sexta-feira, 18 de março de 2011

NOTICIAS DE COLMAR

ADEUS FILIPE !

A primeira vez que fui ao encontro do PHIL COLLINS foi aqui em Colmar, quando ainda integrado nos GENESIS.Um concerto memoràvel frente a 10 000 almas. Colmar desfrutava então do estatuto de capital do Rock, depois de Paris. Todos os grandes grupos passaram por aqui. De PINK FLOYD aos WHO, SANTANA, SUPERTRAMP e tantos outros monstros. E o Bobbyzé e a sua amada Elisabeth lá estiveram em todos eles!!!

Nessa altura, porém, os meus interesses focalizavam-se mais sobre a figura emblemática do leader e cantor PETER GABRIEL, que me concedeu a primeira entrevista de toda esta já minha longa historia de jornalismo musical.
Um personagem extraordinário duma gentileza sem limites. Just British, claro!

No final desse concerto dos GENESIS em Colmar, fomos convidados a uma pequena festa num bar (AQUARIUM) situado no centro da cidade, pertencente ao meu amigo Thierry Rohmer, produtor desse espectáculo e de todos os outros que se seguiriam em Colmar. Pude então observar quanto extravertido era o PHIL COLLINS. Dançando em cima duma mesa, soltando gritos ao som de ritmos soul enquanto os outros membros mais reservados bebiam...o seu copo de leite!!!!Nada mais de normal para English people!!! Posso afirmar que tive o privilégio de assistir à nascença duma vocação, pois alguns meses depois, PETER GABRIEL pirava-se e, contra todas as expectativas negativas da imprensa especializada mundial, o nosso FILIPE abandonava as peles da bateria e percussoes para se lançar numa carreira de vocalista, com o sucesso ultracontinental que todos conhecem.

O nosso primeiro encontro para uma entrevista para a MUSICA & SOM, deu-se no Festival de Saarbrucken, na Alemanha, em 1976, quando PHIL jà assumia a sua funçao principal de vocalista.
Foi talvez o Festival que mais me impressionou, de todos aqueles a que assisti. Poderia muito bem ter satisfeito o meu ego, contentar-me com os artistas que entrevistei nesse belo dia e voltar a uma vida "normal". Mas continuei o meu percurso!Abandonar a musica? Impensàvel, mesmo hoje!!
Vejam bem os nomes que entrevistei durante esse Festival e publicados na Musica & Som: PHIL COLLINS, JOAN BAEZ, JOHN MCLAUGHLIN, ALVIN LEE (dos TEN YEARS AFTER) e o meu guru FRANK ZAPPA !!!!

Quando bati à porta da roulotte onde estava instalado individualmente PHIL COLLINS, este ficou bastante surpreendido ao saber que vinha de Portugal. Um pais que ele adorava, lançando-me de imediato "Conheces o EUSEBIO ?" "Quem o não conhece ?" acrescentei. "Então, dás uns toques na bola?" Of course, Phil. E là fomos os dois para trás do enorme recinto, dar um gosto ao nosso dedo. Como podem ver nesta foto (preciosa) O PHIL improvisou-se guarda-redes enquanto tentei aproximar-me do EUSEBIO, enviando-lhe uns remates por vezes fortes demais. Mas o homem das baquetas tinha um certo jeito para o futebol. Isso nao impediu, porem, que de vez em quando ele mandasse a bola contra os camiões de bombeiros ali presentes para a segurança do evento, provocando a colera de alguns soldados da paz. Chateado com a intervenção assídua dum deles, PHIL pergunta-me se falo alemão. Lingua complicadíssima para mim, dirige-se então ao meu amigo Francis Primerski, fotografo mundialmente conhecido, e diz-lhe que tranquilize os bombeiros, pois se por acaso acontecer que a bola parta um vidro, compromete-se a oferecer-lhes...uma nova autobomba!!!!

