quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

PORTUGAL DOS PEQUENITOS

NOVA FACHADA
A Fundação Bissaya Barreto promoveu um concurso de ideias para o novo edifício da recepção do Portugal dos Pequenitos, convidando 25 jovens arquitectos, com obra feita, de todo o País. Venceu o projecto do atelier SUBVERT STUDIO, eleito entre 11 propostas concorrentes. Equipa: Tiago Rebelo De Andrade, Diogo Ramalho, Lourenço Rebelo de Andrade, José Rico Sofia, Marta Pinheiro de Almeida, Frederico Duarte Ferreira, Anna Buono, Rita Medina
................................................................
..............................................
A minha filha Marta Pinheiro de Almeida, sobrinha do Luis Pinheiro de Almeida, é uma das arquitectas autores do projecto. Estamos muito orgulhosos, sobretudo por ser descendente  de residentes no Bairro Norton de Matos, nº6
João Pinheiro de Almeida


17 comentários:

  1. Está muito interessante. Parabéns aos autores.
    E é uma lufada de ar fresco, que o Portugal dos Pequenitos bem precisava.
    Agora, um pouco de veneno: fazem muito bem em tirar a entrada do Portugal dos Pequenitos actual, que ficava virada para o mamarracho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mamarracha ahora quer um centro comercial nas imediações, isto é quer a Câmara à espera de de uns cobres para o sustentar. Mas vai ser complicado porque por ali é zona protegida do centro histórico. A solução, como sempre será ser considerada fora dessa zona. Tão a ver, num tão...

      Eliminar
  2. Bem interessante e bonito! Não dá para perceber, mas parece-me que a ideia é baseada naqueles jogos que fazíamos, quando éramos crianças, com uma folha de papel dobrada de determinada forma e depois segurávamos com os polegares e indicadores, para dar a escolher uma cor, ou uma flor, e dizíamos a que correspondia!
    Agora um pouco de veneno: Espero que isto vá tapar o mamarracho que fica ao lado da igreja de São Francisco e que penso faz parte da igreja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na memória descritiva do projecto referem as velas das caravelas.

      Eliminar
  3. Também vão ser construidas mais edificações antigas e mais modernas.Tudo nas mesmas escalas das que já lá estão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, já agora, mais um pouco de veneno: também irão reproduzir um certo mamarracho à escala? Se calhar até a "tapar" a nova entrada? (eheheh)

      Eliminar
    2. Se for à mesma escala das casinhas e monumentos que já lá estão, fica a ocupar o espaço todo... ihihihih

      Eliminar
  4. Vou fazer-te o desenho "virtual" do nº 6.
    Agarra da esferográfica:
    sais de casa, viras á direita pela rua de Moçambique, na terceira rua que é a de Afonso de Albuquerque...na casa do ex fiscal(sr Almeida) não cortas à direita(a Zeca não está lá), segues em frente e quando chegares ao inicicio da Praça dos Açores(e do Jardim Infantil/geriático, cortas IMEDIATAMENTE à tua esquerda, a casa da esquina era dos tios do Rui Barreiros que ao lado tem uma geminada, não é esta que é o nº 4-(esta é das que tem um taipal branco para não deixar ver o que se passa lá por dentro), segue-se-de o nº 6 que foi onde viveram os Pinheiros de Almeida.Está recuperada e para melhor identificação tem um grande espelho que ajuda o condutor a tirar o carro melhor,ah e uma laranjeira.
    Pormenor: a casa dos tios do Rui Barreiros embora tenha a porta virada para a rua Afonso de Albuquerque, se quiseres enviar uma carta pelo correio tens que escrever-fulano tal, Praça dos Açores nº 2!!E esta hem!

    ResponderEliminar
  5. Agora vais ver bem qual é a casa:logo na 1ª foto e em frente ao módulo azul lá está a casa que foi dos Pinheiros de Almeida, agora recuperada e até podes ver o espelho e ainda se aumentares a foto podes ver o algarismo 6!
    nº 6

    ResponderEliminar
  6. Muito bonito, em minha opinião. Lembra mesmo as dobragens de papel que se fazem, tipo origami.
    Tanto lembram as velas das caravelas, como os aviões de papel!

    ResponderEliminar
  7. Gosto. Oxalá a obra fique bonita como está na maqueta. Parabéns ao João e à filha.

    ResponderEliminar
  8. Não consigo ter opinião. A ausência de projecto de implantação, não permite imaginar o acolhimento do projecto no terreno.
    Será que se trata de uma substituição da fachada? Ou será a fachada de um novo edifício da recepção do Portugal dos Pequenitos?
    De qualquer forma, a equipa que ganhou o concurso, entre 11 concorrentes, está de parabéns.

    ResponderEliminar
  9. Hum!
    Atão não leste As Beiras e o Diário de Coimbra?
    Há a construção de um novo edificio no lado oposto à entrada que hoje há, para serviços, recePção e entrada para os visitantes.
    É o que se me oferece dizer sobre o assunto.Tenho dito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão é verdade, não li nada, nem no "calino 1", nem no "calino 2". Deve ter sido noticiado em algum dia em que eu estive em algum congresso, a fazer alguma comunicação sobre alguns dos muitos problemas que me têm tirado algumas horas de sono em alguns dias da minha vida.
      Pelo que se lê aqui, nesta espécie de blogue, fica-se com a ideia que se trata da substituição da fachada e, mui respeitosamente, eu não via onde é que o projecto cabia...
      Também fui enganado por algumas notas por aqui largadas e referentes â proximidade do "mamarracho" e da estátua do pobre do Bissaya que tem de aturar isto tudo.
      Assim sendo, a cunversa é outra...
      Vamos ver,no que dá. Óspois falamos.
      Entretanto, deixe-me que aqui lhe deixe a minha penhorada gratidão pelos esclarecimentos que aqui deixou.
      Disse.

      Eliminar