Foto: Lucinda Silva
Uma achega
Praça do Comércio.
Os aros que envolvem as janelas e portas assim como as grades em ferro forjado das varandas, são uma maravilha própria das zonas antigas das cidades europeias a que Coimbra não foge. Tudo isto apaparicado com lindos candeeiros de ferro e vasos com plantas nas varandas, mostra bem o gosto que as pessoas têm no embelezamento dos locais aonde vivem.
Os aros que envolvem as janelas e portas assim como as grades em ferro forjado das varandas, são uma maravilha própria das zonas antigas das cidades europeias a que Coimbra não foge. Tudo isto apaparicado com lindos candeeiros de ferro e vasos com plantas nas varandas, mostra bem o gosto que as pessoas têm no embelezamento dos locais aonde vivem.
Não é no Canadá, não é em Portalegre, não é em Azurva, não é em Fala...não é na Alta de Coimbra, não é em Santa Clara, não é no Bairro Norton de Matos, não é no Calhabé, não é na Praça da Republica, nem nos Olivais, nem na Portagem, nem na Praça da República, nem na Praça Velha, nem nas Estações Nova e Velha, nem no Bota Abaixo, nem Praça 8 de Maio, nem na Rua da Sofia, nem na Visconde da Luz, nem na Ferreira Borges, nem na Portagem. Sei onde é...mas não digo antes das 3 da manhã!
ResponderEliminarAi Lucinda, Lucinda se não disseste ao Chico nem ele sabe!
Mas deixaste ali um rabozito que dá para chegar lá. Foi de propósito não foi?
Fizeste Boa Viagem, claro!
Beijo e abraço
A Lucinda ainda cá não está. Anda apassear que lhe faz muito bem.
EliminarCá fico à espera das três da manhã se ninguém mais acertar.
Já não prtecisas de esperar pelas 3 da matina!
EliminarÓ Rafael, porque é que com a minha mulher era até ás três da manhã e comigo já não é preciso?
EliminarPara nós é cedo, aqui são dez da noite.
...não te sei responder!
EliminarEscadas de um Santo que ainda não mereceu as nossas cantorias, quiçá(também adoro este termo,"óbistes" ó do pechiché?)pelas proximidades de um aroma "amariscado"...
ResponderEliminarPelo que vi em fotos já lá andaram perto mas é melhor ser específico.
EliminarQuiçá!!!... Que palavra mais feia!...
EliminarSim, Carlos, estas escadas com o nome desse Santo ficam paralelas às do outro onde costumam estar uns tais de Tunos ( não me lixes) a fazer a sua exibição!
ResponderEliminarDescem para o mesmo local. Penso que não são paralelas mas ninguém diz o nome delas. Gostaria de saber.
EliminarLogo vi que aquela nesga à direita....
ResponderEliminarEu vejo a nesga à esquerda...
EliminarTens razão Chico .Já confundo a direita com a esquerda...
EliminarIsso é um problema na vida real... :)
EliminarÒ Lucinda não se podem deixar pistas!
ResponderEliminarAgora quando chegas do passeio para dar a panoRâmica do local.
Eu atá podia ter filmado no cortejo dos pequenitos...mas como ia tão mal organizado até me esqueceu. Mas tinha intenção de o fazer.
Três horas em pé, cansa, né?
É bom deixar sempre umas pistas, para que as pessoas tentem acertar. No fundo, qual é o nome das escadas ou do local? - É isso que interessa.
EliminarJá me esqueci, só às três da manhã daí. Cá fico à espera se o Rafael não decidir antecipar a hora.
Não faço ideia
ResponderEliminarConheces, Ló. Não esperamos é que seja ali mas foi muito bem escolhido o local.
EliminarA Lucinda só vem para aqui trocar os neurónios do pessoal,já um tipo não pode ver descansado o Jorge Jesus a dar uma aula de gramática. Onde fica o mural ? Sei lá! Em Coimbra, só conheço a Portagem e a estátua do Mata Frades ...
