sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

EM NOME DE SOFIA ...







Lisboa é um emaranhado de ruas e de avenidas. Lisboa é um emaranhado de povo. Lisboa é um emaranhado de gente apressada. Lisboa é um emaranhado de passantes de olhar sem destino. Mas Lisboa também é um local tranquilo quando nos sentamos a olhar a Ponte Vasco da Gama ou a Torre de Belém. Na redescoberta do Hospital CUF DESCOBERTAS, um nome feliz pela epopeia marítima, a azáfama de uma grande unidade hospitalar. Mas naquela zona onde se dá vida à vida tudo é calmo. O silêncio dos corredores, a afabilidade de todos os que ali trabalham, as vozes em surdina. Num recanto, vamos olhando quem entra e quem sai. Aparecem pais jovens com bebés ao colo e avós impacientes na expectativa da chegada de um novo SER. Também enfermeiros, médicos e seguranças. Ali ao fundo, estou eu. A viagem ainda não programada cansou-me e cansou-nos. Rendido à fadiga, adormeci. Quilómetros de alcatrão comidos a contrarrelógio na esperança de abraçar quem precisava do nosso conforto e ajuda. Aquele pedido quase ditatorial de “venham já “, era um grito de quem do nosso sangue estava à espera do ombro amigo e da segurança dos pais naquele momento delicado da vinda ao mundo de Sofia. Sofia Dias que também é Pereira nasceu calma, tranquila. Dormiu no seu berçário o sono dos inocentes. E nós – avós tardios e fatigados – fomos também descansar. Lá longe, no berço do Mondego que corria no seu leito, um grupo de amigos festejava a amizade entre Portugal e o Brasil. Havia várias cadeiras vazias na mesa. Porque não somos de esquecer quem partiu. Mas em duas delas não estavam quem obrigatoriamente teve que rumar em passo largo à capital, onde desaguam muitos destinos dos que buscam uma terra prometida de ilusão e por vezes de desencanto.

E a nossa pequena Sofia, agora a dormir consolada já no berço do seu lar, agradece a Vossa tolerância e compreensão de ter vindo tão apressada a esta Aldeia Global que a espera.

Obrigado.
A rogo de Sofia Pereira


19 comentários:

  1. Este pequeno texto tem como destinatários os amigos que programaram o encontro com a nossa amiga do Brasil "Chama a Mamãe", agradecendo a compreensão da nossa ausência. Também a todos os que naquela mesa se juntaram numa comunhão de amizade dois lados do Atlântico.

    Lamentar o não termos conhecido pessoalmente a "Chama a Mamãe e seus familiares. Mas um dia poderá acontecer, porque Portugal foi e é um país virado ao mar das caravelas quinhentistas. E há mais marés que marinheiros.

    ResponderEliminar
  2. Escreves bem mas não te livras da barrela com urtigas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podes substituir por um chá de urtigas ?

      Eliminar
    2. Não temas, Quito. Já os romanos diziam: "Ad augusta per angusta".

      Eliminar
    3. Esta São Rosas é mesmo muito Romana...

      Eliminar
    4. Também te estás a fazer à barrela de urtigas... ai tás, tás...

      Eliminar
  3. Parabéns pela nova Sofia, Quito e São. Que tenha longos anos de vida, com saúde...
    Beijinhos para os Avós babados!

    ResponderEliminar
  4. Soubera eu que ias fazer esta postagem anunciando o nascimento da Sofia, escusava de ter postado o Fado Alentejano.
    É que estávamos na praça do Comércio a assistir ao lançamento de um novo CD da banda MACADAMA, por sinal num novo espaço altamente turistico... E que vai dar uma postagem.
    Só no intervalo do jogo entre o Sporting e o Benfica é que me apercebi da tua postagem. Mas já lhe dei o espaço de primeira pagina!
    Mais uma vez os meus parabéns aos avós e aos pais da SOFIA. Muitas felicidades.
    Nota:esta felicidade faz esquecer a tua ida a Castelo Branco...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando, não precisas de justificar nada. Meti o texto pois perdia oportunidade face ao almoço Luso/Brasileiro, mas eu vi que já havia uma programação do Fado Alentejano e não era para mudares a sequência. Não havia necessidade de teres trocado o que já tinhas agendado . De qualquer forma obrigado.

      Eliminar
  5. Parabéns Sofia.
    Tens uns Avós Babados.
    Parabéns São e Quito.
    Bjs Lucinda

    ResponderEliminar
  6. Disseste e bem, parafraseando o nosso saudoso Tonito Dias que "há mais marés que marinheiros'.
    Há ocasiões para tudo.
    Mas nada prevalece sobre a ocasião única e irrepetivel do nascimento de uma neta.
    Da tua Sofia...

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Obrigada Rui . Nesta altura da vida é o melhor que nos acontece !!! Os netos são os tesouros que deixamos para nos perpétuar no futuro. Beijinhos.

    ResponderEliminar