domingo, 19 de outubro de 2014

Mãos no ar

Nas musaículturas do ano passado, pudemos ver o orangotango oriundo da ilha Bornéu cujo o nome em malaio significa "homem da floresta" e que está em risco de extinção porque oitenta por cento da floresta foi destruída, nas duas últimas décadas.
Havendo ainda seis mil, calcula-se que a maioria selvagem será dessiminada nos próximos dez anos.
Ele utiliza práticamente oitenta por cento dos seus dias a comer e a dormir, servindo-se do restante para a manutenção da sua toca e deslocações.
É o maior mamífero a viver exclusivamente nas árvores.



30 comentários:

  1. Não derivado ao orangotango mas sim aos macacos, ainda hoje reflito sobre a dignidade e integridade da raça humana. A NASA, no passado treinou macacos para irem para o espaço. Derivado à corrida com os russos, resolveu mudar o programa e enviar o homem, mantendo os macacos para as suas diferentes experiências que foram guardados em jaulas individuais e afastadas mas que se podiam ver, para evitarem todo o contacto. Num dos programas para medirem a inteligência do macaco, acharam por bem ensinar um a comunicar. Não sendo possível ensinar o macaco a falar, transmitiram-lhe a língua utilizado pelos mudos. Ficaram admirados com a interacção obtida, pois o macaco passou a comunicar com o tratador. O programa correu todo muito bem até ao dia que descobriram que o macaco estava a ensinar aos outros como comunicar. Aí, pararam o programa pois não fôsse a macacada se virar contra o sêr humano. Pensando bem... salvo um caso extraordinário que conheço, o ideal é transmitir a cultura a todo o ser humano. É inaceitável que não se transmita conhecimentos desde criança, muito especialmente ensinando-lhes a ler e a escrever para depois continuarem e poderem se lançar nas realidades deste mundo. E aos macacos, só por serem macacos, cortá-mos-lhes toda a possibilidade de se desenvolverem mentalmente!!!! – Dá para pensar.

    Nota pessoal: não é por ser Chico que defendo os macados, tá bêm...:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebi perfeitamente a tua Nota! Tá bem?
      As fotos como de costume são a imagem fiel de como os jardins são aproveitados para nos darem a conhecer um pouco mais sobre os animais que não tem o seu habital natural em todos os lugares da Terra.
      Mas há uma valorização enorme dessas fotos , não só pela introdução ás fotos, mas também pelo comentário que fazes e no qual podemos identificar-nos melhor sobre a utilidade destes animais no progresso da ciência...e não só!
      Por mim, grato pela postagem!
      Um bom domingo

      Eliminar
    2. Peço desculpa de só agora aqui aparecer pois o pc resolveu fazer das suas e ainda não está a cem por cento. Vou precisar de ajuda familiar.

      Além deste tipo de orangotango originário da ilha de Bornéu, também há um outro natural de Sumatra, Rafael. Quanto às fotos, a última não pôde ser frontal porque havia muitos visitantes lá parados. Como queria fotografar tudo em dois dias, só houve tempo para fazer as fotos, tirar as minhas notas e partirmos. Dá no entanto uma excelente ideia. Também mostra como tornar uma sociedade cada vez mais ecológica.
      Hoje, vamos para sete graus positivos e já há abóboras à venda.

      Eliminar
    3. Chico,
      Tinha-me esquecido de te dizer que ninguém chama Chico aos macacos.
      Há quem lhes chame Xico, o que faz toda a diferença...

