domingo, 4 de fevereiro de 2018

ENCONTRO COM A ARTE E...COM A EXPLORAÇÂO

Ainda havia nuvens... mas acho que já menos bonitas! Fomos a Santa Clara e queriam cobrar- nos um euro para entrar no adro e tirar fotografias... um euro por pessoa!!! Ao que nós chegámos!.... Daisy


    Foto Daisy Moreirinhas

8 comentários:

  1. Eu nem digo o que penso, Daizy. Ao Alfrdo Moreirinhas diria mas por email. Se ainda fôsse dentro da igreja que é recindo fechado... vá que não vá.
    Evolução para "bem" de Coimbra que vai ter sempre uma justificação depois de um balde de água fria.
    Valeu a pena não ser de lá porque esta foto ampliada com o toque da árvore, é uma loucura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto faz-me lembrar o Algarve nos anos oitentas, altura em que tinha muitos turistas. Então os restaurantes lá em baixo tinham três preçários com a mesmas ementas: uma para locais, outra para turistas portugueses e outra para turistas estrangeiros. Depois andavam-se a queixar que os alemães não apareciam, por esta e por outras muito naturalmente.
      Se fôsse dentro do edifício, era aceitável mas no exterior é um mau princípio pois estes turistas vão falar lá para fora como aconte aqui no blogue. Não sei se há mas poderiam cobrar um X por estacionamento, que era mais lógico e mais lucrativo. Ninguém falaria. Portugal começa a ter turistas e há que explorar na vez de os acarinhar. Enfim...

      Eliminar
  2. Completamente de acordo, Chico! Por acaso, já tirámos várias fotos do adro e eu nem gosto muito, porque tem à frente uma data de postes cabos de toda a espécie. Nunca se pode apanhar a cidade sem ter os cabos na frente, mas a Daisy até ia naquela de tirar só por tirar, mas quando o gajo à entrada disse que para entrar no adro tínhamos que pagar um euro cada um, rimo-nos na cara dele e demos meia volta.
    Anda tudo doido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, agora me lembro: há lá uma série de material à frente como dizes, Alfredo Moreirinhas.
      Aqui vai uma que aconteceu com a Lucinda da penúltima ida aí e que eu nem sabia.
      Entrou na loja das lembranças e disseram-lhe que para ir lá dentro tinha que "dar" um euro ou dois pois já não se lembra do valor certo pelo que levaram logo a resposta: "Ai, comigo estão a perder. Nem dou essa para a entrada nem o que ia lá deixar lá dentro". Entrou logo. Pelos vistos o perímetro já alargou.
      Enfim: estão a ver dinheiro a mais, pensam que as pessoas que os fazem viver como aqui se diz é que têm de andar atrás deles, nem sabem como apresentar o assunto e daqui a uns meses ou dois ou três anos, começa-se a constar como no caso do Algarve quando eu aí estava e depois a vida está cara. Somos nós que a fazemos cara. Aqui a visão é outra: quantos mais facilidades que também se pagam nos momentos certos com agrado e compreensão do turista pois há produto que o justifica, mais turistas afluem. É como dizes: anda tudo doido pois estão como os filhos de papás ricos quando se vêm com dinheiro a mais.

      Eliminar
  3. Há uns meses largos nas minhas andanças pela cidade voltei ao recinto que é comum à Igreja da Rainha Santa-Convento de Santa Clara e também ao complexo militar, embora em parte desactivado, e li realmente esse anúncio de pagamento da entrada.
    No entanto entrei e ninguém apareceu a cobrar a dita entrada.
    Pensei e concluí que seria só para entrada na igreja.
    Mesmo assim fiquei sem perceber quando é que o euro é cobrado, pois realizam-se lá missas normais, mas até missas de 7º dia ou 30º dia e até casamentos e baptizados.
    É uma situação que terei de esclarecer...nem que tenha que pagar o euro!

    ResponderEliminar
  4. Tirei da net e já coloquei a questão publicamente:
    Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, Coimbra: Veja 182 avaliações, dicas e 224 fotos de Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, classificação de Nº 26 no TripAdvisor entre 95 atrações em Coimbra. ... A visita ao mostero encontra-se dividida em três componentes com um preço total de 10 euros. A mesma inicia-se na igreja onde

    ResponderEliminar
  5. Dado o interesse que despertou o post “Coimbra - Uma voltinha pela Baixa”, no Travel with us, resolvemos visitar os Mosteiros da cidade. Celas, Santa Cruz, Santa Clara-a-Velha foram uma agradável surpresa, com tesouros que não conhecíamos. Guardámos Santa Clara-a-Nova para o fim, por nós parecia que seria a visita mais longa, por todo o seu historial. Pagámos os 10 euros por uma visita pobre onde só nos deixaram fotografar a Igreja e os Claustros! E ficou o post adiado, tal foi a desilusão!...
    Daisy Moreirinhas

    ResponderEliminar
  6. Mais uma foto excelente ! Sempre o "olho clínico" para tirar partido da nossa fotogénica cidade ...
    Um abraço

    ResponderEliminar