sábado, 26 de dezembro de 2020

VENTO NOTURNO


VENTO NOTURNO

Pela estrada asfaltada e de mau piso, rumar à Praia da Luz. Um bastião de luz e de cor. De casas brancas de chaminés trabalhadas e de uma praia de mar azul. Também uma singela capela de altar dourado e um pensamento – Maddie MacCann. Lembrar uma menina e um drama. Olhar do lado esquerdo uma banca de velas elétricas que se acendem pelas moedas dos visitantes. Meter o dinheiro na ranhura e ver quatro ou cinco lâmpadas tomarem vida em memória da criança inglesa. Depois rumar ao Forte. Almoçar olhando o horizonte e o promontório de Sagres escondido por entre a neblina, talvez ele muito cioso no resguardo seu Infante de outras épocas, um homem do mundo e de outros mundos – novos mundos.  O vinho que se bebe, o brinde de copos que se tocam num olhar ao futuro. Depois regressar. Percorrer outros caminhos ao cantar das cigarras. Olhar a cidade deserta pela canícula deste estranho verão. E logo, ao declinar da tarde, os pequenos barcos de brancas velas recolhem ao porto depois de um dia de lazer. E outros, no ganha – pão  dos simples, partirão para a faina. Ficam estáticos no horizonte, apenas denunciando a sua presença pelas trémulas luzes que mais não são que pequenos pontos no regaço do oceano. Quando a noite se fechar sobre a cidade, os Ventos do Infante tomarão conta da urbe de avenidas largas e vielas estreitas de origem medieval e de forasteiros que se aventuram na procura de um bar aberto para um convívio de gentes de várias nacionalidades. Fechar a janela ampla e ouvir o sibilar do vento a roçar-se fagueiro pela persiana como um gato a acariciar as pernas do dono. É o vento noturno, intemporal e propriedade de uma das mais belas cidades do nosso Portugal – Lagos.

Kito Pereira

      

9 comentários:

  1. Bela poesia "o vento a rocar-se fagueiro..." Lagos redime-se assim dos versos do Mário Mata (em Lagos não há piscinas...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveito Manuel para desejar, a ti e aos teus, um Novo Ano bem melhor que este, o que não é difícil.
      Um Abraço

      Eliminar
  2. E com este texto terminas este ano de 2020 a tua prestimosa participação, que agradeço, aguardando que o ano de 2021 seja mais amigo.
    O blogue continuará a sua caminhada, esperando as várias participações que muito agradeço.
    BOM 2021!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que agradecer. Quem dá o que tem a mais não é obrigado. Com todas as minhas limitações ditas "literárias", contas comigo e enquanto entenderes manter o blog.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigado, Lucinda. Que o Novo Ano nos traga saúde e paz. Este foi um ano de muito sofrimento para Portugal e para o mundo.
      Um abraço

      Eliminar
    2. Obrigados Lucinda.
      Fazemos votos que por aí também seja um novo ano com menos problemas!

      Eliminar
    3. Olá amiga Lucinda!
      Desejo que tenha passado um bom Natal junto da família próxima.
      Um 2021 com muita saúde paz e esperança de melhores tempos!
      Beijinhos 😘😘

      Eliminar
  4. Bom dia Amigos
    O pròximo Ano vai ser Melhor eu assim o creio.
    Abraços para todos.

    ResponderEliminar