ResponderEliminarPois é Quito, com a achega já não vais ter dúvidas. Não é preciso conhecer tudo por nome, basta localizar aonde fica.
EliminarNão é QUIÇÁ (não gosto nada desta palavra, prefiro PECHICHÉ), é de certeza, certezinha, do lado esquerdo quem sobe as escadas de São Bartolomeu.
ResponderEliminarO Chico Torreira quer ir para a cama, não vai estar até às 3 da manhã para saber!...
Tens razão, Alfredo Moreirinhas. Mas refiro-me às três da manhã daqui pois o Rafael refere-se às três da manhã daí. Aqui serão dez da noite e eu ainda estarei a pé.
EliminarCom a última foto, todos sabem aonde fica pois dá para a Praça que todo mundo conhece, como me referi à Ló.
Tás enganado Alfredo. É do lado direito de quem desce as escadas de São Bartolomeu, que tem uma pequena esplanada que dá para a praça do Comércio e tem-descendo, do lado esquerdo, umas casas de banho-sem banho, onde se paga para se poder aliviar a bexiga e o intestino grosso e o delgado!!!
EliminarEm frente fica a Igreja de São Bartolomeu.Lucinda, agora dá cá o meu! Fui eu que acertei primeiro!
Agora só nos resta saber de quem é o Mural, quem o fez e quem é o homem das barbas.
EliminarTá um rico Bloco!Colorido!
Noutros tempos eram sem banho mas davam papel higiénico, Rafael.
EliminarA descer as escadas deves ver um rico painel, deves, deves!...
EliminarQuanto ao saber de quem fez mural, a esta distância é difícil ler :) mas parece-me ser de Samim ou Kamim. O "barbudo" também não sei assim como o proprietário. Deixo isso nas suas mãos. Parece-me que Coimbra está de parabéns.
Eliminar...e quanto pagavas?
EliminarNo chichi era conforme a urina despejada!
Não sabias, ficas a saber!
Alfredo, não sabes que Dom Rafael gosta de descer em marcha-a-trás?
EliminarMas, assim sendo, ao descer, o mural fica-lhe do lado esquerdo e o mijatório-cagatório-mal-cheiroso fica-lhe do lado direito.
Agora percebo porque é que ele já não sabe qual é a direita e a esquerda, conforme nos confessa mais acima.
Bem, com estas brincadeira há um vencedor.
ResponderEliminarO Rafael resolveu ir pelas negativas no seu primeiro comentário, portanto nada era. Para mais confunde as nesgas. Depois descrimina os homens sem saber porquê. Só no fim, veio a mostrar que conhecia.
O Carlos Carvalho e a Celeste Maria foram os que deram a entender que a escada pertence a um santo mas de lá, só me lembro das casas de banho antes de chegar à Igreja do mesmo nome das escadas, São Bartolomeu. Só que derivado ao sentido de identificação, tudo leva a crer que sabiam a que se referiam faltando-lhes o nome.
A Ló foi transparente como sempre mas não deixou de responder.
O Quito vem-nos fazer crer que só conhece a Portagem quando de facto o que conhece muito bem, é o inesquecível Choupal. Derivado aos anos que andou nas montanhas, compreende-se a confusão.
O Alfredo Moreirinhas foi o primeiro a dizer o nome das escadas.
Agora tem que se galardoar aqueles que dedicaram o seu tempo aos altos estudos do conhecimento da cidade.
Para que não percam os papiros que estão caros, aqui ficam os respectivos diplomas e certificados invisíveis.
Alfredo Moreirinhas – Diploma invisível dos altos estudos do conhecimento.
Fernando Rafael – Vice diploma invisível dos altos estudos do conhecimento.
Carlos Carvalho – Certificado invisível do altos estudos do conhecimento.
Celeste Maria - Certificado invisível do altos estudos do conhecimento.
