sábado, 5 de maio de 2018

CNN E A COZINHA PORTUGUESA - PRIMEIRA PARTE

Os 20 motivos que tornam Portugal no maior segredo da cozinha europeia, segundo a CNN


Ouvir a CNN dizer que Portugal é um dos mais bem guardados segredos culinários da Europa é quase tão emocionante como ver o Ronaldo levantar a taça, no domingo, à frente de milhões de franceses. E não estamos propriamente a falar de uma francesinha perdida num texto sobre a Europa gourmet. Estamos a falar de todo um artigo onde são enumeradas as 20 razões objectivas que tornam Portugal numa das melhores cozinhas europeias, a par da francesa, da italiana ou da espanhola.
Segundo a CNN, os restaurantes portugueses no estrangeiro não deviam servir apenas para “melancholy emigrants seeking in vain to matar saudades (kill their longing) for mom's home-cooked food”. Há razões para valorizar a cozinha portuguesa. E começam logo com a mais indiscutível de todas: o melhor peixe do Mundo.
.1. O Peixe perfeito
Só há um país na Europa onde se come mais peixe do que em Portugal – e são logo os nossos amigos islandeses, que tantas memórias nos deixaram no Euro 2016. No entanto, existe uma diferença colossal que a estação de televisão destaca: o famosíssimo chef Ferran Adriá diz que o melhor peixe do mundo vem do mar português. E ele é espanhol, como lembra a CNN.


O canal americano fala dos fantásticos mercados, onde se compra todo o tipo de peixe, do magnífico robalo grelhado no churrasco e dos fabulosos restaurantes onde comer um peixinho único: São Roque, em Lagos; Restinga, no Alvor; Furnas, na Ericeira; Azenhas do Mar ou Restaurante da Adraga, em Sintra; Ribamar, em Sesimbra; ou Doca das Cavacas, na Madeira.

2. O maravilhoso azeite
É a base da cozinha portuguesa e, para a CNN, é também uma maravilha difícil de igualar – seja o azeite do Alentejo, da Beira Interior ou de Trás-os-Montes. Tanto fica óptimo por cima do bacalhau, de uma simples sopa ou de uma fatia de pão saloio acabado de sair do forno a lenha.


O canal de TV fala dos gigantes Gallo e Oliveira da Serra ou dos pequenos e artesanais produtores que estão a fazer um azeite imperdível – o destaque vai para o último prémio internacional ganho pelo azeite biológico Olmais.
3. O cozido à Portuguesa
A cozinha portuguesa pode ser mais pesada no Norte e mediterrânica no Sul, mas uma coisa une todo o país: o cozido à portuguesa. A CNN fala inclusivamente dos vários tipos de cozido: o do Algarve, com grão e hortelã; o do Alentejo, com borrego; o da Madeira, com batata doce; ou o das Furnas, cozido debaixo do chão. Por mim, gosto de todos – mas o das Furnas é imbatível
4.-Os novos chefs gourmet de Lisboa
Esta diferenciação regional não se percebe muito bem. A CNN elogia o magnífico trabalho de José Avillez, no Belcanto, de Henrique Sá Pessoa, no Alma, ou de João Rodrigues, na Feitoria – e elogia muito bem e merecidamente – mas esquece-se do fabuloso trabalho que está a ser feito no Porto (Pedro Lemos, Rui Paula ou Vítor Matos são só alguns exemplos) ou no Algarve.

Entre os pratos que encantaram a CNN, está o fantástico salmonete braseado com molho de fígados e xerém de amêijoas à Bulhão Pato, do Belcanto.