      Eliminar
    4. Agradeço-te a tua simpatia, Carlos Viana mas pelo que tenho lido não é assim. Quando tinha os meus doze anitos, toda a família me tratava por Francisquinho, os meus irmãos por Zé, o meu Pai por Chico e a minha Mãe numa ginástica fantástica tratava-se por Francisquinho a falar com os outros e Zé comigo. Explico-te como exemplo: estavamos a falar com várias pessoas e a minha Mãe dizia: - o Francisquinho esteve no café toda a tarde, não estiveste Zé. Era de um automatismo fora de série.
      Um dia à saída da casa, o meu Pai que já estava no terraço falou-me tratando por Chico como habitual e eu ouvi a minha Mãe dizer para a minha Tia : "Vê lá que andámos oito dias para lhe pôr o nome, porque não queria se lhe chamasse Chico e agora só ele lhe chama Chico". Pedi para me explicarem e fiquei a saber que o meu Pai não queria pôr-me o nome de Francisco para que mais tarde ninguém me chamasse Chico. Foi preciso uma reunião de todos os escalões familiares, que se comprometeram a nunca me chamarem Chico.
      Calei-me e como na altura não havia enciclopédias, fui consultar o lello. Qual não foi o espanto para o puto de doze anos que fica a saber que chico é o burro, macaco e porco. Pensei bem e disse para comigo mesmo : "esta malta anda toda enganada porque burro, macaco, e porco, é o chico. Eu sou o Chico com C e não tenho nada a ver com isto". Hoje mesmo fui ver a dicionário publicado já depois do acordo da língua portuguesa e só diz que chico é o macaco caseiro. Xico com X, nunca vi em nenhum dicionário. Só que eu sou Chico e até gosto, assim como Francisco José.
      Um abraço, companheiro.

      Eliminar
    5. Ok! Chico com o "C"
      Mas olha o que eu encontrei, apenas um enxerrto dum blog...

      O XICO ESPERTO

      Não poderia faltar, neste país bipolar 1 post sobre o XICO ESPERTO!
      Quem é o xico?
      - O Xico esperto é aquele empregado (Publico ou Privado) que depois de lhe explicarem que os actuais níveis de endividamento são incomportáveis.
      Que temos de tomar outro caminho!
      O xico começa a pensar…
      E em que pensa o nosso xico esperto?
      -Ora bem, como expliquei no post anterior, o xico está confrontado com a realidade do país onde vive…
      E essa realidade obriga o xico a escolher 1 de 2 caminhos!
      Como o país onde o xico vive, pede 10% do que necessita para viver aos merca,etc, pardais ao cesto....

      Eliminar
    6. É verdade, Rafael. O chico esperto é quem está a escrever, porque escreve com um "X" que não existe. Jamais pensaria que a palavra "chico" daria tanto pano para mangas.

      Eliminar
    7. E eu nunca pensei que a minha brincadeira dessa tantas mangas...
      É bom sinal; é sinal de que gostamos de conversar, umas vezes falando sério, outras vezes brincando, uns com os outros.
      Já agora:
      Um dos meus amigos mais chegados chama-se Francisco José e não há ninguém que lhe chame outra coisa a não ser Chico. Ele não só gosta como quase que exige. Foi meu companheiro de trabalho durante mais de 30 anos, quando algum cliente lhe chamava Sr.Francisco, reagia de imediato: Eu sou o Chico, chame-me Chico, se faz favor.
      A propósito, amanhã vou almoçar com ele.
      Um abraço ao Chico e não só.

      Eliminar
    8. Bom almoço. Aqui vai um abraço para os dois.

      Eliminar
  2. São muito púdicos. Como se trataria de uma caso extremo, obrigaria a uma autorização especial do ginecologista.

    ResponderEliminar
  3. Coitados... é melhor ficarem como estão...

    ResponderEliminar
  4. Chico, eu por aqui também sou amante de macacos, como o sauim de coleira (é a cara de Manaus), também o macaco-prego. Eu amo assistir documentários nos quais eles são personagens principais.
    Já criei um macaco-prego... mas como ão crio animais em cativeiro, ele acabou fugindo.
    São por demais inteligentes, e temos muito a aprender com eles.


    http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/blog/curiosidade-animal/macaco-prego-usa-planta-como-repelente-de-insetos/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chama a Mamãe!
      Tinha um amigo que tinha um chimpazé e todos gostávamos do bichinho que era muito simpático. Todos queriam andar com ele mas se o queríamos ter como amigo, era dar-lhe uma banana.
      Já que adora a Natureza, a ilha de Bornéu tem zona de floresta densísima. Há lá árvores que têm cerca de mil animais diferentes, se se contar com os mosquitos.
      Estive numa zona de muito mosquito conhecido como mosquito farinha, pois era muito piquiniiiino e passava por todos os tipos de rede. Além de deitar-mos produto no ar que dava para pouco tempo, punha-se uma vela a arder no canto mais longe da cama com a luz apagada e enquanto estávamos acordados, lá os íamos ouvindo a estalarem. Era a nossa valsa da meia noite.

