sábado, 4 de agosto de 2018

Quando tudo se combina

Foto: Joana Silva

18 comentários:

  1. O assunto que estou a escrever não tem nada a aver com a postagem mas na realidade estamos preocupados por este lado com as temperatures que se fazem sentir aí em Portugal. Estou habituado a andar à procura de casos destes nos nossos medias, mesmo aqueles a quem ninguém vai pois, depois posso confirmar com os outros. Pelo momento só evito os "Fakes News" de toda a ordem. Só que agora mesmo também a televisão daqui começa a dar expressão a temperaturas de quarenta e cinco graus sentidas em vários lugares aí. Se acontecer alguma coisa perto, digam. A coisa está feia e vou segui-la de perto.
    Aqui em baixo na Califórnia ainda não há perdas de vidas mas no mesmo noticiário da televisão de estado, anunciaram a perca de mil e quinhentas casas. Tenho receio que estejam como nós que andámos durante bastante tempo a evitar perda de pessoas e só num dia perdemos acima de sessenta. Não estou a gostar disto.
    Os fogos aqui que eram na floresta, apagaram-nos mas estamos debaixo de mais uma canicula, só que com o ar condicionado vai-se vivendo. Francamente, andamos preocupados com isso aí.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui por Coimbra tem sido demais.
      Esta noite foi um sufoco.Andei sempre de "alevanto" sempre ensopado em suor!!!
      Nestes dias depois das 12 horas da manhã só dá para sair de casa lá pelas 9 da noite!
      Hoje estiveram 42 um pouco menos que ontem chegou aos 44!
      Parece que só para 3ª feira as temperaturas baixam significamente!
      Haja cerveja fresquinha para ir matando a sede.
      à noite é a sorte grande das esplanadas dos cafés!

      Eliminar
    2. Acontece cada uma…

      Tenho este comentário feito desde esta manhã e não sei porquê não o passei para o blogue. As minhas desculpasl Rafael.

      Apre, 44 e 42 é obra. Nós aqui não chegamos a tanto Rafael, se bem que tenha que andar com uma toalha para tirar a transpiração que cai pela cabeça abaixo caso não esteja ao ar condicionado. Francamente que não sei se é derivado a fraqueza minha ou se motivado porque vimos de temperaturas de próximo de menos vinte do inverno. Talvez também tenha a sua influência. Por outro lado, se bem que a tempertura ande pelos trinta, sentimos à volta de quarenta com a humidade. Aí se a temperatura que diz fôr a real, com a humiade deve ser ainda muito mais. Francamente, estou admirado com o que devem estar a suportar pois por muito pouco que seja, sempre deve ter umas pitadas de humidade.
      Cerveja, até agora ia uma mas é coisa a que não posso tocar.

      Já agora aproveito para falar numa forma de baixar a temperatura no corpo e que dá um resultadão. Os nossos braços têm veias que levam o sangue para o corpo e se uma pessoa os meter debaixo de água corrente como o lavatório ou a torneira da banheira que até está fria, a temperatura do corpo baixa imenso e nós rápidamente nos sentimos muito mais frescos. Para quem ler, não deixem de tentar e vão ver que vale a pena.

      Eliminar
    3. Vem sempre a tempo!!!
      Mas houve temperaturas de cerca 47!!!
      Hoje a noite está mais amena, talvez dê para dormir!
      Mas vou experimentar a tua receita da água fria nos braços!
      Abraço

      Eliminar
    4. Rafael, muitas pessoas sem experimentarem têm dificuldade em acreditar na receita que deixei.
      Uma vez a fazer bicicleta, entrei na casa de banho do complexo desportivo ao pé do estádio Olimpico e vi muitas pessoas a rodearem um sujeito deitado no chão a quem punham água na cabeça e que estava todo vermelhinho, tal era a sua temperatura. Pedi que se afastassem e com as toalhas que tinham lá, disse para mas darem bem molhadas em água fria e envolvi-lhe os braços. Depois foi só deitar água fria das torneiras nas toalhas à repetição. Em pouco tempo começou a virar os olhos e a parecer outro. Passado um bocado comecei-lhe a deitar também nas pernas e tudo se resolveu. Quando chegaram os paramédicos, já o sujeito estava sentado. Tente, é como a do açucar castanho com as sardinhas que em tempos aqui deixei.
      Tivemos aqui um ministro da saúde, hoje primeiro ministro do Quebec, que diz que as receitas da sua avózinha são as melhores. Em muitos casos, tem razão.
      As pessoas que experimentem e não precisam de me dar resposta. O que interessa é que funcione.

      Eliminar
  2. Oh Chico

    Nem uma aragem para nos refrescar.
    Mas como o Trump diz que isso das alterações climáticas é uma treta, vamos engolindo e calando...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui de facto também há calor e muito mas não é assim, Rui Felício. O problema connosco, é que já se arrasta há muito tempo. Está tudo seco e o fogo fácilmente pega.
      O Trump... é o Trump... as pessoas é que têm que fazer a leitura. Bem... Eu já nem perco tempo com isso. Seria perder tempo.
      Só veio confirmar uma ideia: mesmo que num caso ou noutro específico possamos estar de acordo, nos américas nunca confiar. Enfim...

