segunda-feira, 30 de abril de 2018

PARABÉNS FUTEBOL CLUBE DO PORTO ...

 

 Parabéns ...

O Administrador deste blogue coimbrão - o meu estimado amigo Fernando de Oliveira Rafael -  é um fervoroso adepto da Associação Académica de Coimbra, tal como o signatário destas linhas. Porém, pecador me confesso, sempre tive e tenho, uma simpatia viva pelo Futebol Clube do Porto. E um respeito surdo pelo que o clube nortenho significa, não apenas desportivamente, mas pela luta contra o centralismo lisboeta e uma certa arrogância petulante pelos ditos provincianos que desvalorizam. Pela mão do maior dirigente de sempre de um clube nacional - Jorge Nuno Pinto da Costa - o Futebol Clube do Porto tem sido, ao longo dos anos, um espinho encravado e odiado pela força de um norte laborioso, que se afirma cada vez mais. Hoje, na Madeira, o Futebol Clube do Porto assumiu-se de novo como o único clube de Portugal que venceu o campeonato nacional cinco vezes consecutivas, feito que um clube lisboeta pretendia igualar . Nenhum clube, até hoje, conseguiu esse desiderato. Parabéns pois ao novo campeão, que na próxima jornada, no seu estádio e junto das suas gentes, carimbará mais um êxito. E quando o povo do norte de azul vestido descer aos Aliados, é muito mais que um êxito desportivo que estará em equação. É a afirmação de que Portugal é um todo, e que não se resume apenas à Torre de Belém, aos Jerónimos ou ao Parque das Nações. E muito menos, aos respeitáveis clubes, todos sem excepção, da cidade de Lisboa.

Obrigado Futebol Clube do Porto.
Quito Pereira      

10 comentários:

  1. Já sabia que tinhas um fraco(ou será forte?) pelo FCP.
    Mas só te dou os parabéns depois de ganhar mais um ponto...por enquanto é o mais forte candidato a ganhar a LIGA.
    Quanto ao Pintinho da Costa, bem, aí só estou meio de acordo. Se bem me lembro de apitos dourados e da fruta.
    Mas o FCP se ganhar é um justo vencedor, pois quem ganha é que tem mais pontos no FINAL.
    Hoje não te bato mais...

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Fernando

    Académica de Coimbra sempre. Mas Futebol Clube do Porto como simpatia, apenas e só. E pelas razões invocadas. Pelo que se já percebeu, o negócio da fruta é um menino de coro, perante a dimensão do que se vai percebendo e que já custa, até ver, uma prisão preventiva. De resto, em todos os processos em que o dirigentes do FCP foram à barra de tribunal, em nenhum houve matéria consistente para sanções. Sempre ilibados.

    Mas a Briosa é que interessa apesar de, como sabes, eu já só ir acompanhando de longe, pois já é raro ir ao Estádio Cidade de Coimbra ver a bola. Temos, no horizonte, mais um ano no campeonato dos pobres.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Fernando e Quito



    Como não consigo publicar no blog vai assim.

    Abraço para os dois e "merda" (no sentido teatral) para a Académica.

    AQ







    Olá Quito

    Sigo os teus escritos em silêncio, mas hoje como tocas futebol, lá vai a minha opinião.

    Primeiro a declaração de interesse:

    1- depois da Académica é o Benfica;

    2 - o jogo termina quando arbitro apita:

    3 - o FCP ganhou porque foi a equipa mais competente;

    4 - que os adeptos, “adeptem” pelas suas paixões.

    Discordo sobre o que representa este ou aquele clube contra isto e contra aquilo, Académica por Coimbra, o Farense por Faro, O Lusitano de Évora por Évora, … e ainda os outros, mais pequenos, mas com enorme dedicação e mais esforço.

    Gostar ou ser adepto de um clube, creio ser uma opção sem explicação. Por isso sabemos que durante a vida podemos mudar de tudo, mas de clube, não há rasto de acontecer.

    Penso que o centralismo resulta da capacidade ou incapacidade dos políticos e estamos cheios deles porque votamos neles, porque somos democratas, mas as opções são pouco variadas, são sempre os mesmos ou parecidos, com os mesmos programas ou parecidos.

    Por isso discordo deste ponto do teu texto, quanto ao resto, aplaudo, é de adepto.

    AQ



    ResponderEliminar
  4. Mesmo no sentido teatral discordo do merda para Academica,porque a merda seja em em que sentido for é sempre merda

    ResponderEliminar
  5. Mais um texto assinado Quito Pereira que já pude ler até ao fim assim como um comentário do Tomané a preceito sobre a ditadura da democracia.
    Somos todos do tempo em que a AAC ganhou ao Benfica com um golo de Faia que levantou as bancadas do Futebol Clube de Porto e que evitou que a nossa AAC descesse de devisão. Se no passado recebemos muitos jogadores do Benfica, sempre houve um pequeno qualquer coisa com o FCP.
    Outra coisa que me tem deixado no pouco que tenho podido ler últimamente é andar tudo em tribunal por causa de uma bola. Ao que isto chegou. Enfim…
    Quanto à democracia que tem sempre espaço para uma amelhoria, dá a impressão que os nossos (i)rresponsáveis não estão interessados em a amelhorar pois bastava lerem a constituição de outros países e introduzirem as alterações necessárias. Eras só fazer adaptações à nossa constituição, por vezes pequenos nadas. Enfim, haja experanças.

