terça-feira, 8 de maio de 2018

NOTÌCIAS DE COIMBRA-COMÉRCIO NA CALÇADA ...

LOJAS/LOCAIS ENCERRADOS SÃO 19...

PORTAGEM - 1
1

    RUA FERREIRA BORGES - 8
1

 2
3
4
5
6
7 e 8
RUA VISCONDE DA LUZ    - 10
    1
2




 3
 4
 5
 6
 7

 8
 9


 10
 EG

9 comentários:

  1. Por estes lados verem-se lojas fechadas muito especialmente em centros comerciais em certas alturas como renovação de contratos, é habitual. Nessa altura os senhorios aumentam a renda de forma inaceitável e o inquilino aluga noutro sítio para os próximos anos. Pode mesmo ser no mesmo centro comercial. Na rua Ste. Catherine que é uma mais valia de Montreal, já teve zonas práticamente todas fechadas mas a cãmara meteu mãos e resolveu o caso.
    O que vejo de Coimbra não é diferente a não ser por tudo o que tenho lido, me parece prolongado e as lojas afectadas não têm o mínimo toque de beleza que os senhorios bem lhes podiam dar.
    É muito nosso a exposição no passeio, que até é giro e aqui impensável se não fôr dia de festa. Por outro lado certas fachadas dos nossos prédios nas fotos, são de uma riqueza muito grande. As janelas assim como as varandas em ferro forjado não faltando uma varanda com corrimão em pedra, são de uma riqueza fora de comum. Os nossos passeios de pedra pequena muito bem "polidos" e a luzirem, são uma mais valia na aparência geral mesmo de um cegueta.
    Enfim…, um toque de beleza nas lojas fechadas, mudava muito a panorâmica geral ao nível do passeio e até valorizava o local.
    Só que Coimbra é e será sempre Coimbra, qualquer que seja a sua aparência.
    Adorei esta reportagem fotográfica muito equilibrada entre o mau e o bom. Venham muitas pois uma bota cansada está sempre pronta a levar meias solas.

    ResponderEliminar
  2. Isto é nas "ruas largas". Facam este exercício na rua Adelino Veiga, por exemplo...

    ResponderEliminar
  3. É triste, sem dúvida, mas os venderdes das lojas também tiveram alguma culpa no cartório.
    Não se actualizaram, a maioria manteve as lojas e montras com as mesmas coisas do início do século XX. Tiveram uma época de ouro em que ganhavam muito dinheiro e nunca entenderam, ou quiseram entender, que os tempos mudam e com eles, os hábitos e vontades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade para a maioria. Mas houve alguns que até se adaptaram e ajustaram. Só que, sem fluxos de pessoas, nenhuma loja se aguenta.

      Eliminar
  4. Também há algumas(poucas) que têm bom aspecto como uma na rua Visconde da Luz de artigos de atoalhados muito perto da Hortícola mas que sempre que por lá passo o dono está à porta...sem clientes.Mas há mais lojas que se vão safando sem se modernizando como são as 2 lojas de bonés...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comerciante de artigos atoalhados tem azar com os vizinhos pois pelo vistos não fazem o mesmo e por isso ele só não chama muitas pessoas. Além disso é um artigo que é muito vendido pelos comerciantes ambulantes que fazem os edifícios das grandes companhias com venda fiado. Quanto aos bonés, francamente não fazia ideia mas pelos vistos é daqueles artigos que até têm saída pois há quatro estações no ano.

      Eliminar
  5. Estas duas casas de bonés devem ser das mais antigas de Coimbra: uma na rua Visconde da Luz e a outra na Ferreira Borges,Casa Salgueiro, onde compro os meus bonés

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora aproveito para dizer que na última foto (10) se vê um rolo feito com fios elèctricos por cima de uma porta que cai muito mal a vista. Por estes lados seria difícil de se ver tal itação pois o pessoal tem todo um curso de arquitectura municipal de acordo com a especialidade de cada um.

      Eliminar
  6. Aqui no Bairro algumas das vivendas são autênticas cabines eléctricas a céu abeto! São caixas e rolos de fios principalmente de operadores de TV e Internet.
    Ainda a alguns dias atrás fiquei sem TV e Internet porque o operador da NOS(um seu técnico), veio trabalhar nesse amontoados de fios e cortou o cabo da MEO que serve a minha moradia!

    ResponderEliminar