      Eliminar
  3. Por aqui violento calor, com temperaturas a rondar os 44 a 46 graus no Alentejo e , neste momento, 40 graus em Coimbra. Violento e preocupante incêndio no Algarve, em alguns locais sem controlo e duas povoações evacuadas e 9 bombeiros feridos.

    Ontem, debaixo de uma calor abrasador, os ciclistas da Volta a Portugal correram entre Beja e Portalegre na distância de 204 Km. Foi um martírio, 2OO litros de água consumidos por equipa e a atitude louvável dos bombeiros ao longo do percurso, a regar a caravana com mangueiras. Pergunto - me se isto é correto e se não vai além do espírito desportivo. Hoje percorre-se a zona dos incêndios numa etapa solidária e amanhã a subida da Estrela até às Penhas Douradas, pelo lado da Covilhã. Etapa demolidora e um calor que não desarma. Apenas se deseja que tudo corra bem, mas não se deixa de registar esta hipocrisia da avisos à população que se resguarde do calor, com este circo de ciclismo de esgotamento na estrada. Markting a quanto obrigas !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Quito, obrigado. Isso parece que está mesmo mau. Para eles aqui falarem do nosso país, só com grandes acontecimentos. Coitados é dos bombeiros e dos evacuados. Esses é que sofrem.

      Esse da volta a Portugal, é mesmo típico nosso. Nem se prevê, nem se toma decisões no momento exacto. Se algum fôr parar ao hospital ou pior, bem...nessa altura até se "festeja" o terceiro dia como agora se faz com a etapa solidária. Somos muito responsáveis. Os da volta têm muita culpa e os nossos responsáveis pela saúde pública, o que andam a fazer. Sabes, muita malta não gosta do sistema daqui mas se acontecesse alguma fatalidade, era logo milhões e por isso ninguém quer correr esse risco.
      Quando se vai aos bolsos, ninguém brinca... ficam todos muito responsáveis.
      Estás a ver o culpado… até lhe chamam marketing. Estou absolutamente de acordo contigo.

      Eliminar
    2. Como que adivinhando o meu comentário, a meio da etapa de hoje a organização da Volta emitiu um comunicado e encurtou a etapa de amanhã em cerca de 30 Km, sem chegada à Torre na Serra da Estrela. A etapa termina nas Penhas, exatamente pelos condições excepcionais de calor e defesa dos atletas. Acho bem.

      Eliminar
    3. A volta a Portugal é uma festa do POVO
      Em Portugal é sempre em Agosto(penso eu...)
      Ao longo das estradas lá estão os bombeiros com "mangueiradas refrescantes...
      Pelo que ouço nas entrevistas os ciclistas nem se queixam muito do calor.
      O Presidente Marcelo também por lá andou dado que era uma etapa dedicada ás populações dos incêndio do ano passado.

      Eliminar
    4. É assim, Quito. Depois de todo o mundo falar e não estou a falar só aqui do blogue, lá vem "agora" a decisão que já devia ter sido tomada como um acto de louvar por todo o mundo.
      Agora, mesmo tarde porque os duzentos kms de Beja/Portalegre já se correram ontem fora o que se correu hoje, até é capaz de ser tomada como uma decisão acertada de um iluminado de última hora. Enfim… O que disseste estava correctíssimo e atitudes destas já andamos habituados.

      Eliminar
    5. É isso mesmo, Rafael. Costuma ser chamada uma festa do povo e lá costumam estar os bombeiros assim como muita gente da assistência a lançar-lhes àgua, só que o clima costuma ser outro e enquanto os nossos responsáveis não forem capazes de "mudar" a "meteorologia", era melhor terem alterado as condições da prova.
      Os ciclistas, mesmo que vontade possa não lhes faltar, é normal que não se queixem pois até são profissionais.
      O Marcelinho lá andou a distribuir afectos como já nos habituou.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Serão entregues, Rafael. Obrigado. Numa tentativa da filhota que já é crescida, fez-me umas tantas fotos quando andou lá por baixo para que tenha mais um pouco de produto. A isto chama-se cooperação blogo/familiar.
      Quem desviou a atenção toda, até fui eu logo de entrada mas uma pessoa longe sofre de forma diferente mas toca cá dentro e de que maneira.
      A dos bichinhos, lá fica para a próxima vez.
      Entretanto voltaram a falar de Portugal.
      Cá vamos seguindo.
      Abraço.

      Eliminar
  5. Isto é fantástico. Temos tantos meios à disposição que nem notamos no mundo que vivemos. Estando-se a seguir os acontecimentos daí, recebemos da família em férias fotos das bolas de graniso que caíram na zona de Albufeira. Eram graaaaandes.

    ResponderEliminar
  6. Ela agradece, Celeste Maria. Foi uma co-produção.
    Abraço.

    ResponderEliminar