, para vires fazer a Volta a Portugal em bicicleta. Tu sobes a Serra da Estrela, todo curvado, com a língua de fora de estafado e eu acompanho-te atrás no carro de apoio a incentivar-te. Tu ficas sem castrol quando lá chegares a cima e eu fico rouco de tanto te gritar . É justo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quito
      Para se chegar a um acordo, tem-se sempre que negociar primeiro. Aceito a volta a Portugal se fôr no sentido norte/sul e sempre a descer com o teu BM atrás, como carro oficial de apoio.
      Uma abraço.

      Eliminar
  6. Chico, ainda volto aqui para te contar uma engraçada, relacionada com bicicletas.Eu tinha e tenho um amigo que foi profissional de ciclismo. Correu em equipas de topo em Portugal, entre as quais a Sicasal. Um dia,ainda corria, apareceu aqui na Farmácia no seu fato de licra azul e vermelho (as cores da Sicasal) , capacete de competição e bicicleta Campanollo profissional. Disse que andava a passear em ritmo de passeio. O meu amigo Camilo, residente em Paris e jornalista da TF 1, que se encontrava na farmácia por acaso, pegou numa pasteleira que tinha à porta da farmácia e disse ao Raúl que como era em ritmo de passeio ia com ele. Lá foram os dois. Mas estranhei tanta demora. Meti-me no carro e fui à procura do meu amigo/jornalista/ ciclista. Encontrei-o sentado numa valeta a 3 Km da farmácia, a escorrer suor em bica da cara que metia dó e a pasteleira atirada para umas silvas. Surpreendido, pergunte-lhe: então não foste passear com o Raúl Matias? Olhou-me com cara de mau e respondeu-me: se aquilo é que é passear ...o gajo que vá correr para a p. que o pariu ....

    ResponderEliminar
  7. Em tempo: onde se lê "andava a passear em ritmo de passeio" deve ler-se "andava a correr em ritmo de passeio" ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quito
      Entrei em casa, pûs-me à-vontade, fui até à cozinha e ouço a Lucinda às gargalhadas. Vim e temos estado a rir "ambos os dois".
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Então puseste-te à vontade? Claro que a Lucinda ficou admirada e pôs-se à gargalhada!
      Só depois reparaste, e então gargalharam os dois!
      Tá feito!

      Eliminar
  8. Chico, com o Raúl Matias tenho histórias engraçadas. Uma vez, telefonou-nos - a mim e à São - porque no dia seguinte, que era um Sábado, corria-se a etapa Seia - Penhas da Saúde, embora a etapa tivesse quase 2OO Km, pois os ciclistas fartaram -se de andar às voltas pela região até subirem a Serra pela vertente norte. O Raúl queria à viva força que lá fossemos, porque nos disse que ia chegar entre os primeiros. Disse e cumpriu. Ficou em 4ª. Ficámos a meia dúzia de Km da meta, numa subida, onde não havia público. Primeiro passou um colombiano isolado, que parecia que levava fogo no rabo, depois dois portugueses e ...minutos depois o Raúl Matias. Vinha sozinho a pedalar em esforço, mas quando nos viu, sorriu com aquela cara de miúdo e ganhou novo ânimo. Conseguiu segurar o 4º lugar na etapa. Aliás, ele era melhor trepador que rolador ...

    ResponderEliminar
  9. Quito
    Ainda no ano passado fazia entre trinta e cinquenta kilómetros com as respectivas pargagens para tomar "ar", três veses por semana. No próximo verão, os cinquenta não devo fazer. Neste frio de inverno faço vinte. Ainda bem que falamos porque duzentos kilómetros de uma só vez mesmo que sejam sempre a descer, exijo uma rolote atrás do carro com paragens à minha descrição. Só nessas condições.

    Falando a sério. Vi uma prova de ciclismo em Portalegre e fui-me pôr perto da meta que era ao cimo de uma subida, com uns largos kilómetros. Chegaram todos a puxar conforme podiam mas houve um que vinha atrasado, que devia ser lá da terra e que em plena subida ia respondendo e rindo para os amigos. Eu sei que ele ia no meio do pelotão mas tanta descontração num esforço daqueles, nunca esperei. Só que não devia ter as pernas do teu amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre ciclismo, confesso que só fiu grande ade+to do ciclismo, mesmo muito, no tempo do Alves Barbosa., Ribeiro da Silva. Mais tarde também com o Joaquim Agostinho
      Claro quando era miudo ouvia muito falar de Trindade/Nicolau!
      Uma curiosidade: cheguei a ser confundido com o Alves Barbosa!!!!Já fora da actividade já!
      Foi na Brasileira, mas não me desmanchei!

      Eliminar
    2. Boa, Rafael é assim mesmo.
      A minha filha quando terminou o curso, teve que ir tirar uma fotografia. Como a Lucinda ia com ela, foi ara a bicha e a Lucinda sentou-se num banco que estava mesmo ao lado. A bicha foi engrossando e um finalista quando chegou, vendo a idade da Lucinda, sentada ali mesmo ao lado, perguntou-lhe muito respeitosamente se também estava na bicha. Resposta da Lucinda: "Next year" - (próximo ano).
      Alentejanos têm sempre resposta para tudo.

      Eliminar
    3. Aonde se lê "foi ara a bicha", leia-se: foi para a bicha. Desculpem a ginástica.

      Eliminar
    4. É o que se diz, ter a resposta na ponta da lingua! À alentejana!

      Eliminar
  10. Se o gajo que não pára de coçar as mãos e vos faz impressão, digam que eu mando-o embora!

    ResponderEliminar
  11. Rafael

    Lá porque o desgraçado tem psoríase já o vai mandar embora? Coitadinho... isso não se pega.

    ResponderEliminar