quarta-feira, 17 de abril de 2019

NO OCASO DO TEMPO ...





De novo, regresso. Do bulício febril da cidade Coimbrã ao ocaso do Tempo são pouco mais de duas horas de viagem. Guio embrenhado nos meus pensamentos. Lá ao longe, muito ao longe, já diviso a cripta da Serra da Estrela. Agora que a neve partiu, ficou ainda uma alva cabeleira rala que se derrama timidamente pela encosta. É a agonia do inverno no renascer da primavera. Farrapos de nuvens brancas como algodão passeiam lentamente por cima do Moradal. Percorro agora a estrada que me leva ao povoado da Lameirinha. Saio do carro e há um silêncio que é um mistério. Um vazio que me sufoca e me perturba. Dentro do Café há poucos sorrisos. A vida leva - se a sério. Desde cedo que a labuta nas courelas que oferece o pão lhes endureceu o rosto. Uma máscara de sofrimento. Não aprenderam a sorrir. É quase um sacrilégio. Guardam os sorrisos contidos apenas para as épocas festivas, quando a concertina se passeia pela aldeia e o Santo é levado num pequeno andor a percorrer o palco da vida de muitos para quem o rendilhado austero do cume das montanhas é o limite dos sonhos. Para lá das serras não existe nada. Só vagas quimeras. Do lado de cá desta fronteira da vida, apenas o sabor acre da solidão. Almoço só, numa mesa encostada a um canto da sala. Na vidraça da janela uma mosca voa batendo furiosamente contra o vidro, numa ânsia de liberdade. É um zunido irritante que me acompanha durante a refeição. Vou almoçando sem pressa, olhando a sala onde se sentam um dúzia de clientes que sorvem a sopa de cabeça curvada sobre o prato, como quem cumpre uma penitência. Reparo agora numa cartolina colocada em destaque sobre a minha mesa. Em letras negras e cheias, tem a palavra “Reservado”. O David sempre que pressente a minha presença entende dar-me um lugar especial. Ele sabe que eu gosto daquela mesa para a refeição. E tem o cuidado de a guardar. Por detrás do seu rosto de menino há um coração bondoso. E ele, que é arguto, também sabe quanto o estimo pela sua educação e lição de vida. Depois da refeição parto, vencendo as curvas da estrada. Dois quilómetros percorridos e sou tragado por uma floresta de pinheiros. De novo o silêncio. Outra vez o mistério de uma aragem branda que dança escondida por entre a copa das árvores. Parado na berma da estrada olho a povoação de Salgueiro do Campo ao longe, alcandorada na crista de um monte e espraiando o seu branco casario pela encosta plena de uma luminosidade clamorosa. Percebo agora que não estou só. Ali ao lado, junto ao tronco de um pinheiro, um lagarto de mil cores de cabeça erguida olha-me num misto de curiosidade e angústia, na incerteza de que a fera humana lhe possa fazer mal. Mas poderá estar descansado neste palco de ninguém em que ambos somos protagonistas. Ele poderá usufruir livremente do seu habitat natural.  E eu, perdido no ocaso do Tempo, naquele pretérito sem presente nem futuro, sinto-me amarrado e sem esperança ao apeadeiro da vida.
Q.P.                 

19 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado, amiga ! Igualmente uma Páscoa Feliz é o meu desejo ...

      Eliminar
    2. Maria Manuel votos de uma Páscoa Feliz.

      Eliminar
    3. Obrigada! Agradeço e retribuo os seus votos, a si e sua Família. Um abraço Maria Manuel Almeida Neves

      Eliminar
  2. "...Um pretérito sem presente nem futuro ..."

    Frase lapidar que culmina uma prosa literária da melancólica ruralidade característica das gentes das faldas serranas que comeu o pão que o diabo amassou.

    E que o Quito tão bem conhece.

    Povos que, mau grado as dificuldades que a vida lhes aportou, protegeu a Natureza e o habitat dos seres que a compõem.

    E a frase lapidar que acima citei e à qual volto traduz o sentimento que no dealbar das nossas existências nos aperta o coração já descrentes do futuro e incapazes de reformular um passado que não nos trouxe as alegrias que ambicionavamos.

    Parabéns Quito.
    As tuas qualidades de escritor mantem-se intactas.
    Quiçá mais aprimoradas. ..

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Quito, ler-te é um prazer, o que não é novidade.
    Gosto da tua escrita. Tens um sábio usufruto dos prazeres, numa versão sintética do termo. Aprecio a forma simples como escreves, o modo como olhas a vida e sabes tratar os pormenores do quotidiano que a outros podem escapar.

    Até à proxima...

    Un forte abraço do amigo,
    Carlos Falcão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Falcão, foram quase três décadas nestes palcos campesinos, a viver e a conviver com os simples. A eles, não ensinei nada. Mas com eles, aprendi tudo - honradez, lealdade, humanismo, solidariedade ...

      Igualmente um forte abraço, meu amigo ...

      Eliminar
    2. Rafael boa Pascoa para a Céleste Maria e para ti
      Aproveito esta boleia para te agradecer mais mais uma vez a tua presença
      Quando a minha māe partiu.
      Falcāo

      Eliminar
  4. Quito, lembrei-me de Raul Seixas (gênio da música) na letra:

    "Eu sou a mosca que pousou em sua sopa
    Eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar
    Eu sou a mosca que pousou em sua sopa
    Eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar..."

    Mas foi somente por um instante, posto que o teu texto, à medida que o lia, delineava em minha mente todo esse cenário, que eu conheço tão bem, pois o descreves com tanta maestria. É como se por ele eu também tivesse passado. Mas nem preciso é, pois como tu relatas é tão preciso como a vinda daquela "passagem" que evitamos chegar.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um abraço, minha amiga do outro lado do Atlântico. Muito grato pelas palavras tão amáveis ...

      Eliminar
  5. Meu caro Quito.
    Obrigado pela colaboração.
    Texto que a exemplo doutros já publicados se lêem e se apreciam do principio ao fim
    Os tempos que passaste por essas terras e onde tantos amigos deixaste, permitem que nós, através da tua escrita, possamos ficar com uma ideia de como se vivem vidas amarguradas, vidas singulares de pessoas simples, puras e amigas.
    Votos de uma PÁSCOA FELIZ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz Páscoa, Dom...pra você , Celeste e a todos que compõem esse grupo , extensivos às famílias.

      Eliminar
  6. Rafael, para ti e família o meu desejo de uma boa Páscoa. Um abraço ...

    ResponderEliminar
  7. E, de novo , o Quito nos encanta com a sua escrita. Desta vez para nos descrever com tanto realismo as pessoas e coisas de Salgueiro do Campo que nos julgamos a fazer parte destas histórias. Obrigada, Quito. Boa Páscoa para ti e familia. Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ló, igualmente para ti e família uma Boa Páscoa ...

      Eliminar