quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Outra maravilha

Amanhecer com gêlo.

18 comentários:

  1. Espetáculo!
    Valeu a pena madrugar em dia tão frio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Celeste Maria
      Madrugo sempre e um grande número de vezes saio cedo. O fresquinho da manhã, o ar transparente e o sol como veio pouco depois da foto, é tudo uma maravilha.

      Eliminar
  2. Os fusos já não são o que eram...
    Bonita foto, Chico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Viana
      Com um frio destes, como é que querias. Os fusos devem estar mais estreitos. O problema ontem foi andar na rua. Com rajadas de cinquenta a setenta kms/hora, as pessoas iam à vela, mesmo com os abrasivos que lançam nos passeios e ruas. Era giro ver.
      Em Toronto, no aeroporto internacional Pearson, os aviões de manhã não descolaram nem aterravam e estavam com temperaturas melhores que as nossas. Alguma coisa se passou. O material de apoio à pista começou a congelar e tiveram que o meter nos hangares. Houve aviões que não abriam as portas!!! É um problema, pois com os milhares de cancelamentos nos EU que não estão habituados a temperaturas negativas, o de Toronto fechado, os outros aeroportos sofrem o efeito dominó. Ao menos. valha-lhes os seguros. Nos próximos dias lá vamos ver assistir à distribuição das malas pelas casas dos passageiros, pois já sabem que não as vão receber à chegada. Episódios de emigrante para aí e imigrante para aqui. Os dois lados ficam contentes.

      Eliminar
  3. Que beleza!
    Chico estás de parabéns mais uma vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Olinda, este parque é uma maravilha tanto de inverno como de verão. É pena que só tenhamos a montanha no meio da cidade e não haja outras pertinho para se poderem fotografar. Na Colombia Britânica, no lado oposto dese país, é diferente assim como noutros países europeus.

      Eliminar
    2. Aonde se lê: "dese país", leia-se deste país.

      Eliminar
  4. maria helena morgadojaneiro 08, 2014 8:17 da tarde

    Muito bela! Obrigada pela partilha. Beijinho ao trio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Helena
      É uma situação que aí não se vive e nós temos o previlégio de viver.
      Bjs cá do trio.

      Eliminar
  5. Gosto da foto.
    Por aí FRIO DA ALTURA DO FUNDO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tonito
      Se bem que tenha tido altura até ao fundo no rio St. Laurent que banha esta cidade, vários barcos tiveram que lançar âncora e já nenhum passa. Está a chegar outro quebra gêlos. Hoje, houve um cargueiro que quiz continuar e o gêlo meteu-se nas entradas de ar de refrigeração do motor que por sua vez aqueceu e tiveram que o parar. Ficou à deriva e foi levado pelas águas direito a uma ponte aonde não devia passar. Houve um rebocador que estava relativamente perto e ao verem a situação, foram rebocá-lo. Foi salvo in-extremis, assim como a ponte. Neste momento até já se lhe acha piada pois nem tudo é negativo.

      Eliminar
  6. Coisa mai linda!
    Mas cuidado, agasalha-te bem e não escorregues...
    Continua que vais no bom caminho e nós por aqui gostamos muito!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma questão de sorte, Rafael. Ia a passar e quando reparei, foi só encostar o carro e passear-me com cuidado para não escorregar e tirar umas fotos. O frio fica do lado de fora das roupas. Amanhã vou fazer bicicleta e vou ter muito menos frio do que as pessoas que estão à espera do autocarro ou que vão a andar. Não sou nenhum herói, é normal só que grande parte das pessoas não conhecem esta realidade. No entanto andamos no yo-yo pois ainda há dois ou três dias tivemos dois positivos e sábado vamos ter novamente oito graus positivos, com chuva. Domingo e segunda nem tanto mas positivos e com chuva. Vai ser triste para as crianças, pois são loucas com a neve. Terça vamos ter zero graus. Vá-se lá compreender isto.
      Mas as pessoas são todas as mesmas em qualquer país, é tudo gente amorfa aonde quer que estejam. Veja lá que andam sempre a discutir economia e política mas com os "actos de Deus" ninguém discute e o tempo vai-se rindo de nós.

      Eliminar
    2. Alfredo Moreirinhas
      Hoje quando andei lá fora, estava-se a menos quinze celsius e a menos vinte e cinco celsius/eólicos. Mostraram na TV os barcos com problemas no rio mas não saía fumo da água. É corrente mas não é sempre.

      Eliminar
  7. É bom chegar aqui de manhã e deparar com uma magnífica foto. Mais uma vez. Parabéns, Francisco. Cá pelo reino, dizem que uma massa polar fria vai invadir os EUA e o Canadá, podendo chegar aos 5O graus negativos. Queres um conselho? Compra mantimentos e mete-te na toca ...
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. É verdade, Quito. As temperaturas eólicas podem chegar aos menos cinquenta mas parece-me que já está a aumentar. O problema é nas zonas do EU aonde não estão habituados a temperaturas negativas e suportaram menos quinze eólicos. Não estão preparados, mal vestidos e falta de apoios. Para os que se vestem como nos outros dias de frio, não devem andar mais de um minuto sem se aquecerem mas ninguém falta ao trabalho por isso. Até os autocarros param fora das paragens, logo que uma pessoa faça sinal. Ninguém falta ao trabalho. Quem está equipado, pode andar na rua. Um abraço cá do Francisco.

    ResponderEliminar
  9. Chico, ainda me hás de ( o tal malquerido acordo ortográfico) explicar como é que se pode levantar a mão para fazer "alto" a um autocarro, se a mão está congelada ....
    Claro que isto é uma brincadeira ...
    Toma lá outro abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quito
      Estamos com menos dezanove eólicos e vou saír de bicicleta, devendo andar à volta dos menos cinte e cinco a menos trinta pois não a deixo embalar. Nas mãos levo luvas e nem chego a saber se lá fora está frio. Nos pés, não posso levar botas porque seria quente demais. Levo umas sapatilhas para não escorregar com dois pares de meias. Já sei, que chegando um momento ou outro vou ter que abrir um pouco o casaco à frente, por alguns minutos. Caso contrário, entrava em ebolição!!!
      No entanto está tudo previsto. Se uma mão congelar, com a outra levanta-se uma calça e abana-se a perna. Se o autocarro não parar, alguém há-de dar boleia...
      Aí vai outro abraço.

      Eliminar