Imaginem o Bobbyzé, maluquinho de musica, a desfrutar um sonho daqueles! Jogando à bola com essa super star que já era PHIL COLLINS. Voltei à infância nesse dia. Agimos como se fossemos dois putos do mesmo bairro! Pronto a segui-lo nessa tournée europeia, tal era a amizade que ali se construía.
Depois, lá fomos para um relvado, bem à sombra, para uma entrevista excepcional em que se abria completamente revelando-me alguns scoops relacionados com a maneira como via o seu futuro e os projectos da banda. E o homem não se enganou!!
Agora, aos 60 anos, PHIL COLLINS anunciou ao Mundo inteiro na semana passada, a sua retirada dos circuitos tradicionais dos concertos, evocando a necessidade absoluta de dar uma prioridade à educaçao dos seus dois filhos.A maldita imprensa sensacional chegou a lançar umas dicas quanto ao seu estado de saude, evocando igualmente  uma possivel baixa de vendas das suas obras discogràficas. Conclusoes ridiculas. O seu ultimo àlbum "GOING BACK" (que vos aconselho a adquirir de olhos fechados) continua a ocupar o primeiro lugar de vendas no Reino Unido e obtém excelente sucesso comercial por essa Europa fora.
FILIPE, evidentemente, a tua retirada é uma notícia que me entristece mas respeito completamente a tua decisão!

A familia também é um bem precioso e muitos artistas sofrem de não terem podido consagrar mais tempo aos seus filhos. Alguns não os viram mesmo crescer!

Guardo na memoria os bons momentos passados juntos. A alegria contagiante que comunicaste ao longo desta tua carreira, a milhões de fäs espalhados pelo Mundo. O teu excelente comportamento humanitário, através de todos os dons que fizeste a favor de associações que se ocupam de crianças doentes e desfavorecidas!

FILIPE, don't worry, because there will be a place for you in Paradise! That's the way it is!

NB- Gostaria de dedicar esta minha homenagem ao PHIL COLLINS a uma grande amiga que continua bem presente no meu coração e alma, fä incondicional deste artista: a nossa querida e saudosa GINA.

14 comentários:

  1. Ter esta proximidade com um astro de tal grandeza como é Phil Collins, não sou como músico, mas também como homem, não é para qualquer um.

    Parabéns BobbyZé!

    Só se lamenta, embora Phil Collins o tenha feito por estimáveis razões, o seu afastamento dos palcos.

    ResponderEliminar
  2. Ó Bobbyzé colocar as fotos divididas pelo texto é areia demais prá minha caminheta!!!
    Isto é técnica mais para a São Rosas ou para o seu amigo Paulo Moura!
    Fiquei com os olhos trocados a fazer o que aqui está e nem sei se o texto está todo!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Admirável a tua aventura como jornalista musical!!! E louvável esse teu sentimento na dedicatória/homenagem à qual me associo!
    Próprio dos HOMENS BONS !
    Bem hajas caro amigo!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Rafaelito, vê lá se está como querias. Também uniformizei o texto (uma parte ali para o meio estava com um tipo de letra diferente).

    BobbyZé, ainda me hás-de autografar uma das revistas Música & Som que tenho guardadas, desde a nº 1. Aliás, tenho um LP do grupo «Banda do Casaco» (Coisas do Arco da Velha), como oferta da assinatura da revista.

    ResponderEliminar
  5. Ai Bobbyzé, até me assustaste, cheguei a pensar o pior...
    O artista também é humano e pensar noa educação dos filhos é nobre!

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Bobbyzé pela homenagem que fazes a Phil Collins, artista que eu vi ao vivo no antigo Estádio Alvalade, e que muito admiro, e a que dedicas à nossa Amiga do Coração e de que tantas saudades temos.
    Beijos para a Elizabeth e para ti.
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  7. Paulo Moura! Serà um imenso prazer por-te um autografo naquela revista, que muitos artistas Portugueses consideram como a Biblia Musical!

    Hoje em dia, a BLITZ (com a qual nao quero nada por razoes pessoais) que considero uma belissima revista, dà-se ao luxo de comprar entrevistas a agências estrangeiras. Certo, os artistas também perderam agora a pachorra para falar à Imprensa mas, nunca consegui perceber porque é que um artista que vai actuar em Portugal, se recusa a dar uma entrevista!!

    A evoluçao é negativa pois existe actualmente um desrespeito total das profissoes neste meio musical. Os promotôres, o que querem é vender mais bilhetes de ingresso aos concertos, os artistas vendem cada vez menos discos e possuem actualmente fotografos e jornalistas "comprados" para lhes fazerem a devida publicidade!!!

    Tudo se transformou num businesss onde o que predomina é a rentabilidade!!!E tudo se vende!

    Mas lutei muitas vezes contra todas as marés e obti quase sempre o que pretendia!

    Lembro-me de toda a proibiçao de aproximar o LOU REED. O tipo nao dava entrevistas nem queria là fotografos à frente.