      Eliminar
  5. Maravilha, Mamãe!
    Eu ainda hoje não perdoo à minha Avó e aos meus Pais, professores primários, que «ensinavam» que "o Homem é o único animal racional". Eu desde sempre achei - e cada vez mais confirmo - que o Homem é o animal mais estúpido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta assistir a todos os vídeos (orangotangos... tomando banho,lavando roupa, os bebês... vejo isso e nunca me canso...).Coisa maravilhosa! Devo ter assistido "trocentas" vezes...e revejo, revejo... nossas semelhanças.

      Eliminar
  6. O Homem descende do Macaco ou o Macaco descende do Homem?
    Decidam-se!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas porque é que querem que o homem descenda do macaco ou o macaco do homem! – Hoje, somos todos tão independentes... Tv, monitor, telemóveis com internete, facebook, twiters, enfim...

      Li que a gasolina vai descer ¢6/litro em Portugal. Não compreendo essa roubalheira até porque aqui é mais barata à partida. Aqui com a livre concorrênciam, desceu ¢15/litro.

      Eliminar
    2. A gasolina, por cá, apesar das descidas no mercados internacionais se verificar há meses, tem continuado a subir. Esta descida de o,6 é úma maracilha! Até vou passar a ir de carro para o Samambaia!

      Eliminar
    3. Chico, não te respondi a essa de quem descende de quem.
      Como sabes, estudos do altamente (como diria o Tonito) defendem que descendemos do macaco mas há outros, também do altamente, que defendem que descendemos dos peixes.
      Mal por mal, antes quero ser neto de um macaco do que dum carapau ou de uma faneca. Chiça!

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Sãozita, tens razão, uma menina como tu não se deve meter nestas macacadas.

      Eliminar
  8. Por amabilidade do Fernando Rafael, tenho a possibilidade de comentar, uma vez que estou sem pc. Boa postagem, Chico. É um sem fim de coisas curiosas que envias. Por vezes, vou vendo programas da vida animal. Por impossível que possa parecer, será aquele que é um dos animais mais sinistros o que mais me fascina. Fico "pragado" ao ecran, sempre que vejo documentários sobre crocodilos no seu habitat natural. Infundem-me respeito ...e terror ...
    Quito Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quito
      Pc, e vão dois.
      Admiro o jacaré não só pela dureza da sua pele, como pela sua arquitectura geométrica que a torna muito mais resistente. Também admira-me terrívelmente a sua força mandibular mas não gosto dele. Perto deles, só nos jardins zoológicos e seguro. Já adoro o amor maternal, pois as mães trazem os filhos na boca para os defender dos depradadores que são quase sempre outros jacarés, o que também acontece com várias variedades de peixes.

      Aproveito o que aparece nas tvs mas gosto muito de ver vídeos que trago da biblioteca sobre animais. Admiro também os do David Suzuki.
      Uma que acabo de ver na tv, é que há cães que gostam de conviver loucamente com o ser humano mas são alérgicos a ele. Como isto é tudo espectáculo, foram lá um médico e um veterinário, o que nos permite de aprender. Os anti-histamínico habituais, não funcionam neles. Tem de ser produtos mais fortes. Parece que há um número elevado de cães com este problema. Pobres destes bichinhos, que por gostarem de andar em contacto com o ser humano, até o pêlo lhes cai. É difícil ser cão, têm de compreender os humanos e ainda por cima sofrem.

      Eliminar
    2. Também eu estive sem PC - apanhou um vírus quase tão perigoso como o ébola - .
      Estou a ficar preocupado. o PC está a ficar frágil com tantos ataques. O que vale é que não tem concorrência... hehehehehehehe

      Eliminar
  9. Respeito mais os animais do que vasos que eu conheço que não intressão a ninguém.
    Mas ninguém é perfeito e eu por norma sempre fui da pior espécie.
    Tonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tonito
      Eu também gosto dos bichinhos, só que a espécie que descreverste ocupam o mundo.
      Nada a fazer. Enfim...
      Abraço.

      Eliminar