domingo, 8 de dezembro de 2019

CONTO DE NATAL


  Aquela caravana de ciganos parou, nas vésperas da Consoada, mesmo no adro da igreja onde iriam arder os cepos de Natal.
Vinham todos tiritando de frio naquelas roupas longas, sobre usadas e demasiado frescas para o Inverno tão rigoroso.
As pessoas da aldeia não acharam graça nenhuma ao verem aquela cabilda ali acampada em dia de festa, onde todos iriam passar para a Missa do Galo.
As crianças, de cabelo desgrenhado, carinhas avermelhadas, olhos esbugalhados fixos nas luzes da Igreja, esperavam a oportunidade de se esgueirarem para dentro daquelas casinhas pequeninas, os confessionários, ou para pertinho daqueles candeeiros a gás que iluminavam e aqueciam. Os mais velhos, olhavam para a saca de serapilheira onde poderiam meter algum daqueles candelabros doirados, que dariam para vender por bom preço. Porque é que Deus Menino podia ter tanto luxo e eles nem podiam parar no empedrado do seu átrio?!...
Os homens da aldeia foram chamar o sargento da guarda fiscal para correr com aquela pandilha! Não era decente haver gente daquela junto da casa de Deus.
Nesse mesmo momento, um menino de cabelos doirados, olhos da cor do céu, pé descalço, cara suja, assomou junto deles, vindo, não sabemos de onde!...E perguntou:
_ Que mal vos faz ter esta gente por perto? Sujam a vossa roupa? O lume deixa de vos aquecer por eles se acalentarem também?!
As pessoas olhavam incrédulas e nem ousavam ripostar. Aquela criança atraía-os e amedrontava-os.
_ Não seria melhor, perguntou o Menino, se fossem buscar as vossas ceias e pusessem uma só mesa aqui, para todos vós? Podíeis festejar o Natal em alegria, com verdadeiro Amor. Essa seria a vossa melhor Missa do Galo.
Como por magia, todos acarretaram o que tinham em suas casas: travessas de batatas com bacalhau e couves, filhós, azevias, arroz doce, rabanadas… O povo cigano entoou cantos maravilhosos! Houve rodas de mão dada, risos, gargalhadas sorrisos…
Nessa aldeia, a minha aldeia, ainda hoje se festeja assim o Natal!

Georgina Ferro

3 comentários: