quinta-feira, 23 de agosto de 2018

AS VELAS DO INFANTE ...





O barlavento algarvio foi um Tempo. Agora tudo mudou. O comboio era ronceiro e de muitas paragens. As pequenas carruagens de um verde esmorecido, atrelavam umas nas outras, como num brinquedo de menino. Em várias das janelas – pequenos cubículos - o rosto alegre de algumas crianças. Depois da longa viagem, ao passar no apeadeiro da Meia Praia, com o areal a espraiar-se para o mar, olhávamos a tez branca do casario da cidade. O comboio apitava, exultante talvez da chegada, depois de tantas horas de carril. A estação era despida de gente. Mas tinha um relógio negro de ponteiros aguçados, que pautava as horas do caminhante. A cidade era, naquela época, quase proscrita. Os turistas e veraneantes preferiam o sotavento algarvio das águas mais cálidas e do calor abrasador. E maldiziam o vento lacobrigense. Porém, esse Tempo passou. Do romântico comboio, apenas é igual o balanço dos carris. As crianças são poucas ou nenhumas. A mala de viagem ou o cesto do farnel são agora substituídos por mochilas encardidas e sujas de tanto caminhar. E as crianças são agora jovens maioritariamente estrangeiros, com o corpo sulcado de tatuagens e de chinelas nos pés. Esfregou as mãos de contentamento a urbe e o seu comércio tradicional. Chorou e chora quem privilegia o sossego das tardes calmas e das noites na penumbra das ruas estreitas. Derrubou-se a muralha de uma cidade acantonada no seu reduto e no respeito dos seus costumes ancestrais. As vivendas e os prédios floresceram como cogumelos. Abriu-se uma Caixa de Pandora que nunca mais se fechou. Transformou-se a cidade e rasgaram-se avenidas. Construíram - se supermercados e abriram-se agências bancárias. Dos destroços, salvaram-se meia dúzia de traineiras, porque o mar generoso é ainda profissão de alguns e a asseada praça do peixe o  bastião das raízes da linda cidade costeira. Pela mão do homem, Lagos vive hoje as vantagens e inconvenientes de um suposto progresso. A cidade está mais viva e alegre. Mas preocupa no que respeita à cobertura hospitalar em caso de uma urgência, por exemplo. Contudo, é de aplaudir o esforço da edilidade na limpeza da área urbana, logo que em época estival a população cresce exponencialmente com a chegada maciça de forasteiros.


Mas se o homem se pode vangloriar das muitas conquistas nesta antiga cidade muralhada no seu encanto de terra de traços medievais, jamais conseguirá argumentos para desvirtuar e contrariar a História, de combater o vento sussurrante que empurrou um povo quinhentista para a saga heróica dos mares nunca dantes navegados. Hoje, olhando estas praias do barlavento algarvio, logo se constata que o veraneante se reconciliou com a matriz da Dança do Vento nos palmeirais. A mim, que com ele dialogo há várias décadas, que tantas vezes fiz dele meu dileto companheiro em tardes de reencontro com a minha própria identidade, é reconfortante ouvir em noites fechadas o seu uivar vindo do ventre do oceano, ou a sua mão leve e amiga a bater-me na vidraça de mansinho, na carícia histórica de um Vento perene. Serão talvez as Velas do Infante a chamar por mim.

Q.P.                 

4 comentários:

  1. Chegaste!UFA!
    Estava a esbracejar sozinho neste encapelado mar bloguista!
    Do Canadá há pausa, que espero seja breve, o que será bom sinal!
    Boa postagem, mais uma do "Teu Algarve", ou melhor do "Tua Lagos"(que não é bem a mesma coisa....
    Um bom retrato do que era Lagos há décadas e que é hoje.
    As diferenças são muitas e que aqui descreves com a mestria do costume.
    Que tenham sido umas boas férias(mais umas...) e que desta vez tenhas molhado os pés. Se o fizeste foi porque o Miguelito te obrigou...Ou será que a São tomou conta dessa missão?
    Beijo e abraço para os dois!

    ResponderEliminar
  2. Só tu Sr. Quito Pereiral, me fazias vir aqui dar-te um abraço por este maravilhoso texto.
    Que tenhas muitos anos de escritura.
    Da Gruta 5 do Mont Sinai, estábulo 380, cavalariça 3, argola 1.
    Aí vai mais um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Com grandes dificuldades de Net, consegui ontem postar um dos meus 11 textos que tenho para o Encontro de Gerações. Ontem a Net deu-me carta de branca, mas logo notei a ausência tua Chico ! O texto teve pelo menos o mérito de voltares. A ti Rafael o meu abraço ainda cá de baixo. Agora que o meu Miguel rumou a norte com todos os condicionalismos de tratar de uma criança de tão tenra idade, posso dizer-vos que ontem entrei oficialmente de férias sem preocupações de marcar datas para regressar a norte. Vantagens de um reformado.
    Um abraço aos dois

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto foi um ar de graça. Vai demorar um bocadinho para voltar ao normal, pois canso-me só para escrever um comentário. Depois volta tudo ao normal e com muita "pujança". Abraços.

      Eliminar