Ló – Certificado invisível do esforço positivo com a sua presença.
Quito - Certificado invisível do esforço positivo com a sua presença.
A todos uma boa e santa noite, assim como uma boa semana.
Eu exijo para mim um prémio especial: Sou a única mulher que regularmente colabora neste blog. Meninas, Onde andam?
ResponderEliminarexiges e bem...mas de pareceria com a Celeste Maria. São militantes fixes desta espécie de blog-vêem e escrevem.Hás que só vêem e concorrem para que esta espécie de blog cumpra a meta que o Carlos Viana traçou para atingir "um milhão" de visitas e Junho. Tem um cardápio onde tem as previsões diárias! E diz que a comemoração será feita na Praça dos Açores onde está plantado o Jardim "Infantil/geriático propõsto pelo Encontro de Gerações. "parece" que será um pic-nic. Já prometi que a minha participação será um leitão e espumante!
EliminarEstavas morto para dizer ao pai que a mãe fez pipocas...
EliminarLÓ, se estás à espera que o dono desta coisa a que insistem chamar blog, te pague a colaboração, tira o cavalinho da chuva, porque ele não te paga nem um centavo.
EliminarEu tenho mais de dois anos de salários em atraso!... Os outros, não sei, mas o Quito e o Biana, também se queixam. Penso que aos únicos que ele paga, sempre a horas, é ao Chico Torreira e à São Rosas! Esses nunca se queixaram e insistem em chamar a esta coisa Blog!...
O Chico não vai em cantigas de mal dizer e não estave com meias medidas de protolamento.
EliminarEnviou directamente do Canadadry a sua representante legal Lucinda e tudo foi pago. Não tive que pagar transferência bancária!
A Ló nada tem a receber.Fez um contracto de troca de serviços!
À São Rosas o o pagamento é feito pelas visitas que faço ao blog porcalhoto! Embora vá sempre pela porta traseira!
Olha Ló, acho que finalmente o Senhor De Moreirinhas disse alguma coisa de jeito.
EliminarE aqui fica registada, branco no preto, a confissão de Dom Rafael, o dono disto tudo, de que a mim não paga de maneira nenhuma.
Ló
EliminarEstou de acordo contigo até certo ponto e quando se fazem afirmações dessas, tem que se ter muito cuidado pois o Rafael pela sua amada até é capaz de meter advogados. Pode-te saír caro... O ADN paga bem aos colaboradores, por isso não deve deixar passar nada.
De facto foi uma falta minha ter deixado passar sem atribuição de prémio a vossa assiduidade, pelo que me apresso a repôr mesmo com atraso a verdade aos olhos de todos.
Ló - Cerificado invisível de assiduidade feminina pela contribuição dada a este blogue.
Celeste Maria - Cerificado invisível de assiduidade feminina pela contribuição dada a este blogue.
A ordem das duas galardoadas pode ser alterada pois a posição não tem nada a ver com o esforço de cada uma. Os meus parabéns.
Há. O Barbas do Mural é um senhor PLANAS que era o dono da Fábrica de Lanificios de Santa Clara-hoje Convento de São Francisco. Isto segundo o Rui Pato no face-book do dia 18 do corrente.
ResponderEliminarAfinal "havia outro" que publicou o referido mural e eu não sabia! Mas havia quem sabia, calaram-se e fizeram muito bem. São espertos nos cabeça! Por isso deram "dicas"
Ainda é cedo para encerrarem o escritório.O Chico ainda só vai nas 23 horas...
ResponderEliminarO Vianinha ainda nem sequer pegou ao serviço.
O Quito deita-se como as galinhas!
O Paulo Moura foi tratar do Caixa Banco para Espanha mais a sua assessora Dona Luisa Semeão
Já me disse que não passa por Salamanca para saber da velhota vitima do rebentamento de uma conduta de gás já a alguns anos...
Tudo noticias frescas!
Vou dar uma volta pelo fidebuc para saber o que lá se passa.
