quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ENCONTRO COM A ARTE!-MURAIS

Alguns MURAIS do Metro de Lisboa. 
Enviados pelo Tó Quaresma
 
 


26 comentários:

  1. Uiiiiaaa! Eu vejo daqui a a placa de "Saída", para a Av. da Índia...
    (Será que virão para cá, com esta índia amazônica?)

    ResponderEliminar
  2. Quem sabe!Um dia dos que gostam de andar de avião,,,(eu não..)só a pé!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dom Rafael,
      O transporte aéreo ainda é considerado um dos mais seguros; mata menos do que os acidentes de trânsito (carros e similares).
      De qualquer forma, dizem que quando o "dia de se ir" chega... nada há a fazer. Então, ao entrar em um avião eu sempre rezo para que aquele "dia" não seja o do piloto.

      Eliminar
    2. O meu problema é só "vertingens"
      Isso do fechar a porta...então são vertingens, falta de ar,afrontamentos, avés marias, padre nossos e salvé rainhas!!!!E se viajar padre...comunhão!

      Eliminar
    3. Pffff... tu já andaste tantas vezes de avião...

      Eliminar
  3. Ao Tó Quaresma um obrigado pela colaboração!
    Outras serão postadas mais tarde.O Que é bom é para se ver!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafael e Chico
      As fotos não sai minhas, foram publicadas por quem gosta de mostrar o que temos, não sei se o próprio Metro.
      Obrigado por teres publicado.
      Tomané

      Eliminar
    2. Sim Tó Mané. São dignas serem divulgadas. Há mais para mais tarde.
      Obrigado pela tua colaboração

      Eliminar
  4. Escelentes murais que o Tomané fotografou em boa hora. Tudo indica que uma parte tenha sido sujeito a um tema sobre Lisboa, acompanhado de outros trabalhos livres que dão uma personalidade muito especial ao local. Adorei.
    No metro daqui, há também obras de arte mas é proibido fotografar lá dentro. Mesmo que se faça sem que notem, seria inseguro publicar. Penso eu que é por motivos de segurança.

    Já que falei de segurança, vou aqui deixar um pouco do que se passou com um acto terrorista, pois pode acontecer em qualquer lado.
    Tratou-se de um jovem de 25 anos que era empresário, Martin Couture-Rouleau, natural do Quebec como o próprio nome mostra, filho de pais naturais desta província. Há dois anos a vida começou a correr-lhe mal, tendo vindo a abrir falência. Começou a andar deprimido e converteu-se ao Islão. Passou a frequentar a mesquita local, à qual já não ia há dois meses pois entretanto ia-se influênciando com o que lia na internete e radicalizando-se. Nessa altura a sua ex não o deixou mais ver o filho, o que nada melhorou o seu estado de espírito. Detectado pelos serviços secretos da GRC (Guarda Real do Canada), que tem mais umas dezenas de pessoas nas mesmas condições, veio a ser contacto por estes serviços. O mesmo aconteceu com a família e a mesquita que colaboraram plenamente. Não tendo provas que levassem à sua prisão mas suspeitando formetente dos seus planos, retiraram-lhe o passaporte para que não fôsse lutar no estrangeiro pela sua causa. É claro que muito provávelmente, pelo que lia na internete da diferença que lhe apresentavam entre o bem e o mal, escolheu o bem e quando lhe disseram como deveria acabar com o mal, viu-se o resultado. Esta situação de acabar com o mal, saíu há dias na internete e o governo canadiano avisou publicamente da situação possível. Isolado, sem armamento, pegou no carro e lançou-o contra dois soldados, matando um e fugindo, ficando o outro ferido. Estando por coincidência um patrulha próximo, iniciou a perseguição e durante a fuga, o terrorista telefonou aos serviços de urgência desmascarando-se, muito provávelmente na esperança de vir a ter no Céu o reconhecimento do valor que atribuía a si mesmo e que não sentia na terra. Desmacarado, veio a despistar-se e estava armado com uma arma branca. Atacando a polícia com uma arma branca e estando a menos sete metros, raio de segurança para um polícia se poder defender, a polícia abateu-o.
    O pai não só tinha cooperado como avisado a polícia do estado do filho e a mesquita está cheia de boas pessoas, como dizem os vizinhos naturais desta terra.
    Se bem que haja mais propensão para os árabes pois é a sua relegião, como ainda à bem pouco tempo aconteceu com os católicos com o Ira, é certo que propagado pelos radicalistas de uma religião qualquer pode criar um terrorista potencial. Se a pessoa estiver psicológicamente em baixo, a mistura é excelente para tal fim. É neste conjunto de situações que existe o problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há problemas em Otawa dentro do Parlamento canadiano como já devem saber.Tudo leva a crer que eram três atiradores. Sigam as notícias.