    ResponderEliminar
  6. Meu caro Fernando

    Começo por te saudar. Saudar o amigo que comigo corria de triciclo na Rua A. Que comigo andava de patins. De duas famílias amigas, numa roda em que o meu pai, os Senhores Virgílio e Gaspar, são ainda hoje sobreviventes e pioneiros do nosso Bairro. E que, por amor ao nosso Bairro e juntamente com os que já partiram, do pouco fizeram muito.

    Hoje, depois de quase três décadas fora desta cidade, o regresso. Um regresso que é hoje um pouco doloroso, quando olho as casas da Praça da India Portuguesa pois ainda assim se chama, a Rua A e as outras, e olho as casas fechadas, ou já com outros residentes, nesta roda da vida, que é também uma roda de recordações.

    Só por isto, futebol à parte, já valeu a pena teres aparecido.

    Entendi o significado da palavra "merda". Na verdade, tendo um filho ligado ás artes, cedo ouvi essa palavra entre gente do meio artístico, como desejo de boa sorte a quem pisa um palco. Percebo que nada de ofensivo houve com a intenção de menosprezar a mais representativa bandeira desportiva da cidade de Coimbra. Uma Académica que teve que se adaptar a uma nova realidade, numa luta em que algumas personalidades do mundo da politica, se bateram para que a Académica não morresse e que Coimbra continuasse a ter futebol ao mais alto nível. Em Roma sê Romano e foi assim que hoje - não há que esconder - nasceu um Organismo Autónomo de Futebol profissional. Uma mudança radical, uma adaptação difícil, ciente que os Academistas percebem que os tempos não voltam para trás.

    Em tempos remotos, o Futebol Clube do Porto passava a Ponte de Dom Luís, para ir ser o bombo da festa à capital. Sem ofensa, quem gostava de marcar mais essa diferença entre Lisboa e o Porto, era exatamente o Benfica. Nada me move contra um clube que foi embaixador privilegiado de Portugal no estrangeiro nos anos 60 do século passado. O que sempre me incomodou foi a soberba e a arrogância de certos comportamentos.

    Curiosamente, nunca as gentes do Sporting, fizeram - ao longo daqueles anos - do Futebol Clube do Porto uma espécie de palhaço - pobre. E este assunto, aparentemente sem importância, tem a importância que muitas vezes ouvia quando ia em trabalho a Lisboa e eu ouvia de alguns meus "colegas" a frase nada inocente para quem vinha de fora "Portugal é Lisboa e o resto é paisagem". Uma forma de rebaixar quem vinha da chamada província.

    Pela mão de Jorge Nuno Pinto da Costa e de Pedroto, passo a passo, o Futebol Clube do Porto começou a ser uma pedra no sapato de quem convivia com a soberba. Campeão, qualquer campeão, só o é se souber respeitar o adversário. E isto, naturalmente, também se estende ao simpatizantes do Futebol Clube do Porto. Sei que haverá excessos e sei também que o português vernáculo será ouvido nos Aliados. Jamais aplaudirei tal comportamento, como entendo que o palhaço - pobre aburguesou-se e transformou-se em bandeira de uma região e de um clube que tão mal tratado foi no passado. Glória aos vencedores e honra aos vencidos. Porque o desporto é como os alcatruzes da nora - hoje em cima e amanhã em baixo. Em competição, as alegrias são sempre provisórias.

    Adepto e Simpatizante da Académica serei sempre, seja em que patamar estiver, porque desportivamente, jamais renunciarei às minhas origens Choupalinas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Por lapso referi o Fernando Quaresma, que afinal é o Tomané Quaresma, Desculpa Tomané o engano. Fica tudo na nossa família e origem Bairradina ...

    ResponderEliminar
  8. Tem piada que aqui no mundo das artes também utilizam a palavra merda para desejar boa sorte, só que a pessoa a quem a palavra é dirigida não pode agradecer. Se agradecer é sinal de má sorte.

    ResponderEliminar
  9. Sou um ignorante nas definições de merda conforme seja desejar boa sorte ou como desprezo.
    Mas me desculpem, pois no limiar dos meus 82 anos, para mim merda é mesmo merda,excremento mal cheiroso

    ResponderEliminar
  10. É exactamente o que penso, Rafael e até sofri um choquesinho. Só que como se trata de arte, o meu protesto foi nunca lhe fazer a fotografia.
    Abraço.

    ResponderEliminar