terça-feira, 3 de março de 2015

«Futebol de causas» - longa-metragem de 2009



SINOPSE
O regime ditatorial vigente em Portugal, estendeu-se durante grande parte do século XX. Coimbra, como grande pólo universitário, viveu momentos de grande tensão e inconformismo, nos quais o seu movimento académico de grande mobilização e agitação, acabaram por desencadear e espoletar socialmente o espírito da necessidade colectiva de fazer cair o regime. Um dos principais meios de divulgação e propaganda dos estudantes e dos ideais revolucionários e reivindicativos académicos residiu na sua equipa de futebol, a Associação Académica de Coimbra, como forma de fazer chegar a mensagem e consciencializar o maior número de pessoas. A Académica transformou-se numa bandeira viva da luta estudantil e deu voz ao acordar de um povo, sendo o seu 'toque a reunir'. Foi de resto com o luto académico, em plena 'crise de 69', que se viveu o ponto mais alto da posição de força estudantil com a presença da Académica na final da Taça de Portugal, na qual os jogadores, também eles estudantes e parte activa na militância da causa estudantil, aderiram ao projecto, tornando aquela final no Estádio Nacional no maior comício de sempre contra o regime. Este documentário pretende mostrar o movimento estudantil e crises académicas pelo ponto de vista dos jogadores da Académica e a forma como estes contribuíram e se envolveram na luta enquanto estudantes e Homens. As figuras centrais do documentário serão concomitantemente os dirigentes estudantis e os jogadores da década de 60, directamente envolvidos no processo.

Escrito e Realizado por : Ricardo Antunes Martins
Produzido por : António Ferreira e Tathiani Sacilotto
Em co-produção com : RTP - Rádio e Televisão Portuguesa
uma produção PERSONA NON GRATA PICTURES - Portugal 2009

16 comentários:

  1. Para recordar tempos inesquecíveis e que vivemos intensamente!

    ResponderEliminar
  2. Vividos intensamente e de que maneira. Lá perdi o ano( estava no 2o ano da faculdade). Memórias inesquecíveis.

    ResponderEliminar
  3. Vivi activamente todas estas etapas embora já a trabalhar na ESTACO,como trabalhadora-estudante no curso de História.
    Adorei rever!

    ResponderEliminar
  4. Já a crise de 62 também a vivi mas como estudante de Serviço Social.

    ResponderEliminar
  5. Confesso que o título não me entusiasmou muito a ver o filme, mas acabei por ver e ouvir com muita atenção e gostei!... Mesmo quem não aprecia futebol, pode ver este filme/reportagem com muito agrado. Está muito bem feito, muita qualidade e um bom documento.

    ResponderEliminar
  6. Tens razão, Alfredo, um excelente documento cuja existência eu desconhecia. O futebol não foi mais do que o meio utilizado para servir de contestação ao regime. Estive na final da taça de 1969 e foi realmente, à época, a maior manifestação anti-regime a que tive oportunidade de assistir. Tenho bem presente na minha memória aquele episódio, relatado pelo Manuel António, das faixas que apareciam em determinado local e desapareciam para voltarem a aparecer 20 ou 30 metros mais à frente. A polícia andava doida, tentando "caçar" as faixas mas julgo que não apanharam nenhuma.
    Aquela final de futebol não foi mais do que a ponta do icebergue da contestação que ultrapassou as paredes da Universidade e atingiu toda a cidade, em pequenos focos, como é referido.
    Muito, muito, muito bom. E, Sãozita, agora não é gaguez, é reforço...
    A propósito, faz-me o favor de dizeres ao Paulo Moura, se o vires, que parece que a receita dele está a funcionar. Ainda havemos de o elevar a Santo, Senhor dos Aflitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viana agora que estás mais perto diz ao Tonito como se vence a gaguês do PC. Aprendeste? Agora partilha pelos aflitos!!! Se é que ainda anda aflito?

      Eliminar
    2. Não foi por acaso que eu imprimi a receita de Nosso Senhor dos Aflitos. Por apenas 100€, está à disposição dos interessados.

      Eliminar
    3. És uma jóia... digo, um jóio, Vianita. Combinámos que eu ficaria com € 99,99 por cada receita aviada e tu contentas-te com um cêntimo, para o preço não ficar incomportável para os Aflitos do Nosso Senhor. Vais ter um lugar marcado no céu.

      Eliminar
    4. Há aqui um pequeno diferendo, mas que vamos resolver a contento de ambos os dois. Eis uma solução intermédia: eu pago-te 9,99 % do que receber dos Aflitos.
      Achas bem, num é verdade?

      Eliminar
    5. Estás a ver, Sãozita? Assim, tu até ficas contente e eu fico contente por te ver contente. Como eu dizia, ficamos ambos os dois contentes.

      Eliminar
    6. Foi pena não teres duplicado o comentário, para ficarmos contentes ambos os quatro.

      Eliminar
  7. Foi uma época de imoções e eu assisti a essa final assim como com o Vitória de Setúbal. Desesperantes. Foi alegria até ao empate do Benfica e depois desesperante aquando o Benfica passou para a frente do marcador. mas os meus traumas foram retirados na final do Jamor com o SCP que dia espectacular.
    Fernando AZENHA

    ResponderEliminar