      Eliminar
    2. Vamos estar atentos aos noticiários.Esperamos que não seja nada de muito grve!

      Eliminar
    3. Sim,enquanto eu dirigia (ou conduzia) o carro, indo ao trabalho,pela manhã, ouvi no noticiário que o Parlamento estava em polvorosa. Um soldado canadense levara um tiro em um memorial de guerra do Canadá, em Ottawa, e outros tiros foram disparados.
      Não há parte alguma que não estejamos livres dessas ameaças.
      Também espero que seja apenas um caso isolado.

      Eliminar
  5. Os murais do Metro de Lisboa estão muito bonitos. Em boa hora o Tó Mané partilhou estas fotos que, apesar de ele não ser o autor, não deixam de ter o seu calor!

    O Chico anda preocupado com a segurança.... o mundo anda louco!

    ResponderEliminar
  6. Por cá as noticias com violência doméstica e não só têm sido ultimamente frequentes.
    Anda tudo muito agitado com os repórtres sempre em cima destes acontecimentos!

    ResponderEliminar
  7. Chico estou a ouvir em direto do tiroteio aí no Canadá. Fala neste momento um professor da Universidade de Otava, que é professor de Português. Aguarda um ponto da situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Celeste Maria
      O ponto de situação acabou há momentos, mas da polícia nada de novo porque tudo está debaixo de inquérito como habitual. Confirmaram foi que houve tiroteio em dois pontos diferentes, quando os médias diziam três. Também confirmaram a morte de duas pessoas como os médias. Pelos médias sabia-se que havia um ferido mas um hospital de Otawa, recebeu três...
      As estradas não estão cortadas mas ao ralenti, pois a polícia revista todos os carros à procura de um ou dois suspeitos.
      Há muita confusão de informações porque também há acções da polícia que se passam, derivado a boatos que depois chegam à conclusão que era nada.
      A sorte foi que o terrorista entrou no edifício e seguiu em frente pois não o devia conhecer. Numa sala à direita estava reunido o governo e à esquerda outra com deputados. Seguiu em frente até há biblioteca. Os deputados ainda estão intrincheirados na sala com móveis e contra as portas.
      O problema é que nós já vimos a ordem que receberam pelo youtube. Dizia-lhes para atacarem centros nevralgicos, militares e civis.
      Os militares acabam de receber instruções para andarem à civil fora dos quarteis.
      Como a polícia nada confirmou, há um ou dois terroristas em fuga, o que também não é habitual. Isto fora uns cinco suspeitos que foram visto ao lado do carro quando chegaram.
      Este tipo de terrorismo é perpretado por kamikazes. Eles não preparam nenuma fuga possível. Sabem que vão morrer na maioria dos casos.
      O tiroteio foi à volta das nove e cinquenta, quatorze e cinquenta daí.
      A baixa que foi fechada, começa a abrir por sectores mas muito paulatinamente pois há muitos locais a serem revistados.
      Isto é um caso excepcional porque é um ataque a um país soberano e democrático.
      Em quarenta e oito horas houve dois ataques. Vamos a ver pois até pode não haver mais nenhum mas pelo menos há um terrorista à solta.
      As forças de segurança não se enganaram quando lançaram o alerta mas ficámos na dúvida, porque na assembleia a oposição dizia que era o governo a querer tirar dividendos. Neste momento, puseram-se ao lado do primeiro ministro. Política é assim, é por isso que eu não acredito neles.

