Foto tirada da margem direita do Mondego ( Portela ). Os eucaplitos visiveis na margem esquerda , já eram... ( o fogo tarou disso ). Nostalgia da decada 60 de dar uns mergulhos na " bola " e ver passar a automotora na ponte. Agora o que se vê é lixo e abandono. A " bola" era uma estrutura de cimento em pleno rio, ainda existente, para recolha de aguas e uqe servia de prancha.
Estas 3 pontes têm um valor histórico único: o Ramal da Lousã, a volta da Conraria e a Estrada da Beira. Em 1953 um incêndio destruiu o pavimento da ponte rodoviária, que era então em madeira e teve de ser substituído por cimentado. Imaginem esta situação, com a principal via de acesso à Europa a seguir pelo Marco dos Pereiros até Ceira atravessando o rio pela ponte da Conraria.
Foto tirada da margem direita do Mondego ( Portela ). Os eucaplitos visiveis na margem esquerda , já eram... ( o fogo tarou disso ).
ResponderEliminarNostalgia da decada 60 de dar uns mergulhos na " bola " e ver passar a automotora na ponte. Agora o que se vê é lixo e abandono.
A " bola" era uma estrutura de cimento em pleno rio, ainda existente, para recolha de aguas e uqe servia de prancha.
Que pena ser anónimo!
ResponderEliminarEstas 3 pontes têm um valor histórico único: o Ramal da Lousã, a volta da Conraria e a Estrada da Beira. Em 1953 um incêndio destruiu o pavimento da ponte rodoviária, que era então em madeira e teve de ser substituído por cimentado. Imaginem esta situação, com a principal via de acesso à Europa a seguir pelo Marco dos Pereiros até Ceira atravessando o rio pela ponte da Conraria.
ResponderEliminar