sexta-feira, 17 de outubro de 2014

AS PALAVRAS QUE MARCAM DE "CHAMA A MAMÃE" ...




" Chama a Mamãe" escreveu : " Como o encontro das Águas dos Rios Negro e Amazonas, que se encontram e se respeitam ...daqui desta imensidão de mundo ..."

Dia de aniversário, é sempre um dia especial. Mais especial, quando chegamos a um patamar da nossa existência, que nos convida a parar e a refletir do que foram e são os caminhos da vida. De separar o trigo do joio. De cirandar o essencial do supérfluo. Ou fútil.  

Há palavras e palavras. Mas, no dia em que através deste espaço e de outros, fui saudado pelo meu aniversário, tive o conforto de saber que as mensagens que me eram dirigidas, valiam ouro. Porque eram sentidas e amigas. A todos fiquei e estou, muito grato.

Não desmerecendo ninguém, ao reler a avalancha de saudações que me foram enviadas, parei numa prosa que veio do Brasil. Era uma mensagem amiga, vinda da Amazónia. “Chama a Mamãe” escreve: 

“ Quito
Como o encontro das Águas dos Rios Negro e Amazonas, que se encontram e se respeitam … daqui desta imensidão de mundo …”

Que belas palavras estas, as de “Chama a Mamãe”. Porque revelam toda a dimensão espacial de uma região do país – irmão. Interiorizei aquela mensagem, porque sendo Portugal incomensuravelmente mais pequeno que o território brasileiro, também eu percorro esta imensidão do interior de Portugal. Uma imensidão feita de partilha, amizade e solidariedade. De serras paradas à procura de movimento – no envolvente versejar de Miguel Torga, embora não se referindo especificamente a esta Beira Baixa profunda, mas à vida feita de nadas. Esta Beira, que também é feita de nadas, de amplos desertos humanos, de sofrimento e de solidão.

Revejo-me pois e entendo, toda a dimensão planetária e de calor humano, que perpassam do sentir fraterno desta minha e nossa amiga brasileira, que se sentou à mesa deste grupo de amigos e amigas que, contra ventos e marés, remam para que este espaço prossiga num arco – íris de amizade.

Agradeço-lhe as suas palavras, “Chama a Mamãe”. Não me conhecendo e não conhecendo todos os que por aqui vão escrevendo, fotografando ou simplesmente comentando, louvo o seu espírito de comunidade, mesmo que separados por um amplo oceano.

Nunca na minha vida, seria suposto receber uma mensagem de aniversário, vinda “dessa imensidão de mundo”, nas suas poéticas  palavras.

Mas a sabedoria popular portuguesa, de experiência milenar feita, diz-nos em adágio que “nunca digas nunca”. Por isso, acolho com satisfação essa espécie de samba feito de várias notas – Amizade, Partilha e Fraternidade.
Mais uma vez, obrigado.
Quito Pereira    

18 comentários:

  1. Canção do dia de sempre

    Tão bom viver dia a dia...
    A vida assim, jamais cansa...

    Viver tão só de momentos
    Como estas nuvens no céu...

    E só ganhar, toda a vida,
    Inexperiência... esperança...

    E a rosa louca dos ventos
    Presa à copa do chapéu.

    Nunca dês um nome a um rio:
    Sempre é outro rio a passar.

    Nada jamais continua,
    Tudo vai recomeçar!

    E sem nenhuma lembrança
    Das outras vezes perdidas,
    Atiro a rosa do sonho
    Nas tuas mãos distraídas...
    Mario Quintana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas um poema de Mário Quintana para reafirmar esta Amizade com a querida "Chama a Mamãe" ......Beijinhos

      Eliminar
    2. Oh!, Linda...sinto-me deveras honrada em reafirmar essa amizade.
      Bjs de cá.

      Eliminar
  2. Palavra puxa palavra e temos um rol de lindos pensamentos descritos por quem tem sentimentos a transbordar num oceano que liga as costas de dois continentes, Portugal e Brasil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Celeste,
      Há mais amizades entre brasileiros e portugueses do que possa imaginar nossa vasta geografia.

      Beijos....

      Eliminar
  3. A nossa amiga índia é muito fixe, Noé?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São, queridA!
      O que dizer de ti? Mas sempre temos algo a mais a dizer sobre as pessoas especiais.
      Tu, uma pessoa, consegues te transformar em duas, pois te sobram todos os adjetivos da mais alta patente. Prazer imenso, maior do que o Oceano Atlântico, de ter te "conhecido".
      Baita beijo...

      Eliminar
    2. Que inveja eu tenho da São Rosas...
      (ihihihih... digo, rsrsrsrs)

