sábado, 14 de março de 2015

ENCONTRO COM A ARTE

Marta Pereira da Costa, é a única Guitarrista Profissional Portuguesa. Deixou de exercer medicina para se dedicar à Guitarra Portuguesa

Enviado e recomendado por José Afonso Costa

9 comentários:

  1. Única?
    Então a Luisa Amado? Há anos que é começando a tocar com Carlos Paredes,seu mestre.E continua com cds editados e concertos frequentes pelo país inclusive já assistimos a um aqui em Coimbra.Excepcional guitarrista!
    A Marta Pereira será mais uma e a quem dou os meus parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Marta é guitarrista de fado, não é a única guitarrista profissional...A Luisa Amaro é guitarrista e compositora de alto gabarito (onde é que eu já ouvi isto?).

      Eliminar
    2. Enganei-me e escrevi Amado em vez de Amaro.......
      Ainda bem Teresa que dás a tua boa opinião.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. A Luisa Amaro foi a primeira profissional de guitarra portuguesa. A Marta aparece depois e obviamente não é a única. Penso que a Luisa é a única com CD,s editados. A Luisa, acompanhava o Carlos Paredes tocando guitarra clássica.

    ResponderEliminar
  3. A Luisa Amaro ja assisti a espectáculos seus e é a única que conheço. Desconhecia que era profissional, mas sei que tem vários CD´S editados!
    Da Marta Pereira da Costa só conheço agora este que o José Afonso enviou.Gosto.
    Procurei na página dela e retireiesta passagem:
    "SINOPSE
    Marta Pereira da Costa, primeira e única guitarrista profissional de Fado, apresenta-se ao vivo num concerto em nome próprio. Uma viagem musical que percorre grandes mestres da guitarra portuguesa – Carlos Paredes, Armandinho, José Nunes – e as suas referências contemporâneas, como Mário Pacheco e Fontes Rocha, mas também composições próprias, elogiadas no meio do Fado pelos seus pares e que brevemente serão incluídas no seu primeiro registo discográfico a solo.
    Marta Pereira da Costa terá ao seu lado o músico e fadista Carlos Leitão na viola de fado e na voz, Paulo Vaz"

    ResponderEliminar
  4. Já agora também o que encontrei sobre Luisa Amaro
    Luisa Amaro é a primeira mulher a gravar em guitarra portuguesa, editando em 2004 o CD “Canção para Carlos Paredes”, iniciando assim um percurso corajoso de uma mulher enamorada por um instrumento até então masculino.
    Amaro continua actualmente o seu traba­­lho­ na procura de novos caminhos para a guitarra portuguesa, tendo criado o projecto IN-CANTO, para guitarra portuguesa e para um novo instrumento português – o guitolão (que teve origem numa sugestão que Carlos Paredes apresentou ao construtor Gilberto Grácio e que este concretizou passados alguns anos).
    Este som absolutamente português e único cruza-se com outros sons, juntando-se à percussão árabe, descobrindo novos timbres e envolvêreis musicais, ilustradas e interpretadas por uma outra arte ancestral: a dança oriental.
    Para tal, foram convidados Baltazar Molina, um estudioso em percussão oriental, Gonçalo Lopes, clarinetista com vasto repertório de música oriental e Rita Fontes, bailarina de dança oriental, criando um espectáculo onde a sonoridade portuguesa se funde com os ambientes orientais.
    Um projecto pioneiro, que rompe uma vez mais com a exclusiva ligação da guitarra portuguesa ao Fado e ao masculino. Neste espectáculo, o apelo à sensibilidade, à espi­ritualidade e à transcendência musical marcam presença.

    ResponderEliminar
  5. Esta Senhora tem muita pinta já a ouvi num programa da tsf (RÁDIO) transmitido às quintas.

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia. Ouvi e gostei imenso. Tem "unhas"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Carlinhos ela tem "unhas#!!!.., tem é "GARRAS".
      Fernando AZENHA

      Eliminar