      Nota: - neste momento há uma conferência de imprensa na cãmara de Montrreal com a presença do presidente e do comandante da polícia desta cidade. Isto foi escrito ao correr da pena, com os dedos, claro.

      Eliminar
  8. Dois mortos confirmados.Um soldado e um assaltante abartido
    Primeiro ministro do Canadá vai falar a todo o momento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Rafael. Trata-se de um soldado na reserva que estava desarmado e na posição de silêncio a guardar o momumento aos mortos da Grande Guerra. Não estava em guerra e foi abatido. A vida é hipócrita.

      Eliminar
    2. Infelizmente, isto não é nada que não se previsse. É cada vez mais uma ameaça global. Os países que são bombardeados,alegadamente para combater "os maus", acham-se no direito de atacar quem lhes destrói as cidades, as casas, as famílias,.. e depois há "onzes de Setembro"... "onzes de Março"... e este "22 de Outubro".
      Não queria ser pessimista mas... acho que isto só vai piorar.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Chico
      Admira-me ser no Canadá.
      Que razões podem ter?
      A ideia que tenho do país é semelhante à dos países nórdicos logo, mais surpreendentes são estes acontecimentos. Será este o objectivo?
      Afinal as notícias de abertura nas televisões são deste tipo, estando sempre à disposição "cinco minutos de publicidade".
      Que sociedade se construiu...

      Eliminar
    5. Paulo Moura
      Eu sou contra as fatalidades que se vêm nos dois lados mas este caso já vem muito de longe. Quando aqui cheguei o Afeganistão estava debaixo do jugo Russo e houve um jornalista daqui que furou o sistema, passou as fronteiras estabelecidas e foi recebido por um chefe Talibã. Quando ia no caminho dentro de um carro de combate dos talibãs, conseguiu falar com o pessoal que ia ao seu lado e tentar aperceber-se do motivo da guerra. A um dado momento, houve um que disse mais ou menos por estas palavras: isto é agora aqui, porque depois vamos por esse mundo fora. Um outro que estava sentado ao lado, disse-lhe logo para se calar. A partir daí, eu sabia no que estávamos metidos. O que me admirou, é que passou e ninguém parece ter notado...

      Por isso, com bombas ou sem bombas, eles têm um fim há muito marcado. Nota: "eles", os radicalistas porque o outros vêm para o ocidente para não serem mais escravos deles. O mal está nos radicalistas que se aproveitam e passam no meio para os países ocidentais além dos que começam a ser instrumentados através da internete.
      Aí a Europa vai ter um grande problema e ninguém fala: Bruxelas, dentro de vinte a trinta anos, será de maioria muçulmana. Numa conversa que me apercebi a meia boca que houve com a ex-primeira ministra do Quebec se bem que na televisão, que até fiquei admirado de ter passado, na Belgica numas localidades aonde ganharam a eleições municipais já queriam impôr a charia. Penso que para não assustarem as pessoas não querem falar mas se de facto existe, não é meter medo: é a realidade e depois é tarde.
      Isto sem se falar nos direitos humanos, que eles não conhecem e por isso muitos querem fugir para o ocidente. Daqui podia falar muito com que se passa aqui, com os tais radicais, só que levaria muito tempo.
      Agora, a cada um de pensar no mal o menos e de escolher a sociedade que deseja. Não está tudo certo, há mesmo muitos erros mas para mim, não tem comparação com a deles.

      Eliminar
    6. Tomané
      Nos antigos governos Democráticos, o Canada só entrou em guerra no Afaganistão. Teve acima de uma centena e meia de mortos, mais de cinco mil homens envolvidos mas construíu escolas, estradas e barragem para rega do campos. Muito querido pela população local mas odiado pelos outros. Penso que o problema neste caso, foi o governo conservador aceitar enviar aviões para bombardear os defensores de um estado governado por um Kalifa que querem pôr em terrenos do Iraque, Síria, Turquia e o que mais adiante se verá.Quem desejar ver a história e defenição, basta carregar em kalifa kalifa, só a última frase diz tudo.
      Este kalifa acutal é uma facção que se está a separar do Al Keida, porque esses têm estado a perder os principais chefes com os bombardeamentos e portanto a influência que tinha.
      Assim, o Kalifa, até parece outra coisa.

