E o choupal ali tão perto
Panorama da Ponte Açude e Ponte Pedonal/Ciclovia-vista do FORUM
Entrada par o Choupal-circuito pedestre
Ponte pedonal nascente/poente- Ao fundo o Centro Comercial FORUM
Lado direito Ponte Açude
Ponte pedonal e ciclovia -poente/nascente- ao fundo edifício.Ao lado esquerdo Ponte açude
Escada de subida das lampreias...e outros peixes.
Pórticos do lado poente- (arranjo paisagista)...
Comportas(?)...
Ponte Açude. Mondego e choupal
Arranjo urbanista antes da entrada na Ponte Açude e Ponte Pedonal e Ciclovia
Zona urbanizada lado nascente de acesso à Ponte Pedonal
Lado nascente de acesso à Ponte Pedonal
Belíssima postagem.
ResponderEliminarPelo que vejo, se vamos num sentido podemos ir às compras mas se vamos no sentido oposto é só subir um bocadinho e ficamos descansados para sempre.
Fiquei admirado de os ciclistas e os peões andarem no mesmo piso pelo que depreendo da descrição. No dia em que uma criança fuja da mão de um dos pais e fique debaixo de uma bicicleta, lá vai a responsabilidade para para quem levava a criança ou para o ciclista. Quem não previu até é uma pessoa que tem feito boas obras, enfim... não é responsável. É esta a nossa mentalidade.
Finalmente fiquei a conhecer o elevador das lampreias como o Tonito lhe chamava. Excelente obra.
Pórticos do lado poente que descansam os olhos de uma pessoa, excelente.
O empedrado com os peixes a "subirem" a escada, vem mesmo a preceito.
Construída a montante do tabuleiro inferior da Ponte-Açude, a nova travessia terá cerca de 165 metros de comprimento e 2,40 metros de largura máxima, além de "um passadiço sobre a escada de peixe, situada na margem esquerda", com uma extensão de 14 metros e largura de 2,40 metros.
ResponderEliminarCom uma estrutura em vigas metálicas, "suportadas por estruturas em consola apoiadas nos contrafortes de betão existentes" na Ponte-Açude, o novo tabuleiro será em chapa de aço e disporá de guarda lateral, com 1,20 metros de altura, e de separador da via rodoviária existente (tabuleiro inferior da Ponte Açude).
A nova ponte pedonal e ciclável sobre o rio Mondego em Coimbra e respectivos acessos envolvem um investimento da ordem dos 650 mil euros, tendo assegurada uma comparticipação financeira europeia de 85% do custo total da obra, através do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 202