quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O SONHO E A UTOPIA ...

Uma cascata. Um poema. Uma rima de águas cristalinas, vindas do fundo do Tempo. Um assomo de felicidade. O renascer de esperanças vãs ...

O Sonho petrificou nas margens, no esbracejar dos dias sempre iguais. A utopia baça das quimeras improváveis ...
Quito Pereira  

16 comentários:

  1. Sulcando as inóspitas rochas da montanha a cascata percorre o seu caminho conduzindo a água, pura e cristalina até ao seu destino , criando paisagens de uma grande beleza, que os amantes de fotografia aproveitam para fixar belas imagens, como esta que a São Vaz nos oferece!
    No meu concelho, Penela na serra do Espinhal, existe uma maravilha destas, conhecida pela Pedra da Ferida, que merece ser conhecida.
    A Cascata da Pedra Ferida localiza-se na Serra do Espinhal com cerca de 25m de altura.
    A origem da Cascata da Pedra Ferida.
    A Cascata da Pedra Ferida deve a sua origem ao relevo de dureza causado pela existência de rochas corneanas (rocha mais dura) a montante. Existência de rocha xistosa(rocha mais branda) a jusante. Esta diferença de dureza litológica originou um conjunto de pequenas cascatas que materializam o declive brusco da Ribeira da Azenha

    ResponderEliminar
  2. Há sonhos petrificados, verdadeiros monumentos, na força que nos transmitem!
    Quimeras, simplesmente quimeras, sem tradução.
    Apenas a utopia, baça, em que eu adoraria acreditar. Tantas vezes, meu amigo Quito!

    ResponderEliminar
  3. O sonho ainda comanda a vida....
    E viver em utopia é uma dádiva que não podemos deixar petrificar assim como o sonho.
    Façamos como a água que corre com esperança,sonho e utopia!

    ResponderEliminar
  4. É uma foto linda com uma boa descrição mas... aonde fica? - Já agora gostava de saber pois cá por fora até já haveria panfletos do turismo sobre esta cascata. Pelo que acabo de ler, provávelmente também haveria de outras pois por estes lados não vivem só das cataratas do Niagara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chico, trata-se da Cascata das Fisgas de Ermelo. É um local maravilhoso, perto de Mondim de Basto. Muito visitadas, aquele local tem igualmente belos lagos onde se toma banho em águas límpidas. Por vezes em locais de difícil acesso ....

      Eliminar
    2. Quito

      Obrigado pela informação pois desconhecia a sua existência.
      Nos locais de difícil acesso, se pusessem umas passadeiras para turista poder visitar, valorizariam o local.

      Eliminar
  5. Um belo lugar pela São registado e que inspirou o Quito!
    Em
    Portugal também há lugares de grande beleza natural!

    ResponderEliminar
  6. Ouvi aqui, na TV, que em Salgueiro do Campo há uma pastelaria de alta qualidade, que exporta para França e Alemanha!
    Temos que comprovar isso!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente notícia do Alfredo Moreirinhas.
      O que é bom, exporta-se.

      Eliminar
  7. maria helena morgadojaneiro 16, 2014 6:34 da tarde

    É o que estamos a fazer com os nossos jovens mais bem qualificados de sempre, Chico! Mas concordo que notícias como a do Alfredo são boas!
    A foto está muito boa e o texto que a acompanha também.
    O caminho é muito agreste mas não desistiremos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Helena
      É de não desistir pois por aqui está a acontecer o mesmo, se bem que não seja pelo mesmo motivo. Para chamarem as grandes companhias e o capital para cá, criaram cursos de elevado nível profissional dentro dos diversos níveis académicos, com o fim de lhes arranjar pessoal em quantidade muito grande para se resolverem a vir para aqui, o que tem funcionado.
      Só que eles apanham-se com bons cursos dos menos aos mais elevados níveis académicos e são solicitados pelo estrangeiro, pagando-lhes muito mais. O governo está dentro do assunto e pensa que a quantidade de empresários que vêm, compensam os novos que partem.
      No que respeita a Portugal, não haja dúvidas que foram pelo pior caminho: corte em todos os campos e o pessoal sem trabalho. Sem trabalho, sem imposto, sem serviços sociais e os que há têm que cortar por falta do dinheiro dos imposto, só que nem dá para pagar a dívida externa. Deviam ter criado postos de trabalho para terem dinheiro e pedirem menos ao estrangeiro.
      Só que ao custo dos sacrifícios da população, estão já a amelhorar. As exportações autmentaram, o que fez com que certas pessoas começassem a ter mais confiança no sistema e assim houve um aumento de seis por cento de pessoas que passaram as Festas fora de casa. Não é muito mas é um sinal.
      Nós mesmo podemos ir ao "Sapo" todos os dias e verifica-se que dantes andavam à volta de mil e cem à procura de casa a um dado momento. Hoje já se chega e se vai encontrando o mesmo número de procura. O mínimo que tenho encontrado últimamente é à volta de oitocentas pessoas no mesmo momento mas os números mais baixos já não aparecem com a mesma frequência.
      Pode-se criar outros parâmetros para vermos como vai o país.
      O caminho é mesmo muito agreste mas já que se chegou a uma situação que parece começar a alterar a curva descentente, não é de desistir e muito menos de perder a esperança.

      Eliminar
    2. Rafael
      Já passei por isso. Vi desfazer um país e até tive que ir à pesca para comer e dar a outros.
      Eu tinha era uma forma de me ajudar: pensava muitas vezes que se estivesse em Coimbra, o que diria a uma pessoa naquela situação para fazer. São sempre bons conselhos.
      Agora aqui vai uma lição de economia/politica deste país: deixei o blogue e fui ver televisão. A primeira frase que ouvi dizer, foi: isto é um país de bananas. Enfim!!!

      Eliminar
  8. Bonita poesia, escrita em prosa.
    Gostei, Quito.

    ResponderEliminar