quinta-feira, 20 de outubro de 2011

EU,O ZÉ E A LEI DAS SESMARIAS ...

...esse Fernando que tu conheces, era um gajo com muitos olhinhos ...

Lagos, uma tarde de verão. Rua Infante de Sagres.
Zé ManelQuito, queres uma imperial ?
QuitoPago duas. Uma para mim e outra para ti …
Zé ManelQuando chegaste?
QuitoOntem. Como está isto por cá ?
Zé ManelO negócio vai mau. A cidade está cheia de vadios …
Quito Vadios !!!???
Zé ManelSim, gajos que não fazem “nenhum” e eu aqui a bulir …
QuitoNão percebo !!!
Zé ManelTipos que se põe para aí a cantar na rua … outro dia um gajo de gabardine e boina, pôs-se aqui à porta a imitar o Joni Caxa … ou Cacho … ou Caixa … qualquer coisa assim …
QuitoTalvez o Johnny Cash …
Zé ManelIsso, pá !!! … era esse gajo mesmo, mas ele cantava “muita” mal, parecia uma cabra velha a berrar …e até teve o descaramento de pôr a boina no chão para lhe darem “algum”…
QuitoE tu, deste ?
Zé Manel‘tás maluco, pá!!! Estou aqui 16 horas marafado atrás de um balcão e não tenho que sustentar vadios ….
QuitoAo menos davas-lhe um eurito Zé, ficava-te bem
Zé Manel - Bolas Quito, se fosse eu que mandasse, punha esses gajos todos de rametão no Alentejo, de enxada na mão, a cavar batatas …
Quito Pois Zé … já entendi … uma espécie de Lei das Sesmarias dos tempos modernos …
Zé ManelQuem !!!???
Quito S- e- s- m- a- r- i- a- s Zé, nunca ouviste falar ???
Zé ManelMarias !!!??? Mais quais seis marias, Quito … eu estou a falar de vadios, não estou a falar de gajas, pá !!!
QuitoZé, a Lei foi feita pelo rei D. Fernando, para que os indigentes cultivassem os campos abandonados, percebes ?
Zé Manel Ai foi !!! …olha pá, esse tal Fernando que tu conheces, era um gajo com muitos olhinhos, ouviste!!! … ele é que devia vir cá outra vez meter isto na ordem …
QuitoZé, traz mais duas imperiais …
Zé Manel ‘Tá bem, Quito … e queres com amendoins ou tremoços …
FIM

11 comentários:

  1. O Zé Manel afiançou que o amigo do Quito, o tal Fernando, era um tipo com olhinhos, mas eu acho que não:

    1.- O Rei D. Fernando deixou que a filha casasse com o Rei de Castela, o que originou, quando morreu, uma grave crise política de sucessão dinástica, com ameaças de anexação de Portugal por parte de Castela ( os castelhanos passaram os séculos a tentarem anexar-nos sem o conseguirem e agora com bem menos aparato guerreiro, pela surra, já o conseguiram na vertente económica )

    2.- O Zé Manel é que é um tipo com olhinhos porque, em menos de um fósforo, esportulou ao Quito nada menos que quatro imperiais algarvias que, como se sabe, são mais caras que no resto País.

    -----

    Diálogo bem conseguido...

    ResponderEliminar
  2. Ganda D.Fernando! Tou com o Zé Manel, pá!... Mas não mandava só os indigentes, mandava também a maioria dos políticos, com alguns bem conhecidos à frente!...
    Um bom texto para descontrair... também vou beber uma cervejola!

    ResponderEliminar
  3. Vai-me fazendo rir assim paizito. :)

    eheheheh

    ResponderEliminar
  4. Gostei do texto, e da taça de tinto que bebi ao jantar.
    Um Abraço.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  5. Estes rapazes do nosso bairro são uns "barras" em História !
    gostei do texto Quito.
    Abraços para todos.

    ResponderEliminar
  6. Agora diverte-nos com diálogos regados com imperiais!!!
    Conversa interessante e instrutiva.
    O Rui Felício não eixou passara em branco as relações com os espanhóis e lá enviou uma certeira alfinetada!
    Quito bebe lá mais uma imperial!

    ResponderEliminar
  7. Lagos, cidade maravilhosa, o seu perfume marítimo, o azul esverdeado das suas ondas, a limpidez das suas águas, o céu que reflecte a alvura do casario, as gaivotas, a luz...
    Tudo conversa da treta.
    Afinal, o que o leva até Lagos é mesmo a boa imperial do Zé Manel.

    Boa malha, Quito.
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  8. Continuas excelente!
    Um abraço da Ló

    ResponderEliminar