sexta-feira, 4 de março de 2011

A pedido de várias famílias...

... eu iria passar o resto dos meus dias a ampliar os vossos... materiais.
Agora mesmo pediu-me o Rafaelitolito: "Começa por mim e aumenta-me esta foto no blog, que está a seguir ao anos do Rui Barreiros!"
Começo... mas é a explicar. Liga o Sonotone e vê isto:
Antes de mais, é preciso que mudem (se não têm já) o vosso editor para o mais actualizado. Isso é simples e faz-se uma só vez para todos os vossos blogs. Vão a "Definições" e, no primeiro separador, "Básico"...


... andem até ao fundo dessa página e encontram isto:


Basta seleccionarem o "editor actualizado" e clicarem neste botão ao fundo da página, para passarem a ter um editor com mais funcionalidades do que aquele que usam agora:


No Blogger, quando colocamos imagens num post, podemos fazê-lo nas opções "editar HTML" ou "redigir". Seja em que opção for, se abrirmos a opção "redigir", vemos o post tal como vai aparecer no blog, quando o editarmos.
Nessa opção, se clicarmos uma vez (só uma vez!) em cima da imagem, esta fica mais escura e junto a ela aparece uma barra de fundo azul com várias opções. Como neste exemplo, que vai servir para o Rafaelitolito praticar no post dele:


Como vêem:
  • à esquerda aparecem opções de tamanho;
  • ao meio opções de colocação no post;
  • à direita, a possibilidade de se colocar uma legenda, editar o link ou remover a imagem.
Nas opções de tamanho, aparece por defeito "tamanho original", o que é enganador, pois normalmente, como é o caso, a imagem é colocada "encolhida". O que é necessário fazer é muito simples: clicam num dos outros tamanhos e depois verificam qual é o mais adequado. Nunca coloquem o "tamanho original" se a imagem for mais larga que 640 pixels (a largura disponível no blog).
Ide lá treinar!
O vosso, só vosso e já me chega vosso
Mourinho dos Blogs

14 comentários:

  1. Fiz batota.
    Clicando em cima da foto aparecem 6 quadradinhos que permitem esticar para cima e para os lados a foto.
    A barra azul com pequeno,- médio- grande, etc não me aparece.
    Só aparece opções de mensagens

    ResponderEliminar
  2. Tens razão. Não sabia que ainda tens o editor antigo. Incluí essa explicação (prévia) ao post. Segue as indicações que acrescentei agora.

    ResponderEliminar
  3. Paulo Moura

    Adoro as pessoas que transmitem o que sabem. Se todos fizéssemos o mesmo, mesmo em pequeninos assuntos, estávamos todos mais ricos. Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Paulo, "O Especial"!
    O Chico diz bem, boa entreajuda.
    Um dia irei aprender...

    ResponderEliminar
  5. Chico, sempre preferi ensinar a pesca em vez de dar um peixe. Quer na vida pessoal, quer profissional.
    E, no vosso caso, é uma forma modesta de retribuir a vossa amizade.
    Abre aço!
    ----
    Rafaelito, como já te expliquei, não consegues fazer melhor com esta imagem porque o original é muito pequeno. Por isso, está muito bem!

    ResponderEliminar
  6. Pela primeira vez, acho que o Moreirinhas tem razão.
    Com toda a gente a saber fazer crescer, onde é que iremos parar?...
    Cá por mim, desde já me declaro inocente. Por muito que as coisas cresçam não será por culpa minha!

    ResponderEliminar
  7. Já tenho preparada uma tesoura de podar!

    ResponderEliminar
  8. Tem calma, Chocolates Imperador da Vianense! É uma tesoura de podar fotos.

    ResponderEliminar
  9. Sou como o Chico Torreira: adoro as pessoas que são capazes de partilhar e que sabem...
    Já aprendi mais uma coisita. Obrigada!
    Bjs para todos

    ResponderEliminar
  10. Vêem? Vêem? Só me dão mimos e depois admiram-se que eu goste de vocês!

    ResponderEliminar