      Eliminar
  4. Santa Mãe do Céu! Estive ausente dois dias do mundo virtual, por isso estou lendo esses comentários,somente agora,precisamente às 17h58.
    Hoje meu dia foi todo feliz; primeiro, por acordar e saber-me viva. Viver é um privilégio; segundo, porque hoje na empresa estivemos engajados na campanha "Outubro Rosa"- prevenção contra o câncer de mama; terceiro, porque conheci uma pessoa muito especial, que sobreviveu ao câncer de mama e hoje foi esbanjar alegria (até me esfreguei nela para receber mais energia positiva);quarto, doei os brincos que eu usava para ela, porque se esquecera de colocar os brincos antes de sair de casa (sou dessas pessoas que se for preciso tiro a roupa do corpo para cobrir quem precisa, sem me gabar muito com isso, porque até me envergonho de ser tão abençoada por deus, enquanto muitos precisam de pouco... só querem atenção);quinto, porque fui a uma dermatologista para fazer uma consulta normal e tive que me submeter a uma biópsia urgente, e nada senti);sexto,porque tudo ao entorno estava me favorecendo....
    E, agora, abro aqui...e me deparo com essa mensagem do Quito,acompanhada das mensagens de todos vocês. A reação imediata foi um engasgo, desses que vão tomando conta do corpo arrepiado,pela emoção.
    Jamais imaginei um de vocês falar assim... num espaço especial. Aí eu concluí: Deus, diz-me lá o que mais posso fazer para retribuir tanto carinho?
    Quito, sabes por que venho cá e deixo mensagens nos post´s de vocês? Porque, mesmo virtualmente, fui aprendendo - e isso naturalmente - a ter uma empatia com vocês. Às vezes saio do limite, gosto de fazer piadas, mas fico ali... sabendo que aqueles momentos são de vocês, que os meus são aqueles que posso comentar, rir...
    O PM me deu essa abertura desses espaços, e vocês "consentiram". Identifiquei-me, de pronto, com todos vocês, porque tento viver os minutos da vida da melhor maneira possível.E percebo que vocês têm esse perfil.
    Quito... obrigada! Nem sabes o que isso me causou... E logo hoje...que tudo foi demais de bom. A tarde só poderia fechar com uma situação dessas, de mais encantos.
    Digam-me de lá: posso reclamar de alguma coisa na vida? Mas "dijeituninhum,mininos/as"

    Beijos...bem carinhosos, em todos.
    E a imagem que colocaste, Quito, de tudo que reflete nossa Região - pelo menos a essência dela- também me comoveu.
    Se tens esposa,peço permissão a ela para te dar um beijo bem gostoso na bochecha (com todo respeito,claro!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem computador, mas por amabilidade de um amigo, ainda venho aqui saudar "Chama a Mamãe." O teu comentário amiga, alegrou-me ao perceber que ao fim de tarde, e num contexto de um dia difícil , sentiste um apoio que não esperavas. Ainda bem. Já agora e porque me perguntas, sou casado com a São Vaz, minha companheira de uma vida ...
      Um abraço

      Eliminar
    2. Pois...."outra" São?
      Enfim, "São" todas ótimas. rsss
      Bjs

      Eliminar
    3. A São do Quito não é a "minha" São Rosas

      Eliminar
  5. "sou dessas pessoas que se for preciso tiro a roupa do corpo para cobrir quem precisa"?!
    Ó Mamãe, se fosse eu a escrever isso, o ginecologista de serviço punha-me de castigo no canto.
    ihihih
    (esta malta é fixe, Noé?)

    ResponderEliminar
  6. Hoje(ontem) tive um dia atribulado que começou com o "berro" do meu monitor.Acabou na oficina e lá se foram uns euros, nada curtos!
    Mais o ensaio da Música Activa da Academia de Música do CNM, mais o desgaste psicológico de jogar no Euromilhões sabendo que só serve para desembolsar(..mas quem não arrisca, não petisca...) e que continuou com uma ida ao Forum para em dueto exigirmos a resolução do folhetim sobre a reclamação da máquina fotográfica que durava já há 3 meses. Falámos grosso e o assunto resolveu-se-Talão de crédtito, a que acrescentámos mais uns pósinhos e trouxemos uma Samsung-complicada!
    Tudo certo quando acaba bem!
    Mais umas andanças e agora aqui estou eu a dar uns "bitaites", que até agora nada tem a ver com o assunto da postagem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Aí é que bate o ponto! Enquanto escrevia o que nada interessa sobre a matéria em apreço, martelando inconsciente as teclas, -meu cérbero-talvez o cerebelo-, já ambos com défice de massa encefálica, devido ao uso...iá pensando baixinho por causa dos decibéis não fazerem mais estragos...o que vou eu acrescentar nesta postagem que o Quito com a maestria do costume dedicou em ritmo de samba acompanhado com adufes Beirões e ribombares de bombos de lavacolhos, à nossa dedicada e bem "Aparecida"CHAMA A MAMÃE" .! Só me apetece dizer baixinho( para o São Pedro não enviar uma carga de água...), se dum lado chove, do outro faz vento....!!!Ou seja gostei imenso-em meu nome pessoal e do ADM deste blogque é muito especial e internacional, do que o Quito e a ChHAMA A MAMÃE escreveram, bem como os sensatos comentários aqui expressos pelos nossos comentaristas, descontando o da menina, nada donzela, São Rosas por motívos do seu descarrilamento linguistico(estou exercendo a minha profissão virtual de genecologista...), levantando-lhe a saia(mini) e assentando-lhe duas palmadas uma em cada nádega! ChAMA A MAMÃE perdoai-lhe...mas reconheço que se ELA não fosse assim...perde-se a pitada de sal que acondimenta todas as prosas que por aqui vão passando!
    Não se lamentem se não tiverem paciência para ler só um pouco menos de metade desta peça ileterária.Mas estive divertido lendo e escrevendo...MAL!Que Deus me perdoe/ se é crime ou pecado ter amor a este meu "FADO"!!!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "levantando-lhe a saia(mini) e assentando-lhe duas palmadas uma em cada nádega"!

      Não há mais tarados do que os puritanos!

      Eliminar
    2. Claro, porque a menina só tem duas...
      De puritano nada tenho...de tarado deixo à vossa consideração!

      Eliminar