quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Grafito

12 comentários:

  1. Mais um grafito de terras canadianas. Certamente que terá um significado, que não será fácil de descodificar. Aquele "666", repetido e os animais alados parecem mistério.E uma paisagem de fundo, que parece africana. Será ?

    Abraço, Francisco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quito
      Há um trabalho de fundo sobre o meio ambiente, a tal ponto falado que as pessoas preocupam-se com a situação e os artistas tomam como tema em várias ocasiões. Penso que o artista nos quiz transmitir o risco que corre o meio ambiente com a desflorestação intensiva e desordenada das florestas, selvagem.
      Vê-se uma vedação em madeira representativa de uma quinta, que nos transmite a transformação do que havia em terras agrícolas. Assim vê-se que os animais vagueiam pelo meio das poucas árvores, aonde os pássaros mantêm de forma intensiva os seus ninhos, porque não deixaram ficar autênticas ilhas de árvores para preservar a fauna. Também são visíveis os montes que criam para queimar os restos das madeiras que não são recuperáveis e com que fazem fogueiras geralmente controladas, quando se trata de desflorestações artesanais. Por outro lado pode ser relativo à fabricação de carvão, originado pela situação. Tudo queima a terra.
      Penso que ao expôr o 666 o artista vai mais longe, como que a querer dizer que é uma autêntica obra do diabo, em sentido figurado.
      É possível que se esteja a referir à floresta africana ou americana.
      Isto é o que eu penso deste verdadeiro trabalho de arte de um poder creativo extraordinário mas não tenho dados para me apoiar.
      Aqui vai uma abraço.

      Eliminar
  2. Grafito bonito e apelativo...Parece-me evocativo da Ecologia!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvidas, Olinda. É um excelente trabalho nesse campo.

      Eliminar
  3. "666" é o Número da Besta, normalmente associado a Satã. Vejam aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso o número 666 foi introduzido num grafito, para corroborar a ideia do que o mesmo nos transmite. Derivado ao seu significado, é hoje utilizado como representantativo de tudo o que é mau e perigoso por certos artistas.
      Também tem sido utilizado como expressão de luta de certos vândalos, escrito isoladamente em monumentos, etc.

      Eliminar
    2. No caso deste mural, parece-me que a ideia é precisamente mostrar o lado negro...

      Eliminar
    3. Sem dúvidas que é esse o sentido no caso do grafito acima.
      Falei no vandalismo para mostrar que por estes lados já não admira a utilização de tal número.

      Eliminar
  4. Gosto do lado artisticos do Grafito. Quanto ao seu significado fiquei elucidado com as explicações do Chico!
    Boa postagem, que as explicações em comentários do Chico bem complementam!
    Venham mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafael
      Derivado à luta constante contra a destruição do meio ambiente, neste caso consegui ir deduzindo. Já não digo o mesmo de próximos murais, pois muito deles deveriam ter a descrição para se compreenderem. Muitas vezes são excelentes pinturas, por vezes de grandes dimensões mas não nos transmitem o fundo do seu interior, porque não há nada escrito. Não falam connosco.

      Eliminar
  5. Excelente mural e a tua interpretação absolutamente lógica.
    Essa do 666 é para mim nova. Olha, quando vir uma foto de um dos membros deste governo, espeto-lhe logo com 666666666666 ...
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tem que ser em grupos de três para o pessoal compreender, Carlos Viana. A interpretação foi facilitada porque vivo no meio e até nem foi total porque o artista pareceu-me confuso, ao pôr uma cerca de quinta americana e um animal que é nítidamente um boi cavalo, africano. Desses animais vi uma centenas mas leões, à-parte um já morto no mato, vi foi no jardim zoológico.:)
      Abraço.

      Eliminar