sábado, 20 de fevereiro de 2016

CIDADE PERDIDA DEBAIXO DA CIDADE DE COIMBRA

Há uma cidade perdida debaixo de Coimbra, mas poucas pessoas sabem disso! Uma cidade oculta que se localiza por baixo de Coimbra tem milhares de anos, mas mesmo assim é desconhecida pela maioria. Chamavam-lhe Aeminium, e hoje, é um vestígio apenas. Aeminium foi um importante entreposto comercial, a residência dos monarcas D. Henrique e D. Teresa, o local de nascimento do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, e, finalmente, cidade universitária e do conhecimento.

A antiga Aeminium deixou vestígios no presente. Um deles é o criptopórtico romano, localizado no Museu Machado de Castro. Os vestígios mais antigos de Aeminium datam da era romana, quando aquele povo fundou a cidade, em colaboração e sempre protegida pela vizinha Conímbriga, a apenas 16 quilómetros de distância, na localidade de Condeixa-a-Nova.

Contudo, quando os Suevos saquearam e destruíram Conimbriga, em 465 e 468 d.C., os seus habitantes tiveram de fugir para Aeminium, aumentando a população local e ajudando a cidade a prosperar e a crescer.


O mais importante destes vestígios é o criptopórtico, uma galeria de túneis subterrâneos com vários arcos no topo, construído para suportar o Fórum Romano da antiga Aeminium. Durante a Idade Média, o palácio de um membro do clero foi construído sobre o fórum, edifício que actualmente alberga o Museu Machado de Castro e que esconde o criptopórtico, que pode ser visitado entrando no museu.



A plataforma artificial que suportava a estrutura manteve-se inalterada até aos dias de hoje e permite que, pela primeira vez na história, o público tenha total acesso ao fórum, uma experiência que pode ser enriquecida pelas recentes descobertas.


Enviado por Jó Moutinho

11 comentários:

  1. Boa Jó. Todos deviam visitar o museu.
    Um abraço
    Afonso

    ResponderEliminar
  2. Já visitei e as fotos estão muito bem tiradas

    ResponderEliminar
  3. Tenho pena de não conhecer se bem que soubesse que veria possivelmente a acontecer a abertura mais tarde desta zona, por causa de uma conversa que em tempos tive com a Dra. Alarcão. Já andava nas suas ideias. Mais sorte teve a Joana que lhe proporcionaram uma visita guiada personificada quando essa zona ainda não estava aberta ao público, em 2000. Só que com estas excelentes fotos, fiquei a fazer uma ideia.

    ResponderEliminar
  4. Fiz a primária nos Combatentes. Ameados dos anos 50 do século passado, a miudagem foi surpreendida com a notícia de que a linha do elétrico 1 (Museu( tinha aberto um buraco e lá por baixo estava uma cidade... As aulas acabavam às 3 da tarde e logo fomos todos a correr para lá para ver o fenómeno. Eu confesso que só vi um buraco escuro mas houve colegas que se gabaram de mais qualquer coisa. Há anos atrás fiz desta matéria tema das minhas aulas na Universidade Sénior da Marinha Grande. A recetividade foi de tal ordem que pagou por muito tempo o esforço que me exige este voluntariado.

    ResponderEliminar
  5. Comentários que valorizam as excelentes fotos e o conhecimento desta cidade perdida de Coimbra...que também já visitei.Muitas e muitas visitas são feitas.

    ResponderEliminar
  6. Visitei há relativamente pouco tempo e é óbvio que adorei e recomendo. A reportagem está óptima e dá-nos uma clara ideia da realidade.
    Mas foi, para mim, extremamente excitante uma visita que me foi proporcionada, nos fins da década de 90, estavam os túneis ainda só parcialmente abertos. A sensação de que estamos a pisar um solo que desde a idade média ninguém pisou, é indescritível.

    ResponderEliminar
  7. Lindas imagens deste belíssimo Museu! Obrigada Jó. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Uma cidade perdida debaixo de Coimbra. Lindo

    ResponderEliminar