    Pois o Bobbyzé, que mora a 500 mts do unico hotel 4* que existe em Colmar (Hotel Europa), para onde sao dirigidos todos os grandes artistas que aqui vêm à Feira dos Vinhos, conseguiu aplicar uma estratégia sem falha e coroada de sucesso.

    Primeiro, tornei-me amigo do Director! Condiçao essencial!Depois, frequentei sempre o confortàvel bar, local obrigatorio de encontros!
    Quando topei o LOU REED, nao entrei a matar!Comecei por saudà-lo e dizer-lhe que era Português e natural de COIMBRA. A sua reacçao foi imediata: "COIMBRA?Sabes que dei là 2 concertos fabulosos num local fabuloso?" Claro que sabia isso tudo. A partir dai, as portas abriram-se!Mostrei-lhe os meus àlbuns de fotos, ao lado de grandes monstros sagrados e, quando me viu ao lado do FRANK ZAPPA, exclamou "Man!Conheceste este fulano? Sabes que ele era o nosso Deus? Descreve-me o teu encontro com ele."
    E là contei velhas historias até que o LOU me dissesse "Eh!Pà! também quero aqui ficar neste livro!" E là pedimos ao seu professor Chinês de Artes Marciais (que o acompanha ultimamente)para imortalizar o nosso encontro!!Claro que obti facilmente os passes para passear nos bastidores do concerto (backstage) e as autorizaçoes para fotografà-lo durante as 3 primeiras cançoes do concerto!!!Existe, portanto, uma estratégia que se adquire ao longo desta paixao que jà dura 36 anos!!

    E o LOU REED faz parte dos montros sagrados do Rock, pois teve uma enorme cumplicidade na carreira do DAVID BOWIE e frequentou o célebre pintor ANDY WARHOL. Fez parte desse grupo mistico que sao os VELVET UNDERGROUND!!!

    Conclusao: os Portuguesitos sempre foram desenrascados!!!

    ResponderEliminar
  8. Já estás em plena forma depois de algumas intervenções cirurgicas,continua.Ainda hoje o Nuno (o caçula) fala de uma conversa que tiveste em Braga com ele e com os amigos com mostragem de fotos daqueles cantores mais conhecidos(verdadeiro artista /jornalista).
    Sobre o PHIL COLLINS tambem fiquei triste.Estive num espetáculo com 8 mil pessoas que vibraram até mais não,corroborando com o que tu já tens dito e escrito desse monstro da Musica foi em HONG KONG em 1995.Ainda hoje tenho saudades desse evento musical.
    Um bom fim de semana
    Carlos

    ResponderEliminar
  9. Sempre é com um gostinho especial que leio o que escreves com entusiasmo e com conhecimento sobre música...

    ResponderEliminar
  10. Depois de amanha, um simpàtico casal que todos conhecemos e que tanto adoramos, poêm-se ao caminho e rumam até ao Lisboa, para no Pavilhao Atlântico assistirem ao concerto, que serà fabuloso, do ROGER WATERS e a sua obra THE WALL.

    O organizador, grande amigo nosso, tinha-nos reservado 2 convites mas, infelizmente nao podemos estar presentes! Iremos vê-los a Paris em Junho!

    ResponderEliminar
  11. Olá! Ontem fiz um comentário bonitinho àcerca deste Post e não está cá. Será que estou de castigo por não vir cá sempre? Eu já exliquei que não posso abusar do meu bracinho e, por isso, às vezes nem sei de certas rotas porque não ando por estas bandas.
    Tenho que perguntar ao meu Vovôzinho do coração.
    Ah! Mas não estou zangada. Seria um disparate pensarem isso de mim.

    ResponderEliminar
  12. Somos nós, somos nós que, mais uma vez, vamos ver o mui querido ROGER WATERS.
    Nunca nos cansamos de o/os ver mesmo em videos.
    Está descansado Bobbyzé que não nos esqueceremos do teu pedido.
    Beijocas
    Lekas e Manel

    ResponderEliminar
  13. Da ultima vez que estive com o ROGER WATERS ele prometeu oferecer-me uma das suas velhas violas baixo (FENDER claro està). A LEKAS e o MANEL levam por missao a Lisboa, trazerem-me esse precioso presente! Vamos là a ver como é que eles se desenrascam!!!!

    ResponderEliminar