      Este caso lembra-me muito o caso das focas. O Canada há muito que restringia aos seus barcos na pesca do bacalhau e foi preciso um problema internacional com os espanhóis para que ela parasse pois a pesca, focas que se multiplicavam aos milhares, assim como a temperatura da água, faziam fugir o bacalhau. Quando tudo parou as focas que se alimentam essencialmente de bacalhau, ainda aumentaram de longe muito mais a sua população e o Canada incentivou a caça às focas que os índios adoram como alimentação. É claro que iam aproveitar o resto. Também se matam vacas e não é só a carne que se aproveita. Apareceu a Bigite Bardot a falar contra o Canada e quase me tinha convencido. Aconteceu que ouvi uma entrevista feita em directo pela Radio Canada e ela mesmo disse que atacava o Canada por ser o país que melhor trata os animais. Ora eu gostaria de ver se na França não eleminassem os gatos e cães, como ela viveria. A realidade é que ainda hoje não se pesca o bacalhau porque as focas sempre a aumentarem, comem tudo.
      Neste caso, o Canada é conhecido como um país de paz, enviou aviões, há que dar-lhe uma lição. Aqui penso que está o problema, pois teriam que atacar os outros da coligação. Uma vez que está já a acontecer connosco, que não vá acontecer com os outros.
      Quanto aos intervalos por estes lados, é mais ou menos a mesma situação pois é isso que lhes dá também dinheiro para as televisões funcionarem. Acontece que em casos extraordinários como os de hoje, tenho a impressão que se esqueceram de alguns. Até é informação demais, quero dizer : fluída e evolutiva como eles dizem e por isso nem tudo é concreto.
      A parte que tivemos a mais que os outros países foi logo de entrada porque nada estava previsto e o helicoptero da TVA pôde andar por cima até ordem em contrário. Está-se a ver : se houvessem terroristas fora, estavam a ver como as forças da ordem evoluíam.:)
      Os deputados ainda estão fechados e só saírão depois de tudo passado a "ferro".
      Agora estão a mostrar a chegada dos autocarros vão levar os funcionários que estão a saír, porque ficaram lá fechados. Mostram isso, fazem entrevistas às pessoas que estão a saír e que pouco sabem, enfim...

      Eliminar
    7. Pelo que acabo de ouvir o terrorista morto seria Michael Zahaf Bibeau pois parece tratar-se de mais um cidadão natural de Montreal. O segundo nome deve ser aquirido. Converteu-se ao islão há pouco tempo. Preso no passado por pocessão de droga. O seu pai também teve problemas com a polícia. Também já lhe tinha sido retirado o passaporte. Estava controlado ou pensavam... A sua mãe, é funcionária federal. Qual não deve ser o seu desgosto. Enfim...

      Eliminar
  9. Esqueci-me de dizer que Toronto tem uma grande comunidade muçulmana e também lá queriam impor a charia para os muçulmanos, alegando que não seria parecida com os que se passa nos países árabes mas de acordo com as suas mentalidades. Seriam condenados segundo a charia. Que era muito mais leve e que não se parecia nada. Só que num verdadeiro gheto, fariam o que queriam. Mais tarde com a evolução, havia toda uma tendendência para voltar às raízes. Só uma forte oposição, não permitiu que tal acontecesse. Já se estava a ver o que ia acontecer às suas mulheres e crianças.

    Além disso um estado democrático não tem duas justiças, para mais tão opostas.

    Quanto ao que se passou, devem ter que alterar leis pois sabem quem eles são mas não os podem prender. São noventa sem passaporte.

    ResponderEliminar
  10. Grafitos e respectivas fotos maravilhosos!

    ResponderEliminar