domingo, 10 de setembro de 2017

FOTO HISTÓRICA DESCOBERTA EM LAGOS PELO QUITO...

....nem só de praia o Quito gozou as férias em LAGOS.
Andou pelas tabacarias e Quiosques  a descobrir postais ilustrados "com história"!
Esta foto é um exemplo:
Selecção Nacional de Futebol que obteve a 1ª vitória para Portugal em 1925 no Estádio do Lumiar em Lisboa. contra a Itália
Texto e nomes dos jogadores foi obtida em pesquisa no Museu da Federação Portuguesa de Futebol.
  - Lisboa 1925 - Estádio do Lumiar. A selecção Nacional alcança a sua 1ª vitória e saúda os espectadores após o jogo
À quinta foi de vez. PORTUGAL, finalmente chega à vitória
Contrariamente ao que diz o velho ditado de que «à terceira é sempre de vez» só à quinta tentativa é que a seleção portuguesa de futebol alcançou a primeira vitória da sua história. E fê-lo contra uma poderosa Itália que não muito tempo após este histórico momento do futebol lusitano haveria de dominar o planeta da bola na sequência da conquista de dois Campeonatos do Mundo consecutivos. Antes do confronto com a “squadra azzurra” Portugal havia disputado quatro encontros particulares, todos diante da vizinha Espanha... e todos concluidos com derrotas para as cores portuguesas. Porém, na tarde de 28 de junho de 1925 a sorte mudou para a armada lusitana. Na “catedral” do Lumiar, em Lisboa, Portugal disputava mais um particular, desta feita diante de um novo adversário. Desafio que à boa moda portuguesa seria antecedido de alguns episódios caricatos, desde logo a chacota pública de que foi alvo a decisão do selecionador nacional de então, Ribeiro dos Reis, em levar os atletas escolhidos para um estágio. Militar de profissão Ribeiro dos Reis impôs então um rigoroso programa de treinos aos homens por si escolhidos, à moda daquilo o que se fazia... no exército! Foram realizados retiros rigorosos para localidades fora da capital, um não menos rigoroso regime de (uma saudável) alimentação, e duras caminhadas por serras e montes acompanhadas de longas sessões de exercícios físicos. A opinião pública, espicaçada em parte pela imprensa da época e por alguns “inimigos” da seleção (!), lançava faíscas de ironia dizendo que tal procedimento mais «parecia a tropa!», ou que «o estágio é uma paródia, as massagens dão cabo dos homens de barba rija, ovomaltine e chocolates são para crianças!». Não se sabendo se terá sido ou não devido ao estágio o que é certo é que perante 16 000 almas Portugal bateu a Itália por 1-0, alcançando assim o primeiro triunfo da sua curta vida futebolística (recorde-se que a estreia da seleção havia sido em dezembro de 1921 diante da Espanha, em Madrid, capítulo esse que o Museu já aqui recordou noutras viagens ao passado). Esta vitória foi engolida em seco pelos críticos da época, pois... dali em diante os estágios foram uma constante para as equipas de futebol nacional. Ah, falta o golo, esse foi da autoria do sportinguista João Francisco Maia. Novidade para a época foi também o facto da imprensa ter dado um destaque especial a este jogo, pois além de uma ampla cobertura dos acontecimentos nele ocorridos apresentou uma análise individual de cada um dos onze guerreiros lusitanos que entraram em campo. Uma banalidade nos dias de hoje pouco comum para aquela época levada a cabo pelo jornal O Sport de Lisboa. Aqui fica pois na integra (com as “regras” ortográficas da época) essa histórica análise individual daqueles imortais heróis lusitanos:

Os nomes desses"HERÓIS"-não correspondem à ordem da foto. Só o guarda redes é devidamente identificado
- Francisco Vieira - Sport Lisboa e Benfica-guarda redes
- António Pinho- Casa Pia A. C.
- Jorge Vieira - Sporting Clube de Portugal
- Raúl Figueiredo - Sporting Clube Olhanense
- Augusto Silva - Clube Futebol "Os Belenenses".
- César de Matos - Clube de Futebol "Os Belenenses"
- Domingues Neves - Sporting Clube Olhanense
- Mário de Carvalho - Sport Lisboa e Benfica
- João Francisco - Sporting Clube de Portugal
- José Delfino - Sporting Clube Olhanense
- Manuel Fonseca - Académico Futebol Clube do Porto 

1 comentário:

  1. Achei o postal interessante, desta nossa seleção de 1925. Fizeste um bom trabalho de pesquisa, pois no verso não indicava o adversário. Curiosa referência aos clubes que "doaram" jogadores para aquela seleção, com destaque para o Casa Pia e o Olhanense, que na época seria talvez o clube mais representativo do Algarve.
    Abraço Rafael

    ResponderEliminar