Estava a ver que não davas pela minha falta. Mau sinal...
EliminarAcho que vou reunir a minha artilharia mais pesada e espeto-te com um impeachment.
Ou, em alternativa, vou dormir, que o meu mal é sono...
Ah! Falta uma noticia futebolista triste,
ResponderEliminarO Boavista acaba de pregar mais um prego de "solho" do caixão da Académica rumo à Liga dos Chineses, pois ganhou ao Belenenses.
Resta-nos o ÓNIÃO DA MADEIRA para nos salvar do enterro!
Aqui ainda não são vinte e três horas. São "só" cinco horas de diferença. A Académica este ano faz-me lembrar a quipa de hóquei no gêlo dos Canadianos de Montreal. Também andaram a ver se os outros perdiam mas tiveram azar, não foram às eleminatórias.
ResponderEliminarAcabo de deixar uma outra foto com um ângulo específico. Pode haver quem não esteja a ver aonde ficam as escada e vendo um pouco do mural e uma parte da Praça do Comércio, a localização torna-se mais simples.
Eu sabia que ainda estavas de serviço.
ResponderEliminarAinda bem pois a foto agora publicada deu para identificar melhor(se é que já não estivesse bem identificado o lugar).
Como já não preciso de esperar pelas 3 da matina, despeço-me com amizade-boa noite e até mais logo. Vai seguir-se o cortejo da Queima das Fitas dos Pequenitos. Não será uma postagem muito brilhante...mas a culpa não será só minha.Mas só lá mais para a tarde. O material está caro e é preciso poupar.
Meu caro Chico,
ResponderEliminarDistraí-me. Em 24 horas ... parece as 24 Horas de Le Mans.
Não tenho pedalada para tanto.
Rendo-me!
Abraço para todo o trio.
Tens pedalada para isto e muito mais, Carlos Viana. Sei que mesmo em casa estás a fazer um trabalho incansável com a contagem até Junho mas não tenhas grandes esperanças nas ajudas de cus(p)to. O ADM é forreta.
EliminarAgora endireita-te que vais ser preciso para isso e muito mais.
BOM DIA! Nos dê Deus!
ResponderEliminarSe te distraíste já valeu a pena correr as 24 horas em 26.Devagar se vai ao longe
A palavra rendição não é permitida numa espécie de blog.Só num blogue à séria!
Portanto caro Viana percorre as 24 horas ao ritmo que te der mais jeito...Há quem faça o percurso em mais de 48 horas!!!!
Claro também acumulam mais créditos no HAVER mais lentamente em ajudas de
cus(t)po. A pagueta é conforme a trabalheta! O Chico está em dia pois não foi preciso fazer transferência, pois mandou cá de propósito a Lucinda.
Mas diga-se de passagem que a Lucinda ficou tão agradecida que resolveu ajudar-me e pagou-vos parte da minha dívida em linguiças. Portanto abatam na divida!
O facto de te teres dado ao trabalho de te deslocares ao prédio amaricano, para trazeres as lembranças do trio-maravilha, não te confere o direito de contabilizares os bens transportados a teu favor.
EliminarTem juízo que já começas a ter idade para isso!
De facto foi um dia grande para mim com esta postagem. Há anos que ando a postar murais que alegram Montreal e são uma base cultural muito importante na vida do dia a dia de um povo.
ResponderEliminarTêm-me enviado murais de Lisboa e Porto muito bons, se bem que só dentro do clássico.
Com este mural mesmo no meio da cidade, estou convencido que a nossa Coimbra entrou numa nova era. Só faço votos para que os arautos da nossa cultura local deixem desenvolver esta arte na sua plenitude indo além do clássico e não só nos parâmetros clássicos que só eles são capazes de compreender o porquê, pois a cultura é sinal de liberdade.
Ainda cá estive para ver este acontecimento que pode marcar uma viragem na arte pública em Coimbra.
Bem hajam.