5. O Bacalhau
A CNN ficou encantada com os pastéis de bacalhau com feijão frade, ou com o bacalhau à Brás, ou à lagareiro, ou com broa, ou à Zé-do-Pipo (confesso que não está entre os meus preferidos) ou de qualquer maneira e feitio. Dizem que em Portugal há muito mais de 365 receitas de bacalhau, o que dá mais de um prato diferente por cada dia do ano.
Para a CNN, o melhor sítio para comer bacalhau é essa contradição de género que dá pelo nome de Laurentina, O Rei do Bacalhau
6. O Queijo

Isto, sim, é um assunto que merece ser esclarecido internacionalmente: porque é que os queijos portugueses não são mais conhecidos? Segundo a estação de televisão, é um mistério por esclarecer. Seja por causa do extraordinário Queijo da Serra, do Queijo Amarelo da Beira Baixa, do Queijo da Ilha de São Jorge, do Terrincho de Trás-os-Montes, ou de tantos outros. Para acompanhar, os americanos recomendam Vinho do Porto, vinho tinto ou marmelada.
7. As tripas à moda do Porto
Confesso que não é a minha perdição, mas é inegável que se trata de um dos pratos mais procurados do Porto. A CNN fala ainda das francesinhas.
8. Os pratos de arroz
Mais uma injustiça identificada – e muito bem – pela CNN: se a paella e o risotto são famosos internacionalmente, por que raio é que o arroz de marisco não é conhecido em todo o mundo? De facto, ninguém consegue replicar aquele maravilhoso arroz malandrinho, nem o delicioso sabor a alho, tomate e coentros, muito menos os suculentos nacos de lavagante, santola, gambas ou amêijoas.

Segundo a CNN, também vale a pena provar o fantástico arroz de pato, o maravilhoso arroz de cabidela ou o divinal arroz doce.
9. O Presunto

Mais uma injustiça desmascarada pela CNN: Portugal tem o mais saboroso e suculento porco da Europa. O presunto de porco preto alentejano é tão bom ou melhor do que o presunto espanhol ou italiano. E não sou eu que o digo...
Continua para a 2ª parte em breve com os pratos tipicos regionais
EG

1 comentário:

  1. Escrevi aqui várias vezes que os nossos responsáveis pouco ou nada andavam a fazer pelo nosso turismo.
    Últimamente tem aparecido um caso ou outro em que de facto se nota a sua intervenção. É pena que tenha sido o próprio turismo a fazer com que acreditassem nele e não o contrário. É claro que aqui nem sei se houve intervenção do governo ou de alguma associação de empresários, o que ainda duvido mais. Temos uns tantos empresários de alto nível se bem que poucos e esses olham mais para companhias de outro tipo.
    Não me esqueço que no ano em que Portugal ganhou quarenta e duas medalhas em Bordéus, fui à chegada do vinho novo italiano que no mesmo certame tinham ganho vinte e dois prémios. Metade dos nosso e do nosso não vi chegar nada. Todos os anos a mesma coisa.
    No campo do vinho até vamos tendo sorte pois os especialistas daqui para terem assunto diferente do habitual e assim se distinguirem dos concorrentes, vão de vez em quando apresentando vinhos nossos, principalmente alentejanos que estão muito na moda.
    O nosso azeite aqui não tem credibilidade nenhuma mas penso que nisso muito tem a ver com os nossos serviços de inspecção, pois havia produtores que se gababavam de meter uma "pequena" percentagem do caroço da azeitona e que ninguém notava.
    Muito mais notável são os libaneses com cepas antiquíssimas que derivado ao bloqueio a que estão sujeitos vendem o que têm a preço baixíssimo a Creta para ser vendido à Itália e nós compramos aqui o azeite italiano como sendo o melhor do mundo e a bom preço. Não fiquem admirado de saber isto tudo porque aqui há verdadeira jornalismo como já há muito venho a dizer.
    Francamente, ainda gostaria de saber quem picou a CNN pois para um alarde destes ou viram um furo muito grande, ou foram muito bem encostados.
    Enfim, ao contrário do que se faz no mundo parece que foi o turismo a convencer a nossas autoridades, só que valeu a pena pois num provérvio bem francês deve-se bater ferro quando está quente.
    Seria bom é que o mesmo fôsse feito com as CNN dos diversos países